“O golpe de outubro de 1930, que deslocou as tradicionais oligarquias do epicentro do poder, tem sido tratado na historiografia a partir de diferentes vertentes explicativas. [...] Propondo uma interpretação alternativa, Fausto crê que a Revolução de 1930 deve ser entendida como o resultado de conflitos intraoligárquicos fortalecidos por movimentos militares dissidentes, que tinham como objetivo golpear a hegemonia da burguesia cafeeira. Contudo, em virtude da incapacidade das demais frações de classe para assumir o poder de maneira exclusiva, e com o colapso político da burguesia do café, abriu-se um vazio no poder. A resposta para essa situação foi o Estado de compromisso”.
(FERREIRA, M.de M.; SÁ PINTO, S.C. A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930. In: FERREIRA, Jorge.; DELGADO, Lucília de A.N. (Orgs.) O Brasil Republicano. O tempo do liberalismo excludente. Da Proclamação da República à Revolução de 1930. 4.ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010).
Considerando a vertente explicativa mencionada no fragmento acima, marque a alternativa correta a respeito das características do Estado de Compromisso.