SóProvas



Prova FCC - 2018 - PM-AP - 2º Tenente - Odontólogo


ID
2853841
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Está correta a redação da seguinte frase adaptada do texto:

Alternativas
Comentários
  • Ta mas aonde está o texto relacionado?????

  • "B) Por meio da música de Verdi, inspiraM-se emoções fortes, e com ela eclodeM melodias fáceis de cantar, apesar de alguns estarem alheios à profundidade sonora e reflexiva criada por ele.

    C) Verdi enfrentou a indústria da ópera de seu tempo e uma vez que, tenha vivido de modo simples e despojado em um pequeno sítio perto de Parma, manteve-se atrelado a região em que nasceu.

    D) Tanto Wagner como Verdi nasceram em 1813, traçaram histórias paralelas, tornando-se gigantes da ópera, conquanto Wagner tenha atribuído em si mesmo o mito de um gênio, em cuja imagem a humanidade deve se curvar.

    E) Na primeira cena de Attila, o rei dos hunos, aquele que, encarna a barbárie e a tirania, conforme concebido por Andrea de Rosa, vê-se, ao cair da noite, mulheres e crianças escondendo-se em um buraco."

    ---

    Bons estudos.

  • Prezado M e N

    Seu raciocínio faz sentido, no entanto, o fragmento ''da música'' encontra-se no singular, logo concordá-lo no plural com os termos seguintes parece-me um pouco estranho tendo em vista às regras ortográficas.

  • "em Milão" é adjunto adverbial de lugar, não teria que estar entre vírgulas também?

  • Ao meu ver, a alternativa "A" se equivocou ao não separar o excerto "advindo dos direitos autorais das obras de Verdi" entre virgulas, uma vez que se trata de uma oração reduzida de particípio e, por vez, também, encontra-se deslocada, não respeitando, assim, a forma direta/canônica do período ( Suj. + Verbo + Comp. ). Questão passiva de recurso e anulação.


ID
2853844
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O financiamento do Sistema Único de Saúde ocorre, de acordo com a Lei n° 141/2012, por meio da vinculação de recursos, com vistas à melhoria da saúde da população. Para que o gasto corresponda ao que foi planejado, orçado e executado, são definidas funções da gestão orçamentária-financeira do sistema, realizadas pelos seguintes instrumentos:

Alternativas
Comentários
  • Nas esferas estadual e municipal, além dos recursos do próprio Tesouro, há os recursos transferidos da União, que devem ser previstos no orçamento e identificados nos fundos de saúde para execução de ações previstas nos instrumentos do Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS): Programação Anual de Saúde; Relatório de Gestão; Planos de Saúde contendo o Plano Diretor de Regionalização e o Plano Diretor de Investimentos. 

    Os recursos destinados às ações e serviços de saúde devem ser aplicados por meio de fundos de saúde. Assim, os fundos adquirem a forma de unidades gestoras de orçamento, devendo ter orçamento consignado para poder aplicar os recursos transferidos. 

    Portanto, devem-se definir os recursos do fundo de saúde no orçamento do município ou do estado em consonância com os respectivos planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde. Esses recursos definidos no orçamento para os programas devem estar de acordo com as metas que o governo pretende atingir no próximo exercício. 

    Deve-se, ainda, alocar os recursos por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual ou por intermédio de créditos suplementares, especiais ou extraordinários. 

    Enfim, para que o gasto corresponda ao que foi planejado, orçado e executado, são definidas funções da gestão orçamentária-financeira do sistema, realizadas pelos Plano de Saúde, Programação Anual de Saúde, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual e Fundo de Saúde. Conforme descrito na alternativa A. 

    O restante das alternativas estão errada porque não traz os instrumentos corretos para a gestão orçamentária-financeira. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia 

    https://www.conass.org.br/guiainformacao/planejamento-orcamentario-e-financeiro-sob-enfoque-no-fundo-de-saude/ 

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp141.htm

ID
2853847
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na Conferência de Alma-Ata, realizada em 1978, reafirmou-se a promoção e proteção da saúde dos povos como fundamento do contínuo desenvolvimento econômico-social, qualidade de vida e para a paz. O evento deu divulgação internacional ao conceito de “cuidados primários de saúde” como conceito-chave que permitiria que todos os povos atingissem um melhor nível de saúde. Pode-se dizer que o Sistema Único de Saúde, originariamente, se apoia nesse conceito operacionalizando uma atenção primária mais combativa, em que a correlação entre condições de saúde e classe social ficavam explícitas, em que enfermidade e pobreza não podiam mais ser dissociadas, na medida em que a desigualdade social se configurava em desigualdade de acesso aos serviços. Dessa forma, a concepção de saúde estava marcada pela compreensão da relação, no mundo contemporâneo, entre o modo de produção capitalista e a saúde, cenário que tornou possível reconhecer e admitir de maneira direta e pormenorizada que a saúde deve ser compreendida como decorrente

