SóProvas



Prova UFES - 2013 - UFES - Bibliotecário - Documentalista


ID
3024202
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia os enunciados abaixo, analise-os.


A. Faltou um bom percussionista naquele “show”.

B. Um bom percussionista faltou naquele “show”.


Assinale F para falso e V para verdadeiro:

( ) Os enunciados A e B têm o mesmo sentido.

( ) O enunciado A indica a ausência de um percussionista.

( ) O enunciado B indica a presença de um percussionista.

( ) O enunciado B informa que um percussionista praticou a ação, voluntária, de faltar ao “show”.


A alternativa que contém a sequência interpretativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A. Faltou um bom percussionista naquele “show”. → tinha um percussionista, mas ele não era bom.

    B. Um bom percussionista faltou naquele “show”. → não tinha nenhum percussionista, o percussionista, que era bom, faltou ao "show".

    (F) Os enunciados A e B têm o mesmo sentido. → não possuem o mesmo sentido.

    (F) O enunciado A indica a ausência de um percussionista. → tinha, mas ela não era bom.

    (F) O enunciado B indica a presença de um percussionista. → faltou o único percussionista, que era bom.

    (V) O enunciado B informa que um percussionista praticou a ação, voluntária, de faltar ao “show”. → correto, ele faltou espontaneamente.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • GABARITO: ANULAÇÃO DA QUESTÃO

    A. Faltou um bom percussionista naquele “show”. → HAVIA um percussionista, mas não era o que se esperava.

    B. Um bom percussionista faltou naquele “show”. → faltou ao "show" um percussionista bom.

    (F) Os enunciados A e B têm o mesmo sentido. → não.

    (F) O enunciado A indica a ausência de um percussionista. → não indica.

    (F) O enunciado B indica a presença de um percussionista. → não indica.

    (F) O enunciado B informa que um percussionista praticou a ação, voluntária, de faltar ao “show”. → errado o enunciado não deixa claro que foi voluntário só diz que faltou.


ID
3024205
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O uso de certas formas verbais tende a revelar uma preocupação com o conteúdo, com as situações e com a necessidade de descrevê-las, mais do que narrá-las. (...) É interessante lembrar que muitas vezes ocorre uma utilização inadequada ou até viciosa de certos tempos ou formas verbais (VARGAS, 2011). O gerundismo é uma dessas formas. É muito comum ouvirmos frases como as seguintes:


Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro.

Vou estar transferindo sua ligação.

Vamos estar encaminhando sua solicitação.


Esse uso pode ser atribuído:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Um minuto, que eu vou estar verificando seu cadastro. Vou estar transferindo sua ligação. Vamos estar encaminhando sua solicitação.

    → a famosa transferência da responsabilidade, usa o gerúndio para demonstrar uma ação que está em andamento, andamento até chegar a quem tenha algum poder para decidir.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Misericórdia!!!

    Entendo que tanto a "A" quanto a "C" estão corretas.

  • JULIANO, ISSO NÃO É NECESSIDADE, MUITO MENOS GENTILEZA. GAB D

  • E como é que eu sei se quem adotou essa estratégia não tem poder de decisão?

  • Nesse caso, trata-se do uso inadequado do gerúndio. Um vício de linguagem que se alastrou de modo tão corriqueiro e insistente que até já virou piada. Então, se você usa expressões como: "Vou estar pesquisando seu caso." "Vou estar completando sua ligação". Mude imediatamente sua fala para: "Vou pesquisar seu caso." "Vou completar sua ligação." Note que, nos dois casos, você passa a usar somente duas formas verbais ("vou" + "pesquisar" ou "vou" + "completar") no lugar de três. Além disso, a ideia temporal a ser transmitida é a de futuro e não de presente em curso...

    Questao mal formulada...

  • Questão sem pé nem cabeça.

  • Questão ruim. Tenho mestrado na área de ensino de língua portuguesa. Perguntaria em qual material teórico eles se basearam para dizer afirmar algo desse tipo. Para mim, por exemplo, trata-se de embromação pura. Para eles, trata-se de transferência de responsabilidade. Questão subjetiva, do tipo "advinha o que eu estou pensando".

  • samuel cardoso, eles nunca diriam, o embasamento dessas provas é sigiloso.

  • Para mim também pareceu mais embromação do que transferência de responsabilidade.

    Se a pessoa responde que vai estar transferindo, significa que ela está executando a ação, apesar de ainda estar em processo de realização, ela está tomando a decisão de transferir.

  • Questão péssima. Fazer hora com o candidato. Como transferência de responsabilidade? Isso é uma piada. Trata-se de um vício de linguagem desagradabilíssimo e irritante. Um vai copiando o malfeito do outro e a coisa se alastra.

    Basta ver o Edital que fornecem um mundo de bibliografia como se não bastassem os gastos que temos.

  • ::::::::::::::Explicando as letras: B, D, e E::::::::::::::

    Certo dicionário (Oxford Linguages) denota o termo "embromar" com o significado de enrolar. Dentro do telemarketing, em teoria, é transferido com o objetivo de delegar para quem vai resolver (releia a letra D e eliminado a letra B). Ex.: "Senhor, vou transferir para o setor de vendas, haja vista, que este é o setor de cancelamento".

    Embora eu marquei a letra E, depois de analisar o significado da palavra, vi que não faz muito sentido ser essa letra.

    Outro erro da letra E: caracteriza o gerúndio na língua portuguesa. O exemplo do quadro é um mau uso, não um uso caracterizado.

    >>Em frente e enfrente>>


ID
3024208
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Concordar é harmonizar. É estabelecer pontos comuns entre as palavras: em gênero e número para o nome, em pessoa e número para o verbo. Analise as frases abaixo, que foram extraídas da Revista Veja e adaptadas. Assinale a alternativa que está em harmonia com a norma culta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) O fato de os albaneses terem se reproduzidos tão rápidos não lhes dá o direito de separar uma parte de nossa pátria.” (Slobodan Milosevic, presidente da Iuguslávia, reprimindo o levante de Kosovo). → quem vai separar uma parte? OS ALBANESES → separarem.

    B) “Não somos um país essencialmente CO RRU PTO. Somos mal auditados.” (Stephen Kanitz, especialista em balanços de empresas).

    C) “O ministro nomeou muitos ministros marxista. São todos discípulos de Grouxo Marx.” (Maurício Requião, deputado federal (PMDB-PR)). → ministros MARXISTAS.

    D) “Puxadores de saco de banqueiros iguais a esses não existe.” (Deputado Delfim Neto, do PPB, sobre o presidente Fernando Henrique Cardoso e sua equipe econômica). → mais de um banqueiro, logo mais de um saco: SACOS.

    E) “Ele era conhecido como um homem ciclotímico com cabelos desgrenhado e ideias mais desgrenhada ainda.” (The Economist, em artigo intitulado “A vingança de Itamar Franco”). → cabelos → DESGRENHADOS.

    → QC não deixa escrever certas palavras!!

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Discordo do erro na letra A que você elencou Arthur. No meu entendimento o correto da frase ficaria: O fato dos albaneses terem se REPRODUZIDO TÃO RÁPIDO não lhes dá o direito de separar uma parte de nossa pátria.

  • Sobre a letra B:

    Especialista em balanços de empresa

    Vocês não acreditam que esteja errada essa concordância?

  • Arthur,

    Puxadores de saco está correto. O erro dessa alternativa está em "não existe".

    "Puxadores de saco de banqueiros iguais a esses não existem".

    É o mesmo que dizer "Não existem puxadores de saco de banqueiros iguais a esses".

  • O erro da letra A está no advérbio: “O fato de os albaneses terem se reproduzidos tão rápidos não lhes dá o direito de separar uma parte de nossa pátria.” Advérbio não varia o certo seria rápido, quanto ao verbo separar o correto seria separar mesmo, pois não lhes dá o direito de separar o que? uma parte de nossa pátria, continua no singular.

  • A letra B também apresenta incorreção gramatical. Em ''somos mal auditados'', o hífen deve ser empregado, já que se trata de adjetivo: mal-auditado. A forma ''mal auditado'', sem hífen, é típica da voz passiva. 

    A regra é a mesma de mal-educado. Fulana é mal-educada → Fulana foi mal educada pelos pais.

    Nenhuma das assertivas está, pois, em harmonia com a norma culta, como pede o enunciado. No entanto, o mesmo enunciado dá claramente ênfase à concordância; devemos nós, por conseguinte, priorizar os desvios ligados a ela.


ID
3024211
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe o uso da conjunção e nas frases abaixo:


I. Os agentes do DOPS, delicadamente, interromperam sua preleção, algemaram-no diante de seus discípulos e o levaram para a sala da congregação, improvisada como tribunal da inquisição.

II. Preparei-lhe um elixir de codeína, e a tosse continua.

III. O time de Rugby de Itirapina (SP) se preparou muito para o campeonato e foi campeão da Taça Prata.


A conjunção e estabelece, pela ordem, as seguintes relações de sentido:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. Os agentes do DOPS, delicadamente, interromperam sua preleção, algemaram-no diante de seus discípulos e o levaram para a sala da congregação, improvisada como tribunal da inquisição. → conjunção coordenativa aditiva, adiciona um novo fato → algemaram-no e o levaram (duas coisas).

    II. Preparei-lhe um elixir de codeína, e a tosse continua. → conjunção coordenativa adversativa, expressa uma oposição, contrariedade ao período anterior; tomou o remédio, mas não adiantou.

    III. O time de Rugby de Itirapina (SP) se preparou muito para o campeonato e foi campeão da Taça Prata. → eu vejo uma consequência, mas como não tem na alternativa, a mais correta é conclusão. O time preparou, conclusão? Foram campeões.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • GABARITO LETRA C

    I. Os agentes do DOPS, delicadamente, interromperam sua preleção, algemaram-no diante de seus discípulos e o levaram para a sala da congregação, improvisada como tribunal da inquisição. ( ADIÇÃO) > algemaram-no diante de seus discípulos INCLUSIVE o levaram para a sala de congregação...

    II. Preparei-lhe um elixir de codeína, e a tosse continua. ( OPOSIÇÃO) > Preparei-lhe um elixir de codeína, MAS a tosse contínua.

    III. O time de Rugby de Itirapina (SP) se preparou muito para o campeonato e foi campeão da Taça Prata. ( CONCLUSÃO) > O time se preparou muito para o campeonato, POR ISSO foi campeão

  • Letra C

  • Nunca tinha visto o "e" como conclusão. Questão boa, mais um aprendizado!

  • É aquela coisa.. não decore as conjunções! O mestre é o contexto.

  • I. Os agentes do DOPS, delicadamente, interromperam sua preleção, algemaram-no diante de seus discípulos e o levaram para a sala da congregação, improvisada como tribunal da inquisição.

    Neste caso, "e" tem valor de soma, acréscimo e equivale a também, bem como...

    II. Preparei-lhe um elixir de codeína, e a tosse continua.

    Neste caso, "e" tem valor adversativo e equivale a mas, porém, entretanto, todavia, contudo, no entanto...

    III. O time de Rugby de Itirapina (SP) se preparou muito para o campeonato e foi campeão da Taça Prata.

    Neste caso, "e" tem valor conclusivo e equivale a logo, portanto, por isso, então, por conseguinte...

    Se este "e" tivesse valor de "explicação" ele seria equivalente a porque, pois (antes do verbo), porquanto, que..., mas não é o caso.

    Logo, a resposta é: I - Adição; II - Oposição; III - Conclusão

    A Adição – adição – oposição.

    B Adição – oposição – explicação.

    C Adição – oposição – conclusão.

    D Adição – explicação – adição.

    E Conclusão – adição – explicação.

    Gabarito: Letra C


ID
3024214
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português

Um candidato para um concurso cujo requisito é ter curso superior precisa dominar as estruturas (regras) da norma culta, a fim de que, quando necessário, ele tenha condições de utilizar a Língua Portuguesa de maneira adequada e eficiente. Assinale a alternativa em que o uso da norma culta e a justificativa estejam corretos:

Alternativas

ID
3024217
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Suponha que os servidores de uma instituição pública estivessem em greve. Um jornal da cidade, na tentativa de divulgar um possível acordo entre os servidores e o sindicato, publica a notícia com a seguinte manchete:


SERVIDORES QUE ACEITARAM O

AUMENTO SALARIAL VOLTAM

HOJE AO TRABALHO


Todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → ótima questão, lembrando que queremos a opção incorreta.

    → SERVIDORES QUE ACEITARAM O AUMENTO SALARIAL VOLTAM HOJE AO TRABALHO.

    → "QUE" pronome relativo, retoma o substantivo "servidores", dá início a uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem pontuação intercalando), a explicativa apresenta pontuação.

    → restritiva (somente uma parte no barco e outra afogando); explicativa (todos dentro do braco).

