SóProvas


ID
3024292
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base na identificação de elementos textuais que estão presentes no corpo do resumo, que integra esta questão, reconheça o tipo de resumo a que esses elementos correspondem:

(ORTEGA, C. D.; LARA, M. L. G. de. A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 1-22, abr. 2010)


Resumo: Objetiva analisar o documento enquanto objeto informacional partindo da hipótese de que a noção de documento relaciona-se à sua condição de informatividade, o que implica considerar seu aspecto pragmático e o caráter social e simbólico da informação. Sob o ponto de vista metodológico, procedemos à recuperação histórica do conceito e sua atualização na contemporaneidade, recorrendo à Terminografia para análise e cotejamento das noções de documento e de Documentação. O corpus de análise compreende textos dos principais documentalistas e teóricos da Documentação franceses, espanhóis e de língua inglesa, desde Otlet. A análise mostra que os termos documento e Documentação já tinham, em germe, a noção de informação, bem como revela sua atualização por parte dos franceses e espanhóis. Já a corrente anglo-saxã, ao adotar uma abordagem de informação que extrapola, muitas vezes, aquela relacionada aos processos de organização da informação para o acesso e uso, distanciou-se da abordagem clássica de documento. Como conclusão, podemos afirmar que a construção histórica do conceito de documento no âmbito da Ciência da Informação é anterior ao surgimento desta denominação da área, o que nos conduz ao reconhecimento da noção de documento, proposta por Otlet e desenvolvida pelos franceses e espanhóis. Documento é, hoje, concebido, simultaneamente, como instância física e informativa que, sob ações e condições específicas contextualizadas, otimiza a circulação social do conhecimento.

Palavras-chave: Documento. Informação. Informatividade. Documentação. Paul Otlet.


Assinale a alternativa correta, correspondente ao enunciado descrito:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6028/2003

    2.3 resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

    2.5 resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

    2.6 resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

    Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.

    Gab. B