SóProvas


ID
3024883
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual mas não contestado em sua essência. A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia influência — a zona ocupada pelo Exército Vermelho e/ ou outras armadas comunistas no término da guerra — e não tentava ampliá-la com o uso da força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos, assumindo o que restava da velha hegemonia imperial das antigas potências coloniais. Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética”.

(HOBSBAWM, Eric. A Guerra Fria. In: ______. Era dos Extremos. O breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1998).


O texto acima refere-se ao papel dos EUA e da URSS no período da Guerra Fria, com destaque para o “equilíbrio desigual de poder” entre ambos, o que se revela em sua complexidade de mais de 40 anos de existência, bem como nos diferentes momentos de seus desdobramentos nas diversas regiões do globo terreste. No princípio da Guerra Fria, particularmente entre 1945-1949, há predomínio da chamada pax americana. Marque a alternativa correta que caracteriza a pax americana:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito a

  • GABARITO A

    Pax americana é um termo latino que significa "paz americana". 

    Durante a Guerra Fria, o mundo estava dividido entre capitalistas e socialistas, a qual os Estados Unidos eram a principal potência do capitalismo. Com a queda do Muro de Berlim, que era o principal ícone do mundo bipolar, e aderência dos países socialistas ao capitalismo, os Estados Unidos pode estender sua hegemonia sobre esses países. 

    O termo se refere ao período de paz em que os Estados Unidos teve relações de ajuda aos países socialistas e capitalistas para fortalecer suas indústrias, incluindo ajuda financeira e desenvolvimento político.