    → Temos uma restritiva, logo uma parte aceitou o aumento e outra não, inferimos que a greve continuou, visto que há funcionários que não aceitaram o aumento, logo a incorreta é a letra "e".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • orações subordinadas adjetivas restritivas introduzidas por pronome relativos sempre se referirão a uma parcela apenas. Mudaria o sentido da frase se eu colocasse ela entre virgulas.

    EXEMPLO que se referirá a todos os servidores:

    SERVIDORES, QUE ACEITARAM O AUMENTO SALARIAL, VOLTAM HOJE AO TRABALHO.

  • GABARITO: E

    Só voltam ao trabalho hoje os servidores que aceitaram o aumento salarial (e não todos os servidores). -----> oração subordinada adjetiva restritiva, pois está restringindo os servidores (só aqueles que aceitaram o aumento salarial).

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou." - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.


ID
3024220
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Escolhe-se ao acaso um número inteiro positivo e menor do que 2014. A probabilidade de que o número seja divisível por 4 ou por 6 é de:

Alternativas
Comentários
  • 10 ------ 2 = divisives de 4

    2014-----× ×=402

    10-----1 = divisíveisde 6 em 10

    2014---× x = 201

    201+402 = 630 ÷ 2014 = 0,29

    Quem chega mais próximo é 1/3

    Obs: isso é um método alternativo , não usei os números exatos, só aproximações

  • Existem (2013 / 4) = 503 múltiplos de 4 entre 1 e 2013.

    Existem (2013 / 6) = 335 múltiplos de 6 entre 1 e 2013.

    Mas existem [2013 / MMC(4,6)=12] = 167 múltiplos simultâneos de 4 e 6 entre 1 e 2013.

    Portanto, existem 503+335−167=671

    503+335−167 = 671 múltiplos de 4 ou 6 entre 1 e 2013.

    Logo, 671 / 2013 = 1/3

  • acertar essa questão fez o meu dia um pouquinho mais feliz... estou 1 questão a menos frustrada.

  • 1/4 + 1/6 - 1/12


ID
3024223
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sejam x e y números reais positivos. Pode-se garantir que:

Alternativas
Comentários
  • Que possibilidade teria a letra A?

  • Ghuiara, imagine que X é irracional e Y é irracional,

    Agora imagine uma relação onde X^2 = Y

    Dessa forma, X^2 - Y seria igual a Zero, 0 é racional


ID
3024226
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma grandeza Z é diretamente proporcional a uma grandeza X e inversamente proporcional à raiz quadrada de uma grandeza Y. Se a grandeza X tem um aumento de 20% e a grandeza Y tem uma diminuição de 19%, então a grandeza Z tem:

Alternativas
Comentários
  • Ainda bem que eu não quero ser Bibliotecário - Documentalista.

  • Z é diretamente prop. a X

    Z= X

    Z é inversamente Prop. a Y

    Z= 1/Y

    Logo Z = X/Y

    X*(1 + 0,2) (aumento de 20%)

    Y*(1 - 0,19) (dim. 19%)

    Z= 1,2*X / raiz²(0,81*Y)

    **0,81=81/100 e 1,2=6/5

    Z= (6/5)*X / raiz²(81/100 *Y)

    Z= (6/5)*X / (9/10)*raiz²(Y)

    Temos:

    (6/5) / (9/10) = 60/45 = 4/3 = 1,333333 = (1 + ,3333333)

    Z= 1,33333*X/Y

    Z teve um aumento de 0,333333

    Resposta B 100/3 % = 33,33333%


ID
3024229
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um grupo de 950 pessoas,


✓ 400 pessoas gostam de refrigerante;

✓ 500 pessoas gostam de suco;

✓ 300 pessoas gostam de café;

✓ 110 pessoas gostam de refrigerante e de café;

✓ 90 pessoas gostam de refrigerante e de suco;

✓ 70 pessoas gostam de suco e de café;

✓ 10 pessoas não gostam nem de refrigerante, nem de suco e nem de café.


O total de pessoas do grupo que gosta de refrigerante, suco e café, é:

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão, primeiramente, teremos que separar por grupos:

    Número de pessoas no grupo= 950

    Refrigerante: 400 pessoas gostam de refrigerante

    Porém, 110 gostam de refrigerante e café. E também 90 gostam de refrigerante e suco.

    Para sabermos a quantidade de pessoas que gostam de refrigerante, teremos que somar 110+90=200.

    Logo, 400-200, totalizada 200 pessoas que gostam de refrigerante.

    Café: 300 pessoas gostam de café.

    No entanto, 110 gostam de refrigerante e café. E também 70 pessoas gostam de suco e de café.

    Assim, para sabermos a a quantidade de pessoas que gostam de café, teremos que somar 110+70=180

    Dessa forma, 300-180 resulta 120, sendo assim 120 pessoas gostam de café.

    Suco: 500 pessoas gostam de suco

    Entretanto, 70 pessoas gostam de suco e de café. E também 90 gostam de refrigerante e suco.

    Logo, para sabermos a quantidade de pessoas que gostam de suco, teremos que somar 90+70=160.

    Assim, 500-160 resulta 340, que é o número de pessoas que gostam de suco.

    10 pessoas não gostam de refrigerante, de suco e de café.

    Diante desses dados, somamos 120+110+70+340+90+200+10=940.

    950-940=10

    Logo, 10 pessoas do grupo gostam de refrigerante, suco e café.

    Resposta: C

  • Gabarito: C

    Total: 950

    Refrigerante + suco + café = 1200

    (refrigerante + café = 110) + (refrigerante + suco = 90) + (suco + café = 70) + (não gostam nem de refrigerante, nem de suco e nem de café = 10). Total = 280

    Assim, subtraindo 1200 - 280 = 920, para 950 (total de pessoas) faltam 30. Como a questão pede a intersecção dos 3 elementos (30/3 = 10).

  • Queremos descobrir o n (A ∩ B ∩ C)

    Podemos utilizar a seguinte fórmula:

    n (A ∪ B ∪ C) = n (A) + n (B) + n (C) – n (A ∩ B) – n (A ∩ C) – n (B ∩ C) – n (A ∩ B ∩ C)

    950 = 400 + 500 + 300 - 90 - 110 - 70 - n (A ∩ B ∩ C)

    950 = 930 - n (A ∩ B ∩ C)

    950 - 930 = n (A ∩ B ∩ C)

    20 = n (A ∩ B ∩ C)

    Descobrimos a intersecção: 20

    Basta diminuir o número de pessoas que não gostam nem de refrigerante, nem de suco e nem de café: 10

    Teremos o resultado: 10 que gostam de refrigerante, suco e café.

    Gab: C

  • Somei o total de pessoas que gostam de cada bebida, sendo:

    400+500+300 = 1200

    Subtraí do total de pessoas, a quantidade que não gosta de nenhuma das bebidas, sendo:

    950-10=940

    Subtraí os dois totais anteriores e descobri o total das intersecções, sendo:

    1200-940 = 260

    Então subtraí novamente, dos totais de cada intersecção que o exercício dá, sendo:

    270-260 = 10 (110+90+70 = 270)

    Gabarito C

  • Fiz assim.

    Refri = 400

    Suco = 500

    Cafe = 300

    dai tem de dois em dois

    Refri + cafe = 110

    Refri + suco = 90

    Suco + cafe = 70

    nao gosta de nada = 10 ( importante esse kk)

    faz assim bem rapidao;

    total é = 950

    conta = 400+500+300+10 depois diminui os dois em dois

    total = 1210 - 110-90-70 = 940

    agora pega

    950 - 940 = "10" pronto !

  • 1. Encontraremos a formação com três atividades:

    X gostam das três matérias.

    2. Encontraremos a formação com duas atividades:

    ✓ 110 pessoas gostam de refrigerante e de café;

    ✓ 90 pessoas gostam de refrigerante e de suco;

    ✓ 70 pessoas gostam de suco e de café;

    3. Encontraremos a formação com uma atividade:

    ✓ 400 pessoas gostam de refrigerante;

    ✓ 500 pessoas gostam de suco;

    ✓ 300 pessoas gostam de café;

    4. Encontraremos aquele com nenhuma atividade:

    ✓ 10 pessoas não gostam nem de refrigerante, nem de suco e nem de café.

    Esse modo é representado para operação em que tenho todos os valores com exceção do valor dos três simultaneamente?

    Somam-se todos os valores das duas atividades: 110+90+70 = 270

    Somam-se todos os valores de uma atividade: 400+500+300 = 1200

    Subtrai os valores acima: 1200-270 = 930

    O valor das três atividades: X

    A quantidade total das pessoas: 950

    Agora somaremos os valores encontrados e igualarmos ao valor total para descobrir o valor de “X”:

    930 + X + 10 = 950

    X = 10

  • desenhei o conjunto - http://sketchtoy.com/69011434

  • Não tem muito o que pensar. É obrigado a ser número redondo.

    Pimba!

  • eu fiz o somátorio das intercessões, dando 270, daí eu pegava os dados de cada um, e subtraia pelas intercessões depois subtraia o valor restante pelo somatorio das intercessões, daí achava o valor especifico de cada um ( apenas refri , apenas café.. etc..) depois somava tudo e iguala á 240( despreza os dez que não toma nada) daí dá 380 que é a quantidade das pessoas que consomem todos os tres só que desprezando as proporções de cada um, daí voce diminui pelo somatorio das intercessões e acha o resultado que é dez.

  • Essa questão deveria ser anulada, pois dizer que X pessoas gostam de refrigerante e suco não significa dizer que X pessoas gostam APENAS de refrigerante e suco e não de café. Todas as soluções partem de suposições que não foram explicitamente informadas no enunciado.

  • não tem muito o que se pensar nessa questão, como todos os valores são números redondos, obviamente que a resposta também será, sendo que só possui uma alternativa.

  • GOSTAM DE REFRI = 400

    GOSTAM DE SUCO = 500

    GOSTAM DE CAFÉ = 300

    TOTAL = 1200

    TOTAL DAS INTERSEÇÕES, OU SEJA, QUEM GOSTA DE PELO MENOS 2 COISAS: 90 + 110 + 70 = 270

    NÃO GOSTAM DE NENHUM DOS 3: 10 PESSOAS

    SABEMOS QUE SE SUBTRAIRMOS O TOTAL PELAS INTERSEÇÕES, CHEGAREMOS AO VALOR DA QUANTIDADE DE PESSOAS QUE GOSTAM DE AO MENOS 1 DAS TRÊS BEBIDAS, QUE NO CASO É 940 PESSOAS, CONSIDERANDO QUE A QUESTÃO APRESENTOU QUE 10 NÃO GOSTAVAM DE NENHUMA.(950 - 10 =940). ENTÃO:

    1200 - 270 = 930

    940 - 930 = 10

    DESSA FORMA DESCOBRIMOS QUE O VALOR QUE FALTAVA PARA CHEGAR AO NÚMERO TOTAL DE PESSOAS, ERA 10. QUE REPRESENTA A INTERSEÇÃO ENTRE OS TRÊS.


ID
3024232
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A quantidade de números inteiros positivos de 4 algarismos (não necessariamente distintos) que podem ser escritos com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, de modo que o algarismo 1 aparece em cada número, mas não é o algarismo final do número, é:

Alternativas
Comentários
  • 1 x 6 x 6 x 5 = 180

    5 x 1 x 6 x 5 =150

    5 x 6 x 1 x 5 =125

    Na primeira linha coloca-se o 1 na casa das unidade, na de dezena coloca o 6 ( possibilidades), na de centena 6 e na de milhar coloca o 5 ( excetuando o 1).

    Nas linhas abaixo faremos o mesmo, só que ao invés de colocarmos o numero 6 na primeira coluna colocaremos o 5, pois na linha 1 já tínhamos adicionado o numero 1 lá.

    Somando os valores o resultado será 455. Resposta letra A)

  • 5 x 1 x 6 x 5 =150

    5 x 6 x 1 x 5 =125

    Cícero, tenta explicar melhor como vc multiplicou os exatos mesmo e chegou a resultados diferentes.

  • Encontrei 555 !!!

  • Fixemos em 1 a unidade de milhar, ou seja, 1XXX. A unidade das centenas poderá ser ocupada pelos 6 algarismos, a unidade da dezenas por 6 e a última apenas por 5 algarismos (excetuando o 1); portanto, temos: .

    - Fixemos agora o 1 na unidade das centenas, isto é, X1XX. Repare que a primeira posição não poderá ser ocupada pelo dígito 1, pois iríamos contá-lo outra vez (já o contamos acima); isto posto, temos que a unidade de milhar poderá ser ocupada apenas por 5 algarismos, a unidade das centenas fora fixada, a unidade das dezenas poderá ser ocupada pelos 6 algarismos e a unidade apenas por 5; então, .

    - Fixemos o 1 na posição das dezenas, aplicando o mesmo raciocínio chegamos a .

    Somando os valores encontrados tiramos que a alternativa correcta é a opção a).

  • Estou copiando o comentário do Cícero e postando aqui, so pra explicar o que o pessoal não entendeu no comentário dele.