Alternativas
Comentários
  • A Conferência de Alma-Ata, realizada em 1978, coloca que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade, é um direito humano fundamental, e que a consecução do mais alto nível possível de saúde é a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação de muitos outros setores sociais e econômicos, além do setor da saúde. 

    Esta conferência ressaltou o íntimo inter-relacionamento e independência da saúde com o desenvolvimento econômico e social, sendo a primeira causa e consequência da progressiva melhoria das condições e da qualidade de vida. A chave do plano da Conferência de Alma-Ata está na prevenção, no desenvolvimento social e nos cuidados de saúde. 

    A carta ainda coloca que O desenvolvimento econômico e social baseado numa ordem econômica internacional é de importância fundamental para a mais plena realização da meta de Saúde. 

    Diante do exposto acima poderíamos fazer confusão com a alternativa A, porem a banca não solicita a definição de saúde, mas sim, a maneira como a saúde deve ser compreendida e, pelo texto acima fica claro a questão social para a determinação do processo saúde-doença, por isso a alternativa correta é a letra D. 

    A saúde vai muito além da ausência de doença, portanto a alternativa B está errada.  

    AS alternativas C e E falam de uso de medicação o que não se relaciona diretamente com a compreensão do processo saúde-doença.  

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 

    https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_6.pdf 

    http://cmdss2011.org/site/wp-content/uploads/2011/07/Declara%C3%A7%C3%A3o-Alma-Ata.pdf 

ID
2853850
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) é implementada no âmbito do Sistema Único de Saúde tendo como fundamento o seguinte conceito de “assistência farmacêutica”, expresso na Resolução n° 338, de 6/5/2004, do Conselho Nacional de Saúde:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Resolução n° 338, de 6/5/2004, do Conselho Nacional de Saúde, a Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. 

    Portanto de acordo com a resolução a única alternativa que compreende a definição correta consta na letra D, as demais trazem informações que não se adequam ao conceito colocado pela legislação. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 


ID
2853853
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem

Ao se considerar a necessidade de aprimorar o denominado “Controle Social” da Saúde no âmbito nacional e as demandas dos Conselhos Estaduais e Municipais, a Resolução n° 453/2012, do Conselho Nacional de Saúde, estabelece diretrizes para a atuação dos conselhos de saúde. De acordo com uma dessas diretrizes, cabe a um conselho de saúde, seja na esfera nacional, estadual ou municipal

Alternativas
Comentários
  • Uma das diretrizes garante a participação da sociedade organizada com composição paritária de usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos representados. Portanto a alternativa A está errada já que a função não é de integrar a todos os cidadãos.  

    O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de Governo, integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Alternativa B está errada. 

    Os Conselhos de Saúde garantem a participação da sociedade organizada, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros. Alternativa C está correta.  

    As três esferas de Governo garantem autonomia administrativa para o pleno funcionamento do Conselho de Saúde, dotação orçamentária, autonomia financeira e organização da secretaria-executiva com a necessária infraestrutura e apoio técnico. Alternativa D está errada. 

    Não é uma diretriz do Conselho de saúde a definição de procedimentos. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Alternativa C.

    Bibliografia 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2012/res0453_10_05_2012.html 

ID
2853856
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) integram as estruturas organizacionais do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de organizarem a produção de informações compatíveis com as necessidades dos diferentes níveis de atenção à saúde, assegurando uma avaliação permanente das ações executadas e dos seus efeitos sobre a situação de saúde. Integram os SIS, no âmbito da produção assistencial, os seguintes sistemas:

Alternativas
Comentários
  • Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) são instrumentos que apoiam a gestão do SUS, em todas as esferas, nos processos de planejamento, programação, regulação, controle, avaliação e auditoria. 

    Especificamente em relação aos SIS criados para informação de produção assistencial (Sistema de Informação Ambulatorial - SIA/ SUS e Sistema de Informação Hospitalar - SIH/SUS), ambos sistemas foram criados no fim da década de 1980 e início da década de 1990, com a finalidade de operacionalizar o pagