SóProvas


ID
3024832
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“No Ceará não se embarca mais escravos”. Essa frase ficou muito conhecida na cidade de Fortaleza, num episódio do movimento contra o tráfico interno de escravos no Ceará. Essa ousada frase foi dita para os jangadeiros que estavam no porto do Mucuripe, com escravos para embarcar, e foi aceita pelos presentes. O autor da frase é o conhecido:

Alternativas
Comentários
  • Francisco José do Nascimento (Canoa Quebrada, Aracati 15 de Abril de 1839 — Fortaleza, 5 de Março de 1914), também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi um líder jangadeiro, prático mor e abolicionista, com participação ativa no Movimento Abolicionista no Ceará, que foi o estado pioneiro na abolição da escravidão, doravante conhecido como Terra da Luz.

    FONTE : WIKIPÉDIA

     

    GABA A

  • Concordando com a resposta anterior, Francismo José do Nascimento, foi um jangadeiro que comandou um movimento contra o trafico de escravos sob o lema: "No Ceará não se embarca mais escravos". Francismo ficou conhecido como "O Dragão do Mar".

    Curiosidade: O Ceará foi o primeiro estado brasileiro onde a escravidão foi abolida, em 1884, antes da lei Áurea, de 1888. Talvez por que o Ceará não fosse um estado que dependesse do trabalho escravo para movimentar sua economia. O movimento contou com o apoio da maçonaria tbm.

  • A questão quer que identifiquemos o autor da frase, " No Ceará não se embarca mais escravos", que está relacionada com o movimento contra o tráfico interno no Ceará. Também, se faz referência aos jangadeiros.

    Portanto, no decorrer da década de 1880 deu inicio a sociedades civis dedicadas na luta abolicionista, uma delas foi a Sociedade Cearense Libertadora. E um dos maiores apoiadores foi o jangadeiro e abolicionista Francisco José do Nascimento, apelidado de Dragão do Mar.

    Em 1881, "Dragão do Mar" e seus companheiros se recusaram a embarcar no Porto de Fortaleza os escravizados, citando a frase acima.

    Alternativa: A