    1 x 6 x 6 x 5 = 180

    5 x 1 x 6 x 5 =150

    5 x 5 x 1 x 5 =125

    Na primeira linha coloca-se o 1 na casa das unidade, na de dezena coloca o 6 ( possibilidades), na de centena 6 e na de milhar coloca o 5 ( excetuando o 1).

    Nas linhas abaixo faremos o mesmo, só que ao invés de colocarmos o numero 6 na primeira coluna colocaremos o 5, pois na linha 1 já tínhamos adicionado o numero 1 lá.

    Somando os valores o resultado será 455. Resposta letra A)

    Gente, não deu resultado diferentes para as mesmas parcelas das multiplicações.

    Observe que são 3 parcelas, cada uma com valores distintos.

    1º - 1 x 6 x 6 x 5= 180 ( O 1 fica na frente como milhar)

    2º - 5 x 1 x 6 x 5 =150 ( O 1 fica em segundo lugar como centena)

    3º - 5 x 5 x 1 x 5 =125 (O 1 fica em terceira lugar, como dezena)

    E não temos o 4 lugar, pq na questão fala que não pode terminar com 1!

    A quantidade de números inteiros positivos de 4 algarismos (não necessariamente distintos) que podem ser escritos com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, de modo que o algarismo 1 aparece em cada número, mas não é o algarismo final do número.

    Espero ter ajudado, beijos.

  • gente, o raciocínio do Cicero está certo, porém ele se equivocou ao digitar os números:

    1 x 6 x 6 x 5 = 180

    5 x 1 x 6 x 5 = 150

    5 x 5 x 1 x 5 = 125 (a diferença está no "5" da segunda posição, porque o "1" já foi usado, então sobra 5 algarismos)

    somando os valores, dá a letra A) 455, como o Cícero bem comentou

  • Todos os números possíveis, sem o 1 no último algarismo:

    6 x 6 x 6 x 5 = 1080

    Todos os números possíveis sem a presença do número 1

    5 x 5 x 5 x 5 = 625

    Fazendo todos os números possíveis menos os números que não contenham o 01, teremos

    1080 - 625 = 455

    Note que dessa forma, sempre será garantido que o 01 esteja presente

    Gab A


ID
3024235
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Quando uma certa loja vende um certo produto pelo preço unitário de 2000 reais, ela vende um total de 20 unidades do produto semanalmente. Sabe-se que, para cada diminuição de 40 reais no preço unitário do produto, a loja vende 2 unidades a mais do produto semanalmente. O preço unitário do produto, em reais, para que a receita da loja com a venda do produto seja máxima deve ser igual a:

Alternativas
Comentários
  • O preço unitário do produto, em reais, para que a receita da loja com a venda do produto seja máxima. Ou seja, que alcance o maior valor possível de venda.

    Para chegar ao resultado, fiz o testes das alternativas.

    A cada 40 reais a menos, são duas unidades a mais vendidas.

    Ou seja, fiz o teste de quantos a mais seriam vendidos a cada valor.

    2000-1100= 900 --> 900/40 = 22,5 --> 22,5*2 = 45

    2000-1200= 800 --> 800/40 = 20--> 20*2= 40

    2000-1300= 700 --> 700/40 = 17,5 --> 17,5*2 = 35

    2000-1400= 600 --> 600/40 = 15--> 15*2= 30

    2000-1500= 500 --> 500/40 = 12,5--> 12,5*2= 25

    Para calcular a receita total, segue abaixo:

    Valor unitário * ( 20 + Quantidade a mais) = Receita total

    1100 * (20+45) = 1100 * 65 = 71500

    1200 * (20+40) = 1200 * 60 = 72000

    1300 * (20+35) = 1300 * 55 = 71500

    1400 * (20+30) = 1400 * 50 = 70000

    1500 * (20+25) = 1500 * 45 = 67500

    Ou seja, o que tem maior receita é o de 1200.

    LETRA D

  • Essas questões de raciocínio, é sempre bom olharmos para as alternativas e fazer um cálculo mais preciso.

    Assim, não perdemos tempo raciocinando algo mais complexo.

    Se diminui 40,00, logo os valores serão sempre pares.

    Se eu diminuir 400,00 em valor, eu vendo 20 unidades a mais.

    Ficaria com 1600, logo, observa-se que na questão, existem valores pares menores que 1600. Temos que chegar no valor máximo.

    Se eu diminuir 800,00 em valor, significa que vendi 40 unidades a mais.

    Como já é um valor alto, e nas alternativas vai até 1100,00, podemos calcular para ver se já obtemos o resultado.

    R$2000,00 - 800= R$1200,00.

    Logo alternativa D.

    Eu fiz toda essa explicação, mas se olhássemos desde o inicio, já daria para ver que o menor número par, é R$1200,00, logo, marcaríamos.

  • A receita (R) é o produto pelo preço unitário do produto e o número de produtos vendidos. Note que:

    R = (2000 – 40n).(20 + n), em que n é número de vezem em que ocorre o desconto e consequente aumento de venda de unidades.

    R= 40.000 + 4.000n – 800n – 80n

    R= 40.000 + 3.200n – 80n, que é uma função de 2º grau.

    Para que a receita seja máxima temos:

    n = –b/2a = –(3200)/2.(–80) = 20

    Ou seja, devem ocorrer 20 reduções de preço.

    Então o preço unitário (p)será: p=2.000 – 40.20=1.200

    O preço é R$ 1.200,00

    Fonte: tutorbrasil


ID
3024238
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Pedro investiu um certo capital à taxa de juros compostos de 25% ao mês. O número mínimo de meses decorridos para que o montante fosse maior do que o triplo do capital é:

Alternativas
Comentários
  • Eu consegui chegar ao valor, utilizando as alternativas.

    Geralmente pego um valor intermediário, que assim eu sei se ta para mais ou para menos.

    E o capital quando está oculto, sempre utilizo valor R$100,00.

    Fórmula de Juros Compostos:

    J=C.(1+N)^t

    Pedro investiu um certo capital à taxa de juros compostos de 25% ao mês. O número mínimo de meses decorridos para que o montante fosse maior do que o triplo do capital é:

    Logo se eu utilizar capital R$100, tem que dar um valor acima de R$300,00.

    Taxa= 25% logo 0,25.

    J=100.(1+0,25)^t

    Vou utilizar 5T pq é a alternativa intermediária

    J=100.(1+0,25)^5

    1,25x1,25x1,25x1,25x1,25= 3.05175

    J=100 x 3.05175 = 305,175

    Logo, alternativa E!

    Desculpem se errei algo,

    abraços

  • Para resolver essa questão eles deveriam ter dado ao menos os valores dos logaritmos Log3 e Log1,25, ou então log1,25 na base 3. O resultado exato seria 4,923 meses para que o montante igualasse o triplo do capital inicial, sendo então a resposta correta a letra E.

  • Eu tambem fiz parecido com a resolucao da Juliana

    Fui testando as alternativas

    C = 100 (fictício), como voce vai trabalhar com percentual, voce pode supor um valor.

    M = 3*100= 300, pois é o triplo do capital

    1 mês 100 *25% = 25 = 125

    2 meses 125*25%= 31,95 ( como não pode usar calculadora na hora da prova esse tipo de calculo pode ser feito de duas formas primeiro voce mulplica 125*25 e volta duas casas ou 25% é a mesma coisa que dividir por 4, ou seja, 125/4.)

    2 meses 125*25%= 31,95 = 156,95

    3 meses 156,95 *25% =37,21 = 194,16

    Vc teria que fazer as contas até o valor alcançar os 300,00, porém na pressao de prova eu encerrei as contas e deduzir, fui retirando as alternativas que tinha certeza que nao poderia a ser. E concluir que 5 meses seria a resposta que chegaria mais próximo.

    Espero ter ajudado

  • Poderia ser 6 meses porém 5 meses já basta para que o montante seja maior que o triplo do capital.

    Essas pegadinhas...

  • GABA e)

    M = C . (1 + j)^t

    3C = C . (1 + 0,25)^t

    3 = (1,25)^t

    log 3 = t . log1,25

    t = log 3 / log1,25 → TRAVOU? Eu também / questão não deu os log

    Opção do desespero: Faça o teste de alternativa por alternativa sempre iniciando da e) → a)

    3 = (1,25)^t

    1,25^5 ≅ 3

    Logo, t = 5

  • Há um vídeo que explica o modelo da questão acima. Creio que irá complementar: https://www.youtube.com/watch?v=JCjbzxz3AJI


ID
3024241
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A média aritmética de uma lista de 40 números é igual a m. Se três dos números, 19, 28 e 39, são retirados da lista, a média aritmética dos números restantes na lista fica igual a m/2 . O valor de m é igual a:

Alternativas
Comentários
  • S40 = Soma dos 40 números;

    m= média

    S40 / 40 = m

    Então S40 = 40 * m

    Diminuindo 3 números = 39, 28 e 19

    ...

    S37 = (40m - 39 - 28 - 19) / 37 = m/2

    Logo:

    2*(40m - 172) = 37 * m

    80m - 37m = 172

    m = 172/43

    m = 4.

    Letra C

  • x/40 = m

    x-(39+28+19) / 37 = m/2

    x/40 = m e 2(x-86)/37 = m

    Igualando os valores de m para encontrar x:

    x/40 = 2(x-86)/37

    x=160

    Voltando na equação inicial, em que x/40 = m -> 160/4 = m -> m = 4

  • ENUNCIADO: A média aritmética de uma lista de 40 números é igual a m. Se três dos números, 19, 28 e 39, são retirados da lista, a média aritmética dos números restantes na lista fica igual a m/2 . O valor de m é igual a:

    Considerando X como a soma dos números que compõe a média aritmética, temos:

    EQUAÇÃO 1: X/40=M, LOGO: X=40M;

    19 + 28 + 39=86; Se retirou esses 3 números, ao invés de 40, sobram 37 números:

    EQUAÇÃO 2: (X-86)/37=M/2 -> MULTIPLICA CRUZADO: 2X-172=37M

    Agora basta substituir o X=40M na segunda equação para descobrir a resposta:

    2*(40M)-172=37M

    80M-37M=172

    43M=172

    M=4


ID
3024244
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um depósito há 16 caixas. Cada uma das 16 caixas ou contém 4 bolas ou contém 10 bolas ou contém 14 bolas ou contém 28 bolas. O número de caixas que contêm 4 bolas é igual ao dobro do número de caixas que contêm 28 bolas. O número de caixas que contêm 10 bolas é igual ao número de caixas que contêm 14 bolas. O total de bolas nas 16 caixas é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Q = número de caixas com 4 bolas

    D = número de caixas com 10 bolas

    T = número de caixas com 14 bolas

    V = número de caixas com 28 bolas

    Q = 2 * V

    D = T

    (Podemos chutar valores para Q, V, D e T nas equações acima lembrando que a soma deles é igual a 16)

    Sabemos que:

    Q + V + D + T = 16

    Substituindo com as equações de cima...

    (2V) + V + (T) + T = 16

    3V + 2T = 16 (Podemos chutar valores para V e T que resultem em 16)

    Reescrevendo o 16 de outra forma fica:

    3V + 2T = 6 + 10

    De novo...

    3V + 2T = 3 * 2 + 2 * 5

    Agora fica fácil de ver que para 3V + 2T = 16, V = 2 e T = 5

    Se V = 2 e T = 5, então:

    Q = 2 * V

    Q = 2 * 2

    Q = 4

    D = T

    D = 5

    Logo:

    Q = 4

    D = 5

    T = 5

    V = 2

    Número de bolas nas 16 caixas = Q * 4 + D * 10 + T * 14 + V * 28

    (Lembrando que Q, D, T e V são o número de caixas)

    Então o resultado é: 4 * 4 + 5 * 10 + 5 * 14 + 2 * 28 = 192

    ALTERNATIVA B

  • Não sei se meu raciocínio está correto, mas cheguei ao resultado da seguinte forma:

    Para ter valores proporcionais, eu fiz:

    Raiz de 16= 4

    Considerei 4 caixas de 4 bolas. Como as caixas de 4 bolas são o dobro das caixas com 28 bolas, significa que existem 2 caixas com 28 bolas. 

    4x4= 16 bolas

    2x28=56 bolas

    Ok, 4 caixas + 2 caixas = 6 caixas. Das 16 caixas, sobram 10.

    Sabemos que a quantidade de caixas com 10 bolas é igual a quantidade de caixas com 14 bolas. Logo,

    São 5 caixas com 10 bolas = 5x10=50 bolas.

    E 5 caixas com 14 bolas = 5X14= 70 bolas.

    Em resumo, foram então 4 caixas de 4 bolas, 2 caixas de 28 bolas, 5 caixas de 10 bolas e 5 caixas de 14 bolas.

    Agora basta somar: 16+56+50+70 = 192 bolas.


ID
3024250
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A menos que seja explicitamente informado o contrário, em todas as questões relativas a conhecimentos de informática, deve ser considerado que:


✓ Todos os programas mencionados estão na configuração padrão.

