SóProvas


ID
3025081
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As questões nacionais no Oriente Médio e na África, que marcam conflitos históricos atuais no mundo, envolvem, sobretudo, disputas atuais e ideologia. Nos movimentos ocorridos na Tunísia e no Egito, conhecidos como Primaveras Árabes, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  A "Primavera Árabe" foi uma série de revoltas populares que eclodiram em mais de 10 países no Oriente Médio e na região norte da África. A Tunísia foi o berço de revoluções que se espalharam pelos Estados vizinhos em oposição às altas taxas de desemprego, precárias condições de vida, corrupção e governos autoritários.
    O termo “Primavera Árabe" foi popularizado pela mídia ocidental no início de 2011, após a revolta bem-sucedida ocorrida na Tunísia O estopim do movimento, até então limitado à Tunísia, ocorreu quando o comerciante local Mohammed Bouazizi ateou fogo no próprio corpo após ser ultrajado pela polícia. Responsável por uma família de oito pessoas, havia colocado à venda seu carrinho de mão. Membros do governo pediram propina para que vendesse seu instrumento de trabalho e Mohammed se negou. Foi colocado em um carro, agredido e todos os seus produtos foram roubados. Após o suicídio do comerciante, a população da Tunísia se revoltou O então presidente foi forçado a deixar o país em 14 de janeiro de 2011, o que inspirou revoltas similares em países próximos. 
    Nasceu o termo “Primavera Árabe", que se refere à renovação da região, historicamente dominada por regimes não-democráticos e por vezes ditatoriais. 
    A questão demanda que seja assinalada a afirmativa correta acerca da Primavera árabe na Tunísia e no Egito
    A) INCORRETA- A acusação feita ao ocidente é bastante comum entre muçulmanos radicais, como os Talibãs do Afeganistão. No entanto, no movimento da Primavera Árabe a questão era interna e não de Relações Internacionais. 
    B) INCORRETA – Durante os movimentos no Oriente Médio conhecidos como Primavera Árabe houve a participação de grupos defensores da laicidade do Estado e, de grupos que vinculam as questões política e religiosa, como é comum e tradicional em países de maioria de população muçulmana. Nem sempre houve a demanda por um Estado laico. Há que se trabalhar com as especificidades de cada país. 
    C) CORRETA – Entre as propostas da Primavera Árabe havia a ideia de defesa das tradições da região mas, ao mesmo tempo, a ideia de proposições comuns na luta contra a desigualdade e injustiças sociais. 
    D) INCORRETA- É verdade que as soluções que nasceram em função dos movimentos na Primavera Árabe não são iguais em todos os países. Há que atentar para a especificidade de cada um. No entanto, não é correto afirmar que o Egito tornou-se completamente laico – já que há a atuação política da Irmandade Muçulmana – nem que a Tunísia tenha dado continuidade a uma política religiosa. Na verdade apenas a Tunísia consolidou seu processo democrático no norte da África e Oriente Médio. 
    E) INCORRETA – A aproximação com o ocidente não é desta época. Ela vem das lutas pela independência em relação aos dominadores europeus desde o final da Primeira Guerra Mundial.
    Gabarito do professor: Letra C.