A questão pede para marcarmos o nome do colonizador português:
A) O primeiro representante da Coroa Portuguesa a explorar os territórios da capitania do Ceará, no início do século XVII, requereu e obteve da Corte Portuguesa, por intermédio de Diogo Botelho, oitavo governador-geral do Brasil, o título de capitão-mor para iniciar as explorações. À frente de um exército de 800 homens, entre mercenários e índios cristianizados, avançou pelo sertão em busca do Eldorado.
B) Foi um padre espanhol e enviado para São Vicente para catequizar os índios e com eles aprendeu a língua Tupi. Além de instruir os índios, Padre José de Anchieta foi professor dos noviços que entravam para a Companhia de Jesus no Brasil. Viveu em São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo. Ele faleceu em 9 de junho de 1597, na cidade Reritiba, situada na capitania do Espírito Santo.
C) Militar português, quando chegou ao Brasil em 1602, com 16 ou 17 anos, como soldado. Participou de uma expedição, que contava com 65 portugueses e 800 índios, com o objetivo de aprender a língua dos índios da região e os seus costumes. E em 1612, se tornou o “fundador” da capitania do Ceará, com a ajuda de índios Potyguaras e seus soldados.
D) Diplomata e primeiro-ministro português. Faz parte da geração de governantes conhecida como déspotas esclarecidos que afetou o Reino e suas colônias. nasceu em Lisboa, em 13 de maio de 1699. Faleceu em Pombal, em 8 de maio de 1782. Esteve à frente da administração portuguesa, entre 1750 e 1777, e realizou reformas que tiveram grande impacto no Brasil e em Portugal.
GABARITO: LETRA C