✓ O mouse está configurado para pessoas destras.

✓ O teclado é padrão ABNT-2, e o mouse tem dois botões.

✓ As expressões clicar e clique, quando não explicitamente se referirem a um botão específico do mouse, referem-se ao botão esquerdo.

✓ O sistema operacional é Windows 7 Professional Edition em Português.

✓ O pacote Office é o Microsoft Office 2007 em Português.

✓ O Windows e o Office estão atualizados com o pacote de atualização (Service Pack) mais recente.

✓ Quando se fizer uma referência a um sistema Linux, isso significa uma versão 2.6 ou mais recente em uma distribuição popular como Ubuntu, Mint, Debian, Mandriva, entre outras.

✓ As referências ao pacote OpenOffice são para sua versão brasileira LibreOffice na versão 3 ou mais recente. 

No OpenOffice Calc, considere que as células A1, A2, A3, B1, B2, B3, C1, C2, C3 da planilha estão preenchidas, respectivamente, com os seguintes valores inteiros: 1, 9, 5, 2, 8, 4, 3, 7, 6. Ao se digitar a fórmula =IF(SUM(A1:A3)>SUM(A1:C1), MIN(B1:B3), MAX(A3:C3)) em uma célula, o resultado será:

Alternativas
Comentários
  • A B C

    1 1 2 3

    2 9 8 7

    3 5 4 6

    Pela Lógica das funções propostas

    SE (SOMA(1;9;5)> SOMA(1;2;3), MIN (2;8;4), MAX (5;4;6)

    a resposta seria 2

    Mas acredito que tenha sido a forma de expressar, usando virgular em vez de ponto e virgula, que fez com que ela fosse anulada.


ID
3024253
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A menos que seja explicitamente informado o contrário, em todas as questões relativas a conhecimentos de informática, deve ser considerado que:


✓ Todos os programas mencionados estão na configuração padrão.

✓ O mouse está configurado para pessoas destras.

✓ O teclado é padrão ABNT-2, e o mouse tem dois botões.

✓ As expressões clicar e clique, quando não explicitamente se referirem a um botão específico do mouse, referem-se ao botão esquerdo.

✓ O sistema operacional é Windows 7 Professional Edition em Português.

✓ O pacote Office é o Microsoft Office 2007 em Português.

✓ O Windows e o Office estão atualizados com o pacote de atualização (Service Pack) mais recente.

✓ Quando se fizer uma referência a um sistema Linux, isso significa uma versão 2.6 ou mais recente em uma distribuição popular como Ubuntu, Mint, Debian, Mandriva, entre outras.

✓ As referências ao pacote OpenOffice são para sua versão brasileira LibreOffice na versão 3 ou mais recente. 

Selecione a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Se um software é gratuito ou freeware ele possui suas funcionalidades completas por tempo ilimitado sem custo monetário.

     "Software livre" se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software.

  • Gabarito: A

    Excel não é um software livre

  • GABARITO: LETRA A

    Os softwares livres são programas gratuitos e o seu código-fonte pode ser alterado pelo usuário para adequação das suas necessidades. No caso dos softwares gratuitos, os usuários não pagam para utilizar o programa. Porém, não existe a possibilidade de alteração do código-fonte. Esses programas também são conhecidos como freeware.

    O software básico age basicamente como intermediário entre o hardware e os programas de aplicativos, como exemplo: Openoffice Calc e Excel.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Excel é um software proprietário.

  • Gabarito: A

    O Excel faz parte do pacote office da empresa MICROSOFT.

  • Excel, proprietário ou seja COPYRIGHT.

    Os que possuem acesso ao código fonte (chamados de softwares livres) são COPYLEFT.

  • GABARITO: A

    Vc precisa pagar para adquirir o Excel..

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou." - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Excel você tem que pagar por ele !

    Gab: A

  • Marquei a correta,fica uma dica.

    descanse, o cansaço.não te ajudará.

    ESTOU DESDE AS 21 hs,estudando processo penal e informática.

    ERREI A QUESTÃO POR ESTAFA.

  • Arthur Carvalho também manja dos paranaues em informáica kkkkkkk maluco é brabo.

  • "Quem nunca crackeou o Excel, então atire a primeira pedra."

    .

    .

    O Excel não é um software livre.

    GABARITO: LETRA A ✔️

  • Gabarito: Letra A.

    Letra A está errada porque excel não é livre, é proprietário e pago.

    AMD e Intel são fabricantes de processadores.

    Linux e Windows são exemplos de sistemas operacionais.

    Apple e Microsoft são empresas que comercializam software proprietário.

    Android e IOS são sistemas operacionais para dispositivos móveis.


ID
3024256
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A menos que seja explicitamente informado o contrário, em todas as questões relativas a conhecimentos de informática, deve ser considerado que:


✓ Todos os programas mencionados estão na configuração padrão.

✓ O mouse está configurado para pessoas destras.

✓ O teclado é padrão ABNT-2, e o mouse tem dois botões.

✓ As expressões clicar e clique, quando não explicitamente se referirem a um botão específico do mouse, referem-se ao botão esquerdo.

✓ O sistema operacional é Windows 7 Professional Edition em Português.

✓ O pacote Office é o Microsoft Office 2007 em Português.

✓ O Windows e o Office estão atualizados com o pacote de atualização (Service Pack) mais recente.

✓ Quando se fizer uma referência a um sistema Linux, isso significa uma versão 2.6 ou mais recente em uma distribuição popular como Ubuntu, Mint, Debian, Mandriva, entre outras.

✓ As referências ao pacote OpenOffice são para sua versão brasileira LibreOffice na versão 3 ou mais recente. 

Considere as seguintes afirmativas sobre memória de computadores:


I. ROM é um tipo de memória utilizada apenas para leitura da informação.

II. RAM é um tipo de memória que pode ser usada para leitura e para a escrita da informação.

III. A RAM retém a informação apenas enquanto há fluxo de energia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A RAM (Memória de Acesso Randômico) → é uma memória utilizada pelo processador como um meio rápido e temporário para a contenção de informações (dados e programas) durante a execução em um determinado momento, dependendo de um fluxo de energia. O acesso a memória RAM é mais rápido que aos dispositivos como HDs, CDs ou DVDs. Assim, os dados e os programas armazenados nesses dispositivos, que serão utilizados pelo processador, são carregados primeiramente na RAM antes do processamento. Desse modo, evita-se que o processador realize, em todo instante, a leitura ou escrita em dispositivos de acessos mais lentos.

    ROM → Diferentemente da memória RAM, as memórias ROM (Read Only Memory – Memória Somente de Leitura) não são voláteis, mantendo os dados gravados após o desligamento do computador. Como o nome sugere, as primeiras ROM não permitiam a regravação de seu conteúdo. Atualmente, existem variações que possibilitam a regravação dos dados por meio de equipamentos especiais.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Tem que esquecer que vc sabe mais um pouco de informática pra não errar, hoje em dia a ROM também é capaz de gravar dados. Seria passível de anulação?

  • Gravem isso colegas, anotem no caderno de informática.

    ROM -> READ ONLY MEMORY (memória apenas de leitura);

    RAM -> Leitura e escrita;

    RAM -> Memória volátil, se "cair" a luz=energia, perde o que tens armazenado.

  • Quando voce pega um livro para ler e acaba dormindo... Então, quando voce LÊ voce ROMca :)

    ROM = somente leitura

  • Arthur Carvalho, não queria ser sua concorrente nem no sonho.kkkkk

    Vc estuda há qto tempo? E pretende fazr concurso em qual área?

  • GABARITO LETRA C

    ROM----> -MEMORIA DE APENAS LEITURA

          - MEMORIA NÃO-VOLATIL

    RAM---> MEMORIA DE ACESSO RAPIDO

         -MEMORIA VOLATIL

    -LEITURA E ESCRITA

    I-II-III

  • GAB CCC

    TODAS ESTÃO CORRETAS.

    QUESTÃO RECOMENDADA PARA REVISÃO

  • Assertiva A

    Todas as assertivas "Corretas"

  • Olá, amigos!

    ROM

    *Não-volátil

    *Somente Leitura (acesso)

    *Dados gravados pelo fabricante

    *Firmware: conjunto de instruções gravadas na memória ROM

    RAM

    *Volátil

    *Leitura e escrita

    *Acesso aleatório

    *Capacidade em GB

    *Principal

    *Usualmente dinâmica

    VISITE MEU INSTAGRAM DE ESTUDOS: @alineconcurseiraa


ID
3024259
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A menos que seja explicitamente informado o contrário, em todas as questões relativas a conhecimentos de informática, deve ser considerado que:


✓ Todos os programas mencionados estão na configuração padrão.

✓ O mouse está configurado para pessoas destras.

✓ O teclado é padrão ABNT-2, e o mouse tem dois botões.

✓ As expressões clicar e clique, quando não explicitamente se referirem a um botão específico do mouse, referem-se ao botão esquerdo.

✓ O sistema operacional é Windows 7 Professional Edition em Português.

✓ O pacote Office é o Microsoft Office 2007 em Português.

✓ O Windows e o Office estão atualizados com o pacote de atualização (Service Pack) mais recente.

✓ Quando se fizer uma referência a um sistema Linux, isso significa uma versão 2.6 ou mais recente em uma distribuição popular como Ubuntu, Mint, Debian, Mandriva, entre outras.

✓ As referências ao pacote OpenOffice são para sua versão brasileira LibreOffice na versão 3 ou mais recente. 

Selecione a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → é o famoso "cavalo de troia":

    O Cavalo de Troia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC, não apagar todos os arquivos do HD.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Gabarito''B''.

    Cavalo de troia trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    Exemplos de trojans são programas que você recebe ou obtém de sites na Internet e que parecem ser apenas cartões virtuais animados, álbuns de fotos, jogos e protetores de tela, entre outros. Estes programas, geralmente, consistem de um único arquivo e necessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador.

    Fonte:Cartilha de Segurança para Internet.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • O Facebook muda de cor. O BOL doa cinco centavos para uma garotinha doente cada vez que você envia um e-mail e sua vida vai ter azar se você não compartilhar esta mensagem com mais de 20 amigos. Histórias como essas têm comovido e enganado muita gente por aí. O hoax, como é chamado qualquer boato ou farsa na Internet, pode espalhar vírus entre os seus contatos.

  • Sendo assim, Spyware = Adware.

  • O trojan horse tem como função principal esconder um vírus ou programa malicioso junto de si. Esse programa define o tipo de trojan que teremos: trojan backdoor, dropper, entre outros. Então, o trojan pode ser capaz, sim, de destruir um HD, na sua modalidade Trojan Destrutivo. O erro da questão está em limitar a função do trojan a isso.

    Espero ter ajudado.

  •  hoax = FUXIQUEIRO OU FAKE

  • Letra (B) CAVALO DE TROIA, TROJAN-HORSE OU TROJAN

    ➥ É um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    ➥ Em outras palavras, são exemplos de vírus contidos em programas aparentemente inofensivos e sua ação danosa é mascarada pelas funcionalidades do hospedeiro.

    • O cavalo de troia em si é inofensivo, quem é ofensivo é o que contém dentro dele.

    [...]

    ► SUA HISTÓRIA:

    Lembre-se do próprio cavalo de Tróia da história, presente grego, foi um presente dos gregos aos troianos, o cavalo era bonito e inofensivo, porém dentro dele continham diversos soldados, e lá se vai... deu mer#$%!!

    • Portanto,

    O termo é derivado da história grega antiga do cavalo de Troia enganoso que levou à queda da cidade de Troia.

    [...]

    ► Em geral, os Trojans são divididos em dois módulos:

    • Servidor  instalado no computador da vítima
    • Cliente  instalado no computador do hacker.

    [...]

    ► TIPOS DE TROJANS

    Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.

    Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.

    Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.

    Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.

    Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.

    Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.

    Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam.

    Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.

    • Ou seja, ele é capaz de registrar em um arquivo todas as teclas digitadas e depois enviar a quem tiver interesse (Keylogger e Screenlogger)

    Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados. É similar ao Trojan Spy porém com objetivos mais específicos.

    [...]

    Entre as principais ações desenvolvidas pelos Cavalos de Troia, estão as de modificar e compartilhar arquivos.

    MAS ATENÇÃO!

    Diferentemente dos vírus e worms, os cavalos de Troia não conseguem se autorreplicar.

    [...]

    RESUMO

    Pode acessar os arquivos em drives locais e compartilhados;

    Não precisa de qualquer hospedeiro para efetuar suas ações;

    ✓ Capaz de modificar as chaves de registro do Windows;

    ✓ Capaz de reinicializar sistemas; e

    Pode até mesmo agir como um servidor.

    [...]

    ____________

    Fontes: Techtudo; Cartilha de Segurança; Questões da CESPE; Colegas do QC; Alunos do Projetos Missão.

