SóProvas


ID
3024577
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a civilização Inca, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • " Os quipos ( que em língua quíchua significam nós) consistiam em um simples e engenhoso artefato: um cordão principal ( de 30 centímetros até vários metros de comprimento) e dele pendiam muitas cordinhas coloridas com nós espaçados (quipus).As cordas eram usadas para registrar números segundo o sistema decimal e havia um número para o zero[...]"

    Fonte: DE LA VEGA,Garcilaso. comentários reales (1586).Lima:Editorial Mercurio

  • Erradas: a, c, d, (fonte: wikipedia - Império Inca) e (fonte: colégio Friburgo)

    a - Quetzalcoatl ("serpente emplumada" ou "serpente de penas quetzal") é da mitologia Maia.

    c - Montezuma II foi um tlatoani asteca. Seu governo teve início em 1502 e terminou em 1520.

    d - Darcy Ribeiro considera esse padrão de organização social, que denomina de "império teocrático do regadio", semelhante aos formados há mais ou menos dois mil anos na região Mesopotâmia ou às civilizações que se desenvolveram na Índia e China mil anos depois e às civilizações Maias e Astecas na Mesoamérica. Segundo Ribeiro, esse tipo de formação imperial caracteriza-se pela tecnologia de irrigação (regadio), desenvolvendo sistemas de engenharia hidráulica, agricultura irrigada (exceção talvez dos Maias que apenas possuíam o domínio do transporte das águas), metalurgia do cobre e bronze, técnicas de construção (com deslocamento e cortes de pedras até hoje desconhecidos), notação numérica (quipos), escrita ideográfica (no caso dos astecas) e técnicas de comunicação. Devido ao seu governo centralizado, a organização social do império inca é frequentemente comparada àquela idealizada por governos socialistas.

    e - Como os Incas não possuiam escrita, cabia aos anautas (guardiões das tradições) manterem na memória lendas e fatos históricos, que passavam oralmente de uma geração a outra.

    Correta B

    Quipos - era um instrumento utilizado para comunicação, mas também como registro contábil e como registros memotécnicos entre os incas. Eram feitos da união de cordões que podem ser coloridos ou não, e poderia ter enfeites, como por exemplo ossos e penas, onde cada nó que se dava em cada cordão significava uma mensagem distinta. Cada cordão poderia ter um ou mais nós, ou nenhum nó, ou um nó na ponta, um na base, enfim, tudo era comunicado e transportado rapidamente ao imperador Inca no centro do império.