-
A letra D também não estaria incorreta, já que, trata dos arquivos na fase permanente e a gestão ser apenas de arquivos na fase corrente e intermediária?
-
Fernando Nascimento a letra D está correta, pois a gestão de documentos visa garantir a preservação do documento caso ele não seja eliminado, visando sua destinação ao arquivo permanente para sua preservação permanente.
Quando ele diz: ''acesso aos documentos de caráter permanente'' é só o recolhimento do documento para a fase permanente e não a sua gestão.
-
eu ia marcar letra pq achei absurda.......daí vi a letra D e lembrei que gestão de documentos é na fase intermédiaria e corrente.........marquei letra D. a banca claramentye fazendo pegadinha.,
-
Pra mim a letra A está visivelmente incorreta quando diz que um objetivo da gestão de docs é obstruir (interpor um obstáculo) ao acesso dos cidadãos aos documentos na fase intermediária na prestação de informação governamental. Na verdade o que se busca é a maior transparências aos docs públicos por meio de diversas garantias como o habeas data.
-
Gab: A
-
Gabarito: A
Marquei logo de cara, não tive muito o que pensar.
-
A letra C está incorreta também, documento de valor histórico não se elimina !
-
Visa obstruir...
gab. A
-
GAB LETRA A Obstruir é---> interpor um obstáculo à passagem ou circulação, no caso impedir que os cidadãos tem acesso aos documentos na fase intermediária
A Letra C está CORRETA, por que a questão diz: NÃO TENHA VALOR histórico, se não tem, pode excluir SIM
-
Questão questionável. na letra C... Documentos de valor histórico não podem ser eliminados
Eu hein!!!
-
Bruno Otávio, fumou uns né?
-
Bruno Otávio, a Letra C está correta, porque ele diz "Propõe-se a agilizar a eliminação de documentos que NÃO tenham valor administrativo, fiscal, legal, histórico e/ou científico."
Se NÃO tem valor histórico, pode ser eliminado!
-
hahhahahah cada comentário!! A letra A foi logo de cara pra mim hahahha
-
GAB A
GESTÃO DE DOCUMENTO
Conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
↗ FASES PUD:
★ PRODUÇÃO
★ UTILIZAÇÃO
★ DESTINAÇÃO
↗ TAREFAS PATUA:
☆ PRODUÇÃO
☆ AVALIAÇÃO
☆ TRAMITAÇÃO
☆ USO
☆ ARQUIVAMENTO
OBJETIVOS:
→ Assegurar a conservação/preservação e o acesso aos doc de caráter permanente;
→ Otimizar o acesso à informação quando e onde se fizer necessário ao governo e aos cidadãos;
→ Agilizar a eliminação de doc que não tenham valor administrativo, fiscal, legal, histórico e/ou científico;
→ Organizar a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos doc de modo eficiente.
Fonte: Meus resumos :)
-
A
-
não entendi a letra C...documento histórico elimina?
-
GABARITO: LETRA A
COMPLEMENTANDO:
De acordo com o art. 3o da Lei no 8.159/1991, gestão de documentos é “o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.
A gestão cobre toda a vida do documento, desde a sua produção (nascimento) até a sua destinação final (eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente). Portanto, ela abrange todas as atividades (rotinas) inerentes às idades “corrente e intermediária”.
São consideradas atividades de gestão de documentos: inspeção, avaliação, destinação, eliminação, entre outras.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Eu entendo quase nada de arquivologia, mandei bala de cara na letra "A", por conta da palavra "obstruir" o direito ADm raramente usa esse verbo pra descrever as ações do estado.
NA alternativa "C" , se um documento não tem valor histórico, ele é lixo pra qualquer um, até mesmo pro ESTADO que pode destrui-lo!
a banca UFMT costuma trabalhar com bastante logica nas questões.
-
Eu acho uma coisa muito bacana do Qconcursos que de além disponibilizar 10 questões por dia para os não assinantes , ele deixa os comentários ativos! #Juntossomosmais !
-
Fernanda , a alternativa se refere eliminar documentos que NÃO TENHAM valor para órgão. Ou seja , se não tiver
valor administrativo, fiscal, legal, histórico e/ou científico ele será destacável .
-
GABARITO A
A questão foi retirada da seguinte fonte (ver página 11):
http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/670/2a_disciplina_-_Gestao_de_Documentos_e_Arquivistica.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Espero que ajude!