  • GABARITO - B

    A)

    Vírus → Precisa de um Hospedeiro

    Worm → Não precisa de um Hospedeiro

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    -----------------------------------------------------------

    B) Um “trojan horse” é um programa malicioso que entra no computador e apaga todos os arquivos do disco rígido.

    Existem vários tipos de Trojan :

    Há diferentes tipos de trojans, classificados de acordo com as ações maliciosas que costumam executar ao infectar um computador. Alguns destes tipos são:

     Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.

     Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.

     Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.

     Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.

     Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.

     Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.

    Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para navegação anônima e para envio de spam.

     Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.

     Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas spyware que são ativados quando sites de Internet Banking são acessados. 

    ------------------------------------

    C) Um “spyware” = "ESPYÃO"

    Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    --------------------------------

    E) Hoax  Boato qualquer


ID
3024262
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A menos que seja explicitamente informado o contrário, em todas as questões relativas a conhecimentos de informática, deve ser considerado que:


✓ Todos os programas mencionados estão na configuração padrão.

✓ O mouse está configurado para pessoas destras.

✓ O teclado é padrão ABNT-2, e o mouse tem dois botões.

✓ As expressões clicar e clique, quando não explicitamente se referirem a um botão específico do mouse, referem-se ao botão esquerdo.

✓ O sistema operacional é Windows 7 Professional Edition em Português.

✓ O pacote Office é o Microsoft Office 2007 em Português.

✓ O Windows e o Office estão atualizados com o pacote de atualização (Service Pack) mais recente.

✓ Quando se fizer uma referência a um sistema Linux, isso significa uma versão 2.6 ou mais recente em uma distribuição popular como Ubuntu, Mint, Debian, Mandriva, entre outras.

✓ As referências ao pacote OpenOffice são para sua versão brasileira LibreOffice na versão 3 ou mais recente. 

Selecione o comando Linux responsável por listar o conteúdo de uma pasta do sistema de arquivos:

Alternativas
Comentários
  • o comando seria o ls

  • o comando é o (LS) .

  • A pessoa que elaborou a questão errou na hora de colocar as alternativas e colocou cd que é o comando para listar pastas no windows. Realmente o comando seria ls

  • cat = Mostrar conteúdo

    cd = Mudar de diretório

    cmp = (não encontrei)

    copy = Não existe

    cp = Copiar


ID
3024265
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei nº. 8.112/90, o servidor público federal pode usufruir de várias licenças. Assinale a alternativa que NÃO se refere a uma delas:

Alternativas
Comentários
  • Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família; (LETRA A - CORRETA)

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro; (LETRA C - CORRETA)

    III - para o serviço militar; (LETRA D - CORRETA)

    IV - para atividade política; (LETRA E - CORRETA)

    V - para capacitação;                  

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.

    Fonte: Lei nº. 8.112/90

    Resposta: Letra B - Não existe licença para ocupar cargo de livre nomeação e exoneração.

  • Letra B - Se refere a cargo Comissionado

  • GAB B

    Essa aí tbm, fala sério

  • Gabarito''B''.

    Segundo a Lei nº. 8.112/90, o servidor público federal 

    Capítulo IV

    Das Licenças

    Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro; 

    III - para o serviço militar; 

    IV - para atividade política; 

    V - para capacitação;                  

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.

    Assinale a alternativa que NÃO se refere lei 8.112/90=> para ocupar cargo de livre nomeação e exoneração.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Segundo a Lei nº. 8.112/90, o servidor público federal 

    Capítulo IV

    Das Licenças

    Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro; 

    III - para o serviço militar; 

    IV - para atividade política; 

    V - para capacitação;                  

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.

    Assinale a alternativa que NÃO se refere lei 8.112/90=> para ocupar cargo de livre nomeação e exoneração.

    gb b

    pmgooo

  • Segundo a Lei nº. 8.112/90, o servidor público federal 

    Capítulo IV

    Das Licenças

    Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro; 

    III - para o serviço militar; 

    IV - para atividade política; 

    V - para capacitação;                  

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.

    Assinale a alternativa que NÃO se refere lei 8.112/90=> para ocupar cargo de livre nomeação e exoneração.

    gb b

    pmgooo

  • Letra B, tem que ser ESTÁVEL.

  • Gabarito: B

    Exemplo prático : O ex- Juiz Sérgio Moro deixou o exercício de 22 anos na magistratura para assumir o cargo de Ministro da Justiça ( cargo de livre nomeação e exoneração) . Vale destacar que é competência do Presidente da República , consoante dispõe a CF/88, nomear ou exonerar ocupantes do cargo de Ministro da Justiça.

  • A questão exige o conhecimento das licenças concedidas ao servidor público, previstas na lei nº 8.112/90, que regulamenta o regime jurídico único dos servidores públicos federais, e pede que o candidato assinale a alternativa incorreta. Veja:

    Art. 81 lei nº 8.112/90: conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família; (alternativa A)

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro; (alternativa C)

    III - para o serviço militar; (alternativa D)

    Iv - para atividade política; (alternativa E)

    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.

    Conforme se observa dos incisos do art. 81 do RJU dos servidores públicos, a única alternativa incorreta e que não traz uma licença é a letra B: para ocupar cargo de livre nomeação e exoneração.

    Sobre as licenças, destaco um breve resumo:

    • Doença em pessoa da família: até 150 dias (por período de 12 meses) - primeiros 60 dias recebe $ e nos próximos 90 dias não recebe $
    • Afastamento do cônjuge: prazo indeterminado - não recebe $
    • Serviço militar: prazo indeterminado, devendo voltar ao trabalho em até 30 dias após a conclusão do serviço - não recebe $
    • Atividade partidária: do registro da candidatura até o 10º dia após a eleição (somente por um período de 3 meses) - não recebe $ da escolha partidária até as vésperas do registro, mas do registro até o 10º dia após a eleição recebe $
    • Interesse particular: até 3 anos - não recebe $
    • Capacitação: até 3 meses a cada 5 anos - recebe $
    • Mandato classista: pelo prazo do mandato - não recebe $
    • Servidor em estágio probatório não pode MA-TRA-CA: MAndato classista, TRAtar de interesse particular e CApacitação

    Gabarito: B


ID
3024268
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei nº. 9.784/99, o administrado (cidadão) possui deveres perante a Administração. Assinale a alternativa que NÃO contém um desses deveres:

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.784/99

    CAPÍTULO III

    DOS DEVERES DO ADMINISTRADO

    Art. 4 São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

    Gab. D

  • O examinador solicitou a assertiva que NÃO CONSTITUI UM DEVER DO ADMINISTRADO no âmbito do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99):

    a) Conforme o art. 4º, I da lei 9.784/99, é um DEVER do administrado “expor os fatos conforme a verdade”.

    b) Conforme o art. 4º, II da lei 9.784/99, é um DEVER do administrado “proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé”

    c) Conforme o art. 4º, III da lei 9.784/99, é um DEVER do administrado “não agir de modo temerário”. Interessante esclarecer que “Proceder de modo temerário é agir afoitamente, de forma açodada e anormal, tendo consciência do injusto, de que não tem razão" (Nelson Nery Júnior e Rosa Maria de Andrade Nery).

    d) NÃO É UM DEVER DO ADMINISTRADO. É A RESPOSTA. Esse dever não consta no art. 4º da lei 9.784/99 e, embora o rol desse dispositivo tenha natureza EXEMPLIFICATIVA (o que significa que podem existir outros deveres do administrado não especificados no mesmo), por uma questão de lógica é possível inferir que a Administração não pode compactuar com a desídia do servidor público.

    e) Conforme o art. 4º, IV da lei 9.784/99, é um DEVER do administrado prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.”

    GABARITO: LETRA “D”

  • Macete para memorizar o Artigo 4 da lei 9784/99 que se refere aos DEVERES do Administrado perante a Administração:

    Não agir Pro Ex Prestar.

    III - Não agir de modo temerário;

    II - Proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    I - Expor os fatos conforme a verdade;

    IV - Prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

  • -> Desídia: Falta de cuidado e de atenção -> Temerário: Imprudente

ID
3024271
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei nº. 9.784/99, nos processos administrativos serão observados alguns critérios. Assinale a alternativa que NÃO contém um desses critérios:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    I - atuação conforme a lei e o Direito;

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei; (Letra B - CORRETA)

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades; (LETRA C - CORRETA)

    IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé; (LETRA D - CORRETA)

    V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição; (LETRA A - ERRADA)

    VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

    VII - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;

    VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados; (LETRA E - CORRETA)

    IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

    X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

    XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    Fonte: Lei nº. 9.784/99

  • A questão refere-se ao Art. 2º -

    A- Sigilo sobre os pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão.

    (Correção - VII - Indicação sobre os pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão.)

  • A administração DEVE seguir o principio da MOTIVAÇÃO , descrevendo os fatos e motivos que ensejaram na decisão administração, bem como fundamentação legal.

    CAminhando com Fé!

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99) e deseja saber qual assertiva está INCORRETA:

    a) INCORRETA. É A RESPOSTA. Não deve haver sigilo sobre os pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão. Muito pelo contrário: o PRINCÍPIO DA MOTIVAÇÃO impõe a indicação dos PRESSUPOSTOS DE FATO (acontecimentos reais) e dos PRESSUPOSTOS DE DIREITO (dispositivo(s) do ordenamento jurídico) que originaram a prática do ato:

    Art. 2º, Parágrafo único da lei 9.784/99. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: [...] VII - INDICAÇÃO dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão.

    REGRA – todos os atos administrativos (vinculados e discricionários) devem ser motivados

    EXCEÇÃO – nomeação e exoneração de ocupantes de cargos em comissão (essa é a exceção mais cobrada nas provas de concursos)

    b) CORRETA. Por força do PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO E DA INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO, tanto a competência quanto os poderes da Administração são irrenunciáveis, pois renunciar a estes equivaleria a renunciar ao próprio interesse público. Nesse sentido:

    Art. 2º, parágrafo único, II da lei 9.784/99. Atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei.

    Art. 11 da lei 9.784/99. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    c) CORRETA. Trata-se do PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE insculpido no art. 2º, parágrafo único, III da lei 9.784/99: objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades.

    O dispositivo remete à regra semelhante constante da Constituição Federal:

    Art. 37, § 1º da CF/88. A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    d) CORRETA. Trata-se do PRINCÍPIO DA PROBIDADE ADMINISTRATIVA insculpido no art. 2º, IV da lei 9.784/99: atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé.

    e) CORRETA. Nos termos do art. 2º, Parágrafo Único, VIII da lei 9.784/99, nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados.

    GABARITO: LETRA “A”

  • Gab A

    Sem enrolação


ID
3024274
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Ao preencher o sistema de dados informatizado da Universidade, o servidor público responsável por essa tarefa lançou frequência integral para determinado colega seu, mesmo sabendo que ele havia faltado injustificadamente 10 dias ao serviço naquele mês. Diante desse ato, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • CP 

    Inserção de dados falsos em sistema de informações 

    Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano:

     Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. 

    Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações 

    Art. 313-B. Modificar ou alterar, o funcionário, sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente: 

     Pena – detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos, e multa. 

    Parágrafo único. As penas são aumentadas de um terço até a metade se da modificação ou alteração resulta dano para a Administração Pública ou para o administrado.

  • GAB 'C'

    Questão passível de anulação.

    Tanto a letra 'C', quanto a 'E' poderiam ser marcadas.

    Este crime também é peculato, na sua forma genérica, e peculato eletrônico, na sua forma específica.

    Peculato (Gênero)

    Espécies:

    Peculato apropriação: art 312 - primeira parte;

    Peculato Desvio: Art 312 - segunda parte;

    Peculato Furto: art. 312 § 1º

    Peculato Culposo: art. 312 § 2º

    Peculato Erro: art. § 4º

    Peculato Informática/eletrônico: art. 313-A

    Questão lamentável.

    Audaces Fortuna Juvat

  • A vantagem indevida na questão é clareza solar, tendo em vista que o servidor teve 10 dias de trabalho registrado, mesmo sabendo que durante este período ele não apareceu no serviço.

  • Matheus para que tanta revolta no coração meu amigo... kkk

  •  Art. 313-A. não fala em receber vantagem indevida.

    Fiquei na duvida pois não é letra de lei e nem interpretação.

    Poderia ser melhor.

  • Ao preencher o sistema de dados informatizado da Universidade, o servidor público responsável por essa tarefa lançou frequência integral para determinado colega seu, mesmo sabendo que ele havia faltado injustificadamente 10 dias ao serviço naquele mês. Diante desse ato, assinale a alternativa correta:

    Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano:

    A questão não precisa dizer que o servidor obteve vantagem indevida, isso é óbvio.

    Outra coisa, o termo Peculato Eletrônico é uma definição doutrinária, não se confunde com o crime de Peculato em espécie.

    GABARITO C

  • Obrigado Breno , hoje ja estou mais calmo .. abraço

  • ESTUDAMOS TANTO PARA VIR ESSE TIPO DE QUESTÃO..

