SóProvas


ID
3025516
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            O prontuário de paciente de 31 anos de idade, sexo masculino, registra o diagnóstico médico de epilepsia. Durante a anamnese, o paciente relata o uso contínuo de fenitoína e queixa-se da “aparência da gengiva”. O exame clínico mostra tumefação generalizada da gengiva, especialmente das papilas interdentais.

O tratamento consiste em

I. orientação ao paciente para reduzir a escovação dental evitando ferir a gengiva hiperplásica, uma vez que não há associação entre os níveis de biofilme e o supercrescimento gengival.

II. solicitação ao médico para considerar a possibilidade de redução na dosagem de fenitoína.

III. controle profissional do biofilme bacteriano dental.

IV. gengivectomia com bisel externo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Fenitoína é destinado ao tratamento de:

    Crises convulsivas durante ou após neurocirurgia; Crises convulsivas, crises tônico-clônicas generalizadas e crise parcial complexa (lobo psicomotor e temporal); Estado de mal epiléptico.

    Não posso fazer com que o paciente diminua a dosagem, apenas posso controlar o biofilme e fazer uma gengivectomia, orientando que pela medicação ou outros fatores podem influencias este tipo de circunstancia a qual ele se encontra.

    Os resultados mostraram que os pacientes que tomavam fenitoína apresentaram um maior índice gengival e um maior risco de apresentar crescimento gengival. Os autores concluíram que nesta amostra a inflamação gengival foi um fator de risco significante para o crescimento gengival.