SóProvas


ID
3024760
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sobre a origem do conceito de infância pode-se inferir, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Ao estudarmos outras civilizações percebemos que os conceitos que são, para nós, tão claros e comuns, de infância, adolescência, vida adulta e velhice, não são os mesmos em outros tempos históricos e, em outras culturas. A ideia de “adolescência", por exemplo, de um tempo de transição entre a infância e a vida adulta é bastante recente! Não é difícil encontrarmos rituais de passagem da meninice para a vida adulta, tanto para meninos quanto meninas, entre 11 e 13 anos. Não é incomum a passagem para a idade adulta, entre as meninas, ser pontuada pela menarca, quando ela, teoricamente, passa a ser capaz de procriar. Podemos ser a  criança, por sua vez, sendo entendida como um “mini adulto" e não como um ser com características específicas daquele momento de vida, sendo construtor, portanto, de uma história própria, a partir de uma determinada visão de mundo.

    A partir desta pequena introdução, vamos analisar as proposições apresentadas acerca do conceito de “infância". Atenção,pois a entrada da questão indica que há uma proposição FALSA, entre quatro verdadeiras.
    A) VERDADEIRA. Há pouco tempo a historiografia busca temas e campos não tradicionais, que demonstram o esforço de cientistas sociais de olhar outros “cantos e recantos", além de personagens das comunidades, através de perspectivas históricas e não a partir de uma naturalização. Ou seja: nada é “por que é" ou “ porque sempre foi assim". Há sempre uma perspectiva histórica a ser tomada em consideração
    B) VERDADEIRA. Os estudos acerca das crianças e de sua história, ou seja, de como são entendidas, vistas, tratadas e inseridas nas diferentes comunidades ao longo do tempo, são bastante recentes. Somente a partir do século XIX é que, aos poucos, as crianças passaram a ser vistas como sujeito da História
    C) VERDADEIRA. Esta afirmativa é uma síntese da afirmativa B. Não há uma diferença de proposição. Destaca que a historiografia destaca a criança como sujeito da História, no Brasil e no mundo, a partir do século XIX. Por conseguinte, a produção acerca do tema data daí para diante.
    D) FALSA. Esta afirmativa está bastante confusa. Ela não especifica em que época teria “aligeirado" o trabalho das Ciências Sociais com a questão da infância e as suas relações com a escola e a sociedade. Além disso destaca como objeto de estudo as “falas das crianças" sem que especifique que “falas seriam essas. Ao lermos a proposição não fica claro o que ela objetiva transmitir. Daí ser falsa.
    E) VERDADEIRA. Nesta alternativa destaca-se a ideia de que, percebia-se em comunidades de outros tempos históricos, a pouco ou nenhuma distinção entre os tempos de vida do ser humano. A vida seria mais ou menos igual para todos. Ao mesmo tempo, as crianças ficariam mais à mercê da violência dos adultos, ao menos entre alguns grupos.

    RESPOSTA : LETRA  D