    #PMBA2019

  • Uma vez um professor de cursinho (não me lembro qual) se referiu ao art. 313-A (objeto da questão) como "peculato eletrônico", sendo uma das formas de peculato existente no CP.

    Alguém poderia confirmar tal informação?

    Se for isso mesmo a letra "E" não estaria errada.

  • 4 dos meus irmãos dos concursos marcaram a letra A.

    bem-vindos ao fracasso!

  • configura "peculato eletrônico".

  • Eu não acredito que uma banca de concurso se propõe a colocar alternativas como as A e B!

    .

    Não entendi o Matheus Souza revoltado. Lógico que há uma vantagem indevida nessa atitude; ou tu acha que servidor receber sem trabalhar é correto?! Aff! É cada um

  • Meu Deus hahahaha as alternativas A e B foram pra causar hahahaha

  • Depois dessa, preciso desabafar e comentar aqui: que questão ridiculamente fácil.

  • Letra C

    E mesmo assim, 23 pessoas marcaram a letra A...

    hahahahahaha

  • interessante: a opção "A",venho com o objetivo irônico. Gostei da criatividade:uma singela observação.

  • Meu pai amado

  • Sobre o crime de inserção de dados falsos em sistema informatizado ou banco de dados da administração pública, descrito no art. 313 "A" do CP., podemos fazer as seguintes observações:

    Trata-se de crime:

    * Próprio, pois, somente pode ser praticado por funcionário público. Nesse tipo penal exige-se-à presença do funcionário autorizado, caso contrário o crime se amolda a figura do tipo penal do art. 313 "B".

    * Crime formal, já que não se exige resultado material/naturalistico para que se configure, embora possa ocorrer.

    * Unissubjetivo, visto que pode ser praticado por uma única pessoa.

    * Plurissubsistente visto que pode ser praticado por meio de vários atos.

    * Forma livre, porque pode ser praticado pelo meio escolhido pelo agente.

    * Comissivo já que é necessário uma ação do agente, mas excepcionalmente pode se configurar na modalidade omissiva.

    * Instantâneo visto se consumar no exato momento do ato criminoso não se prolongando no tempo.

    * Crime de dano já necessita de uma ofensa ao bem juŕidico penalmente protegido se opondo ao crime de perigo.

    Nucci 2019. Curso de direito penal parte 3 pag. 760.

  • Assertiva C

    O ato do servidor se enquadra no seguinte tipo penal: Inserir ou facilitar o funcionário autorizado a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem.

  • Adorei a B, ninguém solta a mão de ninguém kkkkk

  • A questão cobrou conhecimentos acerca dos crimes contra a Administração pública.

    A – Errada. Há irregularidade no fato. A universidade faz parte da Administração pública e inserir, o funcionário autorizado, dados falsos (preenchimento de lista de frequência sem que a pessoa esteja presente em sala de aula) nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para outrem configura o crime de Inserção de dados falsos em sistema de informações previsto no art. 313 – A do Código Penal.

    B – Errada. (vide comentários da letra A).

    C – Correta. A conduta descrita no enunciado da questão se enquadra perfeitamente ao crime de Inserção de dados falsos em sistema de informações, previsto no art. 313 – A do Código Penal com a seguinte redação:

    Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano:

    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

    D – Errada. O crime de descaminho previsto no art. 334 do Código Penal, apesar de ser crime contra a Administração pública, não tem nada a ver com a conduta descrita no enunciado da questão. O crime de descaminho consiste em “Iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria".

    E – Errada. O crime de peculato tem previsão legal nos art. 312 e 313 do CP, vejam:

    Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:

    Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

    § 1º - Aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.

    Peculato culposo

     § 2º - Se o funcionário concorre culposamente para o crime de outrem:

     Pena - detenção, de três meses a um ano.

    § 3º - No caso do parágrafo anterior, a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.

    Peculato mediante erro de outrem

    Art. 313 - Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem:

    Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

    Nenhuma das modalidades de peculato se adequa ao enunciado da questão.

    Assertiva correta: letra C.

  • Solidariedade entre os trabalhadores, hj não sindicatokk(kkkkkmm

  • Você tbm riu da letra B kkkkkkkk

  • kkkkkkkk

    melhor questão rsrs

  • CRIME PRÓPRIO, SOMENTE PRATICADO POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO AUTORIZADO, ISTO É AQUELE QUE ESTIVER LOTADO NA REPARTIÇÃO ENCARREGADO DE CUIDAR DOS SISTEMAS INFORMATIZADOS OU BANCO DE DADOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

    TRATA-SE DE CRIME COMISSIVO E OMISSIVO, NA PRIMEIRA PARTE, PUNE-SE A CONDUTA DE INSERIR (INTRODUZIR, IMPLANTAR) OU FACILITAR, MEDIANTE AÇÃO OU OMISSÃO, A INSERÇÃO DE DADOS FALSOS. JÁ NA SEGUNDA PARTE DO DISPOSITIVO, É INCRIMINADA A ALTERAÇÃO OU EXCLUSÃO, INDEVIDA, DE DADOS CORRETOS, OU SEJA, DESFIGURAÇÃO DOS ARQUIVOS, DE MODO A ALTERAR OS REGISTROS ORIGINAIS, AQUI TEMOS UM CRIME NÃO TRANSEUNTE, OU SEJA, UM CRIME QUE DEIXA VESTÍGIOS MATERIAIS.

    .

    .

    .

    GABARITO ''C''


ID
3024277
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O servidor público federal deve observar certas regras deontológicas previstas no Decreto nº. 1.171/94. Assinale a alternativa que NÃO contém uma dessas regras:

Alternativas
Comentários
  • Decreto N° 1.171/1994

    XV - E vedado ao servidor público;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

    Gab. E

  • GABARITO: LETRA E

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

    COMPLEMENTANDO:

    Das Regras Deontológicas

    A) IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

    B) VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    C) II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    D) I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • Gabarito: E

  • Eu iria marcar C pois NÃO CONSTA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL OU EU ESTOU ERRADO??

    Apesar que a letra E é a letra de lei!

    Questão passível de anulação!


ID
3024280
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Shiyali Ramamrita Ranganathan, pensador indiano, que viveu entre 1892-1972, deixounos um legado intelectual que ainda hoje nos atrai e nos instiga a pensar a profissão do bibliotecário. Como afirma Antônio Agenor Briquet de Lemos (2009, p. xiii), trata-se de uma obra clássica, “porque permanece atual, trazendo lições sempre úteis mesmo quando a tecnologia da informação dá a impressão de os bibliotecários de hoje estarem muito à frente do mundo de Ranganathan”. Nesse contexto de discussão, as cinco leis da Biblioteconomia por ele formuladas, em 1931, ainda, continuam em cena. Numere a primeira coluna (leis da Biblioteconomia) de acordo com a segunda coluna (enunciados das leis):


Primeira Coluna:

( ) Os livros são para todos.

( ) Os livros são para usar.

( ) Poupe o tempo do leitor.

( ) A biblioteca é um organismo em crescimento.

( ) Para cada livro seu leitor.


Segunda Coluna:

1 – O livro é uma das fontes de informação que impulsiona o conhecimento. Diante dessa premissa, um sistema de bibliotecas deve ser estruturado adequadamente, tendo como foco a prestação de serviços dirigidos à potencialização da promoção do uso da informação contida nos livros.

2 – Implica o conceito de “Educação para todos”. Sendo assim, a preservação dos livros é imprescindível para que a difusão da informação seja assegurada na perspectiva de que cada usuário encontre a informação que lhe seja apropriada.

3 – O sistema de bibliotecas deve conhecer os seus usuários para dirigir-lhes a informação certa no momento oportuno. Trata-se de um pressuposto que envolve a competência informacional do bibliotecário para buscar e acessar a informação necessária aos usuários.

4 – A organização e recuperação da informação tornam-se relevantes na medida em que podem diminuir o tempo de resposta aos usuários que demandam os serviços biblioteconômicos.

5 – Nada é propriamente fixo e imutável. Nesse sentido, uma instituição bibliotecária deve ser essencialmente variável, migratória, assumir novas aparências e formas, assim como todos os organismos vivos o fazem.


Assinale a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Os livros são para todos (2)

    "As bibliotecas são coleções de livros, formadas para atender a uma finalidade especial. Que finalidade é essa? 'Uso' é a resposta dada pela Primeira Lei. Qual a utilidade dos livros? Os livros fornecem informação; eles educam [...] Se os livros são instrumentos de educação, a lei PARA CADA PESSOA O SEU LIVRO pressupõe o conceito EDUCAÇÃO PARA TODOS. Isso revela a questão fundamental." (RANGANATHAN, 2009, p. 51)

    Os livros são para usar (1)

    "[...] as bibliotecas eram vistas, nessa época, não como organizações voltadas para a promoção do uso dos livros, mas para sua preservação" (RANGANATHAN, 2009, p. 6)

    A primeira lei trata o livro como um MEIO, e não como um fim em si mesmo.

    Poupe o tempo do leitor (4)

    "A quarta lei - Poupe o Tempo do Leitor - permeia praticamente todas as demais. Os serviços de informação devem preocupar-se não somente em satisfazer a necessidades, mas em satisfazer a necessidades do modo mais eficiente possível. Hoje se sabe que a acessibilidade de um serviço de informação é o principal fator determinante de seu uso." (LANCASTER, 1996)

    A biblioteca é um organismo em crescimento (5)

    "Reza a Quinta Lei: A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO. É um fato biológico indiscutível que somente o organismo que se desenvolve é o que sobrevive. Um organismo que pare de se desenvolver acabará por se paralisar e perecer. A Quinta Lei chama nossa atenção para o fato de a biblioteca, como instituição, possuir todos os atributos de um organismo em crescimento. Um organismo em crescimento absorve matéria nova, elimina matéria antiga, muda de tamanho e assume novas aparências e formas. Além das mudanças bruscas e aparentemente descontínuas dessa metamorfose, está também sujeito a uma mudança lenta e contínua, que conduz ao que se conhecer como 'variação', em linguagem biológica, e para a evolução de novas formas." (RANGANATHAN, 2009, p. 241)

    Para cada livro o seu leitor (3)

    "Com a enunciação da terceira lei podemos dizer que o bibliotecário deve perceber as necessidades de cada usuário, respeitar as suas diferenças individuais."

    http://eooci.uff.br/as-cinco-leis-da-biblioteconomia-e-o-exercicio-profissional/#:~:text=Atualmente%2C%20estas%20Cinco%20Leis%20permeiam,Indexa%C3%A7%C3%A3o%3B%20Atendimentos%20aos%20Usu%C3%A1rios%20etc.

    RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

    LANCASTER, F. Avaliação de serviços de biblioteca. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

    Gabarito: D


ID
3024283
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O campo da Ciência da Informação, assim como outros campos do conhecimento, possui, em sua organização interna, sociedades científicas. No Brasil, a comunidade de pesquisadores da Ciência da Informação, também, congrega-se em uma associação científica. Assinale a alternativa correta, correspondente a essa associação científica brasileira:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1989 a partir do esforço de alguns Cursos e Programas de Pós-Graduação da área no país. Sua finalidade é acompanhar e estimular as atividades de ensino de pós-graduação e de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. Desde sua criação, tem se projetado, no país e fora dele, como uma instância de representação científica e política importante para o debate das questões pertinentes à área de informação.

    Fonte: https://www.ancib.org.br/front-page


ID
3024286
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O papel das bibliotecas universitárias de armazenar, disponibilizar e facilitar o acesso à informação ampliou-se para o ambiente virtual. Desse modo, aperfeiçoaram os serviços oferecidos e ganharam valor estratégico nas empresas, instituições de pesquisa e instituições de ensino (DEUS, 2011). Assinale a alternativa correta, correspondente às discussões suscitadas pelas funções das bibliotecas universitárias na atualidade:

Alternativas

ID
3024289
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A área denominada Organização e Tratamento da Informação engloba duas grandes especialidades: tratamento descritivo e tratamento temático. Tanto em uma como na outra especialidade, o bibliotecário, usualmente, lida com processos, instrumentos e produtos relacionados, de modo a disponibilizar ao público, para o acesso e uso, os registros do conhecimento. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira coluna:


Primeira coluna:

1 – Processos

2 – Instrumentos

3 – Produtos


Segunda Coluna:

( ) Códigos de catalogação.

( ) Catalogação.

( ) Formatos de metadados.

( ) Tesauros.

( ) Resumos.


Assinale a alternativa correspondente à sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Legal quando essas questões de exclusão te dão a resposta ao julgar apenas um item. Bastava saber que resumo é um produto para ter o gabarito da questão.

  • Aos não assinantes: alternativa E.

    Processos: Catalogação

    Instrumentos: Códigos de catalogação, formato de metadados e tesauros.

    Produtos: Resumos.


ID
3024292
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base na identificação de elementos textuais que estão presentes no corpo do resumo, que integra esta questão, reconheça o tipo de resumo a que esses elementos correspondem:

(ORTEGA, C. D.; LARA, M. L. G. de. A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 1-22, abr. 2010)


Resumo: Objetiva analisar o documento enquanto objeto informacional partindo da hipótese de que a noção de documento relaciona-se à sua condição de informatividade, o que implica considerar seu aspecto pragmático e o caráter social e simbólico da informação. Sob o ponto de vista metodológico, procedemos à recuperação histórica do conceito e sua atualização na contemporaneidade, recorrendo à Terminografia para análise e cotejamento das noções de documento e de Documentação. O corpus de análise compreende textos dos principais documentalistas e teóricos da Documentação franceses, espanhóis e de língua inglesa, desde Otlet. A análise mostra que os termos documento e Documentação já tinham, em germe, a noção de informação, bem como revela sua atualização por parte dos franceses e espanhóis. Já a corrente anglo-saxã, ao adotar uma abordagem de informação que extrapola, muitas vezes, aquela relacionada aos processos de organização da informação para o acesso e uso, distanciou-se da abordagem clássica de documento. Como conclusão, podemos afirmar que a construção histórica do conceito de documento no âmbito da Ciência da Informação é anterior ao surgimento desta denominação da área, o que nos conduz ao reconhecimento da noção de documento, proposta por Otlet e desenvolvida pelos franceses e espanhóis. Documento é, hoje, concebido, simultaneamente, como instância física e informativa que, sob ações e condições específicas contextualizadas, otimiza a circulação social do conhecimento.

Palavras-chave: Documento. Informação. Informatividade. Documentação. Paul Otlet.


Assinale a alternativa correta, correspondente ao enunciado descrito:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6028/2003

    2.3 resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

    2.5 resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

    2.6 resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

    Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.

    Gab. B


ID
3024295
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A característica interdisciplinar da Ciência da Informação reflete-se na terminologia trazida de empréstimo de outras áreas do saber e incorporada aos discursos de pesquisadores e profissionais que atuam na área. Seguindo essa tendência, de acordo Dias e Naves (2007), o termo ontologia vem sendo usado nos contextos digitais para designar um tipo de trabalho inerente às atividades de tratamento da informação. Assinale a alternativa correta, correspondente ao enunciado descrito:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Dias e Naves (2007, p. 16-17):

    Indexação = designar o trabalho de organização da informação quando realizado nos chamados serviços de indexação e resumo.

    Metadados = designar o trabalho de descrição física dos recursos eletrônicos.

    Ontologias = designar o trabalho de organização dos recursos eletrônicos com base em seus conteúdos, de forma a possibilitar a posterior recuperação.

    Gab. D

    DIAS, E. W.; NAVES, M. M. L. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília, DF: Thesaurus, 2007.


ID
3024298
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Nascimento e Amaral (2010, p. 41), “os métodos e técnicas de avaliação de usabilidade permitem determinar o ponto de equilíbrio entre os objetivos de um website e as necessidades dos usuários, por meio da identificação de problemas de usabilidade. Podem ser aplicados num período de tempo relativamente pequeno, a custo baixo, possibilitando resultados satisfatórios, desde que adequados ao contexto de uso”. A partir do enunciado, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao tema “Avaliação de Usabilidade de websites”:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    De acordo com Nascimento e Amaral (2006), ao ser definido o website a ser estudado, é preciso analisá-lo sob a ótica de gestores, desenvolvedores e usuários

    Fonte: NASCIMENTO, Jose Antonio Machado do; AMARAL, Suéli Angélica do. Avaliação de usabilidade na internet. Brasília: Thesaurus, 2006. 


ID
3024301
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para verificar a usabilidade de websites com desenvolvedores, são vários os critérios ergonômicos enumerados por Bastien e Scapin (1993), citados por Nascimento e Amaral (2010), para aprimorar o conhecimento sobre o método de inspeção baseado em listas de verificação, guia de recomendações e critérios heurísticos. Um deles diz respeito à relação harmônica entre os elementos de uma interface. Assinale a alternativa correta, correspondente à denominação desse critério:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Para Bastien e Scapin (1993) os "critérios ergonômicos são utilizados como ferramentas de avaliação que diminuem a falta de sistematização dos resultados”. Eles são um conjunto composto por 8 critérios ergonômicos:

    1. Condução – Maneiras para o aconselhamento e orientação do usuário ao usar o computador;

    2. Carga de Trabalho – Elementos que visam diminuir a ineficácia da comunicação do usuário com o sistema;

    3. Controle Explícito – Critério com o objetivo de processar explicitamente o sistema sob as ações do usuário;

    4. Adaptabilidade – Adaptações que o sistema apresenta conforme as necessidades do usuário;

    5. Gestão de erros – Procedimentos adotados em busca da redução dos erros encontrados no sistema;

    6. Coerência –Deve haver uma padronização para os códigos e denominações e formatos usados na interface, mantendo o mesmo padrão para o mesmo contexto e padrões diferentes para contextos diferentes;

    7. Significado dos Códigos e Denominações – Adequações do sistema e as informações solicitadas pelo usuário;

    8. Compatibilidade – Acordo existente entre as características do sistema e as tarefas solicitadas pelos usuários;


ID
3024304
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O uso efetivo e regular de fontes impressas ou online de qualidade é um requisito que pode levar ao sucesso na satisfação das necessidades de informação dos usuários. Considerando essa afirmação, marque com a letra F as alternativas falsas e com a letra V as alternativas verdadeiras:


( ) O número de fontes de informação científica e tecnológica vem aumentando significativamente. Esse fenômeno é atribuído às mitoses nos ramos da ciência, provocando o surgimento de novas disciplinas científicas, bem como o aumento do número de usuários e a diversificação de seus interesses.

( ) Considerando o advento da internet, a literatura técnico-científica, antes denominada de “Literatura Cinzenta”, deixou de existir.

( ) O serviço de comutação bibliográfica (Comut) foi extinto, pois as fontes de informação online são livremente acessíveis.

( ) A Federação Internacional de Informação e Documentação (FID) é um dos organismos internacionais de normalização da documentação científica.

( ) Diferentemente da literatura científica, a literatura tecnológica nem sempre é divulgada amplamente.


Assinale a alternativa correspondente à sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Algumas das alternativas:

    ( )

    ( ) "A literatura cinzenta vem conquistando, cada vez mais, amplo reconhecimento de um número expressivo de pesquisadores, estudantes, bibliotecários e editores, em razão de sua importância para a pesquisa científica e tecnológica. O advento da Internet tem um significado especial para aqueles que lidam com a produção, a organização e a transferência da informação. No mundo do texto eletrônico, a edição e a distribuição de um documento estão interligados, ou seja, o produtor de um texto pode ser ao mesmo tempo o editor, "no duplo sentido daquele que dá forma definitiva ao texto e daquele que o difunde diante de um público de leitores: graças à rede eletrônica, esta difusão é imediata" (CHARTER, 1998, p.17). Resultam desses aspectos as vantagens que a Internet oferece à literatura cinzenta: pode beneficiá-la de maneira especial, uma vez que fornece, em meio mais eficiente de publicação e acesso, a informação inédita, muitas vezes relativa a pesquisas ainda em processo, atendendo à demanda crescente por essa informação. " (p.97) (a literatura cinzenta é beneficiada pelo advento da internet, não deixa de existir)

    ( )

    ( )

    ( ) "Diferentemente da literatura científica ou académica, a literatura tecnológica nem sempre recebe divulgação ampla. Isso se explica pelas suas finalidades: a ciência se baseia no consenso dos cientistas, e os autores se destacam pela frequência com que são lidos e citados, portanto procuram ampla divulgação para seus trabalhos. Por outro lado, as empresas e indústrias que patrocinam a tecnologia visam o lucro e não lhes interessa ampla divulgação de suas tecnologias, mas sim o domínio do mercado em que seu produto se insere. Consequentemente, divulgação restrita é a norma para a literatura tecnológica. Para o profissional que pretende atender a demandas nessa área, esses fatos tornam difícil a identificação e o acesso a documentos que potencialmente seriam de interesse para seus usuários." (p.23)

    Fonte: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite, (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2000

    https://biblio-2008.webnode.com.br/_files/200000040-76a3b771d5/fontes_de_informacao_para_pesquisadores_e_profissionais_parte_001.pdf


ID
3024307
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Tendo como parâmetro a Abordagem Alternativa em Estudo de Usuários, verificamos que Vergueiro (2002) é um dos autores que vem se ocupando de dissertar sobre a temática Qualidade em Unidades de Informação, sob o prisma do “foco no cliente”. Assinale a alternativa INCORRETA, correspondente ao enunciado descrito:

Alternativas

ID
3024310
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ponderando sobre o que expõem vários autores, entre eles Vergueiro (1989), citado por Weitzel (2006, p. 17), a respeito do que vem a ser o Processo de Desenvolvimento de Coleções, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das seis etapas do referido processo:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Weitzel (2013, p. 19) o processo de desenvolvimento de coleções é composto por 6 etapas:

    Estudo da comunidade, políticas de seleção, seleção, aquisição, avaliação, desbastamento incluindo o descarte.

    Gab. B

    WEITZEL, Simone da Rocha. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2013.

  • Doação e permuta são duas modalidades de aquisição.


ID
3024313
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando-se a Política de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil, são inúmeros os avanços conquistados pelo País (PORTA, 2000/2010). Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos aspectos principais que corroboram essa afirmação:

Alternativas

ID
3024316
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que diz respeito à colaboração da comunidade na preservação do patrimônio cultural, com base em Porta (2000/2010), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A referência do enunciado é a Política de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil escrito por Paula Porta. Logo no início do livro a autora reproduz o artigo 216 da CF/88, que fica ''melhor ainda'' com o parágrafo 1°:

      Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira... :

    § 1º O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

    Percebe-se a partir do texto legal que a comunidade tem participação ativa na fiscalização do patrimônio cultural brasileiro, não sendo uma exclusividade dos órgãos governamentais.


ID
3024319
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São inúmeras as técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. Nessa direção, entre outros autores, Johnson (1994) citado por Tarapanoff (2000, p. 28), diz que “o planejamento prospectivo olha para trás para compreender melhor o futuro, com ênfase no contexto externo ou em fatores incontroláveis”. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas técnicas de apoio ao planejamento organizacional:

Alternativas
Comentários
  • As técnicas de cenário e monitoramento tecnológico, apesar de serem eminentemente de prospecção e ligadas ao processo de preparar a organização para o futuro, são excelentes indicadores de desempenho e adaptação administrativos. As técnicas de Grupo Nominal, brainstorming, Delfos, análise de interações transversais e ZOPP podem também ser empregadas no acompanhamento administrativo.

    TARAPANOFF, Kira. Técnicas para a tomada de decisão nos sistemas de informação. Brasília: Thesaurus, 1995.

    Gab. E


ID
3024322
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

 Para o estabelecimento de uma Política de Desenvolvimento de Coleções devem ser seguidos, ordenadamente, doze passos (WEITZEL, 2006). Considerando a ordenação desses passos, numere a segunda coluna de acordo com a primeira coluna


Primeira coluna:

1 – Primeiro passo

2 – Segundo passo

3 – Terceiro passo

4 – Quarto passo

5 – Quinto passo ao nono passo.

6 – Décimo passo

7 – Décimo primeiro passo

8 – Décimo segundo passo 

Segunda coluna:

( ) Identificação da missão e objetivos institucionais

( ) Perfil das coleções

( ) Descrição das etapas do processo de desenvolvimento de coleções

( ) Perfil da comunidade

( ) Documentos correlatos

( ) Descrição das áreas e formatos cobertos pelas bibliotecas

( ) Detalhamento de outros aspectos importantes

( ) Avaliação da política


Assinale a alternativa correspondente à sequência correta: 

Alternativas
Comentários
  • Conforme Weitzel (2013, p. 74-91):

    [...] devem ser considerados para elaborarar uma política de desenvolvimento de coleções sob a forma de "12 passos".

    • 1° passo = identificação da missão e objetivos institucionais;
    • 2° passo = perfil da comunidade;
    • 3° passo = perfil das coleções;
    • 4° passo = descrição das áreas e formatos cobertos pela biblioteca;
    • 5° passo = descrever a política de seleção;
    • 6° passo = descrever o processo de seleção;
    • 7° passo = descrever o processo e a política de aquisição;
    • 8° passo = descrever o processo e a política de desbastamento, incluindo o descarte;
    • 9° passo = descrever o processo e a política de avaliação;
    • 10° passo = detalhamento de outros aspectos importantes;
    • 11° passo = documentos correlatos;
    • 12° passo = avaliação da política.

    Gab. C

    WEITZEL, Simone da Rocha. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2013.


