SóProvas


ID
3024139
Banca
UFMT
Órgão
UFT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Na coluna da esquerda, estão apresentados elementos que demarcam a redação de um texto oficial, conforme o Manual de Redação da Presidência da República, e na da direita, a caracterização de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.


1. Objetividade

2. Impessoalidade

3. Clareza

4. Concisão

5. Coesão


( ) Condição que propicia na redação oficial a ausência de impressões individuais de quem elabora.

( ) Predicado do texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.

( ) Singularidade que conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excesso de palavras e de ideias.

( ) Condição que propicia imediata compreensão pelo leitor, bem como percepção da ideia transmitida num texto por meio da articulação da linguagem comum ou técnica.

( ) Atributo que favorece a conexão, a ligação, a harmonia entre as partes de um texto.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Clareza: Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.

    Objetividade: Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias.

    Concisão: Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.

    Coesão e coerência: Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros.

    Impessoalidade: A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.

    FONTE: MRPR 3ª EDIÇÃO

  • Só sabendo da impessoalidade vc acerta a questão .
  • Como os colegas já colocaram a conceituação, segue:

    > Princípios da redação oficial (trazidos pelo Manual de redação como atributos):

    ~ Clareza e precisão;

    ~ Objetividade;

    ~ Concisão;

    ~ Coesão e coerência;

    ~ Impessoalidade;

    ~ Formalidade e padronização.

  • 2. Impessoalidade: Condição que propicia na redação oficial a ausência de impressões individuais de quem elabora.

    4. Concisão: Predicado do texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.

    1. Objetividade: Singularidade que conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excesso de palavras e de ideias.

    3. Clareza: Condição que propicia imediata compreensão pelo leitor, bem como percepção da ideia transmitida num texto por meio da articulação da linguagem comum ou técnica.

    5. Coesão: Atributo que favorece a conexão, a ligação, a harmonia entre as partes de um texto.

  • Questão dada!

    bem simples.

    Letra B

  • Questão bem complicada.

  • Sabendo o que e impessoalidade, já mata a questão.

  • Essa questão exige do candidato conhecimento sobre os atributos da redação oficial. O Manual da Presidência lista as sete características fundamentais que um texto precisa ter. São elas: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma culta padrão da língua portuguesa. Dentre essas, cinco foram contempladas nesta questão e, por isso, para identificarmos a sequência correta, vamos relembrar cada uma de acordo com o que explica o Manual:

    1. Objetividade: Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. A objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias. Dessa forma, percebemos que esta característica corresponde à terceira afirmação.
    2. Impessoalidade: A impessoalidade decorre de princípio constitucional (Constituição, art. 37). Dessa forma, o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: a) da ausência de impressões individuais de quem comunica; b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação; c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Nesse sentido, observamos que a primeira afirmação é a característica da impessoalidade.
    3. Clareza: A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Diante do exposto, conseguimos verificar que essa característica corresponde à quarta afirmação.
    4. Concisão: A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Diante dessa explicação, conseguimos enxergar com clareza que essa característica corresponde à segunda afirmação.
    5. Coesão: É indispensável que o texto tenha coesão e coerência, pois tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros. Sendo assim, verificamos que a última afirmação corresponde a esta característica do texto oficial.
    A partir da exposição acima, podemos verificar que a ordem correta é 2, 4, 1, 3, 5.
    Gabarito: Letra B 
  • (2) Condição que propicia na redação oficial a ausência de impressões individuais de quem elabora.

    (4) Predicado do texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.

    (1) Singularidade que conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excesso de palavras e de ideias.

    (3) Condição que propicia imediata compreensão pelo leitor, bem como percepção da ideia transmitida num texto por meio da articulação da linguagem comum ou técnica.

    (5) Atributo que favorece a conexão, a ligação, a harmonia entre as partes de um texto.

    Alternativa B) de bora aprovar entre as vagas