A Teoria Instrumentalista é instrumento para determinados interesses políticos.
Há duas interpretações na Teoria Instrumentalista, são elas:
a) Versão “da esquerda”: as notícias são vistas como instrumentos para manter o status quo capitalista;
b) Versão “da direita”: as notícias são vistas como questionamentos, isto é, são usadas para questionar o sistema.
A Teoria Instrumentalista parte, independentemente da versão, de princípios epistemológicos presentes na teoria do espelho, pois se o objetivo é verificar distorções, ela aceita que é possível refletir a realidade. (Felipe Pena)
Cláudia Jones, locutora e jornalista.
Gabarito: E
De acordo com o Estatuto da Cidade:
a) decidirão
Art. 40. §4o No processo de elaboração do plano diretor e na fiscalização de sua implementação, os Poderes Legislativo e Executivo municipais garantirão: I – a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade;
b) dez anos,
Art. 10.As áreas urbanas com mais de duzentos e cinqüenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, onde não for possível identificar os terrenos ocupados por cada possuidor, são susceptíveis de serem usucapidas coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.
c) divisível,
Art.10 § 4o O condomínio especial constituído é indivisível, não sendo passível de extinção, salvo deliberação favorável tomada por, no mínimo, dois terços dos condôminos, no caso de execução de urbanização posterior à constituição do condomínio.
d) substituindo
Art. 38.A elaboração do EIV não substitui a elaboração e a aprovação de estudo prévio de impacto ambiental (EIA), requeridas nos termos da legislação ambiental.
e) Literalidade dos artigos 40, caput, e 41, inciso V.