ID
3024325
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Como em quaisquer outros tipos de pesquisa, os Estudos de Usuários implicam a adoção de abordagens teórico-metodológicas para a sua realização. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma abordagem teórico-metodológica, para o desenvolvimento de Estudos de Usuários:

Alternativas
Comentários
  • Incidente crítico: consiste em um conjunto de procedimentos para a coleta de observações diretas do comportamento humano, de modo a facilitar sua utilização potencial na solução de problemas práticos e no desenvolvimento de amplos principios psicológicos, delineando também procedimentos para a coleta de incidentes observados que apresentem significação especial e para o encontro de critérios sistematicamente definidos. 


ID
3024328
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Information Literacy ou Competência Informacional permite-nos colocar em análise a afinidade entre as áreas de Educação e Biblioteconomia para descrever os diferentes níveis de compreensão da informação dos usuários. Posto isso, assinale a alternativa correta, correspondente a uma das definições de Information Literacy ou Competência Informacional:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A competência informacional pode ser definida como um "[...] processo contínuo de internalização de fundamentos conceituais, atitudinais, de habilidades, necessários à compreensão e interação permanente com o universo informacional e a sua dinâmica, de modo a proporcionar um aprendizado ao longo da vida" (DUDZIAK, 2003, p. 28).

    Fonte: DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003.  


ID
3024331
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Brasileiro e Freire (2013, p. 7, grifo nosso), “entende-se que a concretização da relação entre política e gestão da informação nas organizações pertencentes à formação social contemporânea, que se orienta ao conhecimento, dá-se a partir da operacionalização da mediação da informação no contexto das redes de informação que constituem um determinado regime de informação”. Considerando esse fragmento textual, assinale a alternativa que NÃO corresponde às discussões sobre Mediação de Informação nas organizações contemporâneas, cujo processo:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Estabelece-se apenas no espaço das redes sociocomunicacionais primárias, que são formadas a partir da informação formalmente registrada.

    A mediação da informação não ocorre apenas na informação formalmente registrada.

  • GABARITO: E

    [..] "é possível observar uma relação lógica existente entre as redes sociocomunicacionais pertencentes ao regime de informação e as possíveis formas de mediação que constituem o referido processo de mediação da informação. A mediação implícita se relaciona com as redes secundárias que são formadas a partir da informação sobre a informação, ou seja, a partir do que Almeida Júnior (2009) denomina de equipamentos informacionais – que para González de Gómez (2003) são os artefatos de informação –, os quais podem ser caracterizados pelos diferentes tipos de suportes de informação, tais como websites, banco de dados, manuais, documentos e demais registros escritos. Já a mediação explícita se estabelece no espaço das redes sociocomunicacionais primárias, que por sua vez, são formadas a partir da informação gerada pelas relações de comunicação diretas e locais, como por exemplo, conversações, reuniões, apresentações, dentre outras". 

    Fonte: BRASILEIRO, Fellipe Sá; FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo. O proceso de mediação da informação nas organizações a partir do contexto do regime de informação. Anales de Documentación, 2013, vol. 16, no 1. 


ID
3024334
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sob a ótica de Catarino (2004), para que o processo de automação transcorra convenientemente nas unidades de informação, é necessário seguir, ordenadamente, passos para o desenvolvimento do planejamento para automação. Considerando esses passos do planejamento para automação, assinale a alternativa correspondente à sequência correta:

Alternativas

ID
3024337
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No clássico artigo de Chaumier (1988, p. 63) intitulado Indexação: conceito, etapas e instrumentos, o autor traz para o contexto o conceito de ruído: “Denomina-se ruído os documentos não pertinentes à questão, que são extraídos do fichário por ocasião de uma pesquisa bibliográfica”. Recentemente, Tammaro e Salarelli (2008) citaram funcionalidades geralmente oferecidas por catálogos online (OPAC). Uma dessas funcionalidades tem por finalidade diminuir o ruído nas respostas fornecidas pelo sistema. Assinale a alternativa correta, correspondente ao enunciado descrito:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    A única alternativa que realmente interfere na diminuição dos ruídos entre o sistema de informação e o usuário é a possibilidade de aplicar filtros e limites às buscas.

    Possibilidade de busca em linguagem natural é o que já tem, pois o usuário normalmente não vai buscar pela linguagem documentária, este é um instrumento mais utilizado pelo bibliotecário.

    Busca nos registros bibliográficos não diminui ruído...

  • Conforme Tammaro & Salarelli (2008, p. 263):

    [...]. O OPAC é diferente das bases de dados, em conteúdo e estrutura. Muitas vezes baseia-se em programas proprietários e oferece geralmente as seguintes funcionalidades:

    • busca nos registros catalográficos relativos aos itens presentes no acervo;
    • rolagem de listas (tesauros, entradas de autores, etc.);
    • possibilidade de aplicar filtros e outros limites à busca, a fim de diminuir o ruído nas respostas.

    Gab. E

    TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.


ID
3024340
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma ferramenta equivalente à maior biblioteca digital de periódicos utilizada no panorama brasileiro (CENDON; RIBEIRO, 2011). Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA com relação a essa fonte de informação online:

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA- É UM DOS PORTAIS MAIS RECENTES NOS PAÍSES LATINOS.


ID
3024343
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando a criação de repositórios institucionais em ambientes acadêmicos, assinale a alternativa correta, correspondente a uma afirmação sobre o tema:

Alternativas

ID
3024346
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O êxito das tecnologias da informação e da comunicação eletrônica no espaço de trabalho do bibliotecário acadêmico tem propiciado uma revisão das competências relacionadas ao seu perfil. Hipertextos, hipermídias, publicações digitais, bases de dados, portais, dentre outros recursos, integram a World Wide Web e são exemplos legítimos dessa nova forma de compartilhar a informação e o conhecimento. Considerando as novas competências que o bibliotecário deve incorporar ao seu perfil para atender a essa nova realidade, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
3024349
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das dimensões concebidas no âmbito da atuação bibliotecária refere-se à dimensão ética. Assinale a alternativa que NÃO enfatiza notadamente essa dimensão.

Alternativas

ID
3024352
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Classificação Decimal Universal (CDU) é uma linguagem de indexação e recuperação de informação que abrange praticamente todos os assuntos e que pode ser utilizada em acervos que lidem com qualquer tipo de suporte informacional (UDC CONSORTIUM, 2007). Considerando essa premissa, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das características da CDU:

Alternativas
Comentários
  • Sinceramente, não entendi o porquê desta alternativa ser correta, afinal, a CDU foi criada por Henri La Fontaine e Paul Otlet justamente por não conseguirem encontrar materiais especializados nas bibliotecas comuns, não sendo projetada, inicialmente, para ser uma classificação para bibliotecas.

    Alguém saberia explicar o raciocínio desta banca???

  • Adriana, tenho o mesmo questionamento! Não compreendo a resposta ser essa.


ID
3024355
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Denominação atribuída a um dos conceitos fundamentais da teoria da classificação que se refere à qualidade ou atributo escolhido para servir de base à classificação ou à divisão (PIEDADE, 1983). Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Característica:

    ]"A qualidade ou o atributo escolhido para servir de base à classificação ou à divisão chama-se característica ou princípio de classificação ou princípio da divisão" (PIEDADE, 1983, p. 17)

    Classe:

    "[...] conjunto de coisas ou idéias que possuem um ou vários atributos, predicados ou qualidades em comum. Ex: Mamíferos, Vertebrados, Canários, Animais." (PIEDADE, 1983, p. 19)

    Categorias:

    "[...] são as maiores classes de fenômenos, as classes mais gerais que podem ser formadas." (PIEDADE, 1983, p. 19)

    Fonte: PIEDADE, Maria Antonieta Requião. Introdução à teoria da classificação. Rio de Janeiro: Interciência, 1983

  • Complementando sobre as outras opções, ainda segundo Piedade (1983):

    Gênero é um conjunto de coisas ou idéias que podem ser divididas em dois ou mais grupos ou espécies.” (p. 23)

    Espécies são os vários grupos resultantes da divisão de um gênero por determinada característica.” (p. 23)

    Faceta: Grupo de isolados que têm alguma característica em comum. Manifestações das categorias fundamentais em cada campo do conhecimento, reunindo conceitos que têm determinada característica em comum. Empregada com sentido de gênero, quando usada para representar o conjunto de membros de uma mesma classe.

    Foco: Cada membro ou subclasse de uma faceta. Isolados agrupados em facetas.

    Isolado: Vários conceitos presentes nos assuntos antes de serem reunidos em facetas. Conceitos isolados.


ID
3024358
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Sabemos que os princípios permanecerão, mesmo que os nomes, os códigos, os úmeros das regras se modifiquem” (MEY; SILVEIRA, 2009, p. viii). Nesse recorte, as autoras citadas apresentam a obra intitulada catalogação no plural. Suscitam ponderações sobre um fato: os catalogadores mais do que em outras épocas encontram-se diante de cenário profissional mutante, “pois o minuto que vem trará certamente outras novas, outros ares, outras obras”. Sob essa ótica do novo, assinale a alternativa NÃO correspondente às tarefas (ou funções) de bibliografias nacionais e catálogos de bibliotecas, identificadas pelo modelo FRBR nas abordagens centradas no usuário:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Mey & Silveira (2009, p. 9-10):

    O modelo identifica como tarefas (ou funções) de bibliografias nacionais e catálogos de bibliotecas:

    • Utilização dos dados para encontrar materiais que correspondam aos critérios de busca do usuário; isto é, localizar tanto uma única entidade como um conjunto de entidades como resultado da busca;
    • Utilização dos dados recuperados para identificar uma entidade; isto é, confirmar que a entidade descrita corresponde àquela buscada, ou para distinguir entre duas ou mais entidades com características semelhantes;
    • Utilização dos dados para selecionar uma entidade apropriada às necessidades do usuário; isto é, escolher uma entidade adequada aos requisitos do usuário quanto ao conteúdo, formato físico etc., ou para rejeitar uma entidade inapropriada às demandas do usuário;
    • Utilização dos dados para adquirir ou obter acesso à entidade descrita; isto é, adquirir uma entidade por meio de compra, empréstimo ou acesso remoto.

    Gab. B

    MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.


ID
3024361
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Mantém forte relação com as AACR2, mas delas difere em muito, devido a três características: baseia-se numa estrutura teórica, foi projetada para ambiente digital e o seu escopo é mais abrangente do que o das AACR2. Trata-se de uma Norma projetada para focar a atenção no usuário nas tarefas que ele executa no processo de descobrimento de recursos. A finalidade de registrar dados é apoiar a tarefa do usuário (OLIVER, 2010, p. 1). De acordo com a questão enunciada assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Oliver (2011, p. 1):

    Apesar de manter uma forte relação com as AACR2, a RDA delas difere em muito, devido a ser baseada numa estrutura teórica, ter sido projetada para o ambiente digital e seu escopo ser mais abrangente do que o das AACR2.

    Gab. E

    OLIVER, Chris. Introdução à RDA: um guia básico. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.


ID
3024364
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As etapas consideradas no processo de análise de assunto são representadas pela leitura e posterior segmentação do texto em unidades que sintetizam o conteúdo dos documentos. Referindo-se a essas etapas, Wanderley (apud DODEBEI, 2002, p. 45) usou uma expressão equivalente. Assinale a alternativa correta, correspondente ao enunciado:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Dodebei (2002, p. 45):

    Essas etapas são representadas pela leitura e posterior segmentação do texto em unidades que sintetizam o conteúdo dos documentos. A expressão usada por Wanderley (1993, p. 187) “desconstruir o texto para referenciar o conteúdo" reflete as etapas discutidas em profundidade por Cunha (1986, p. 28-29), que apresenta um quadro teórico-conceitual da Análise Documentária e outro de seus modelos: leitura→ segmentação→ representação.

    Gab. A

    DODEBEI, Vera Lúcia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2002.


ID
3024367
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As recomendações relacionadas à temática sobre aspectos políticos para a indexação na catalogação em bibliotecas universitárias brasileiras vêm sendo consideradas no âmbito de um grupo de pesquisadores que se aprofundam em estudos sobre catálogos em redes de bibliotecas universitárias (FUJITA, 2009). Uma das alternativas seguintes NÃO corresponde ao pensamento desse grupo de pesquisadores:

Alternativas
Comentários
  • Acreditamos, portanto, que a política de indexação deve ser compreendida como uma decisão administrativa das bibliotecas universitárias representada por meio de uma filosofia que reflita os objetivos da biblioteca, identificando condutas teóricas e práticas das equipes envolvidas no tratamento da informação da biblioteca para definir um padrão de cultura organizacional coerente com a demanda da comunidade acadêmica interna e externa. Além disso, a política de indexação deve estar descrita e registrada em manuais de indexação para que possam ser constantemente avaliadas e modificadas, se preciso. (LEIVA; FUJITA, 2012, p. 173)

    Gabarito: D

    Fonte:

    GIL LEIVA, Isidoro; FUJITA. Mariângela Spotti Lopes. Política de indexação. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012. Disponível em:https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/politica-de-indexacao_ebook.pdf. Acesso em: 21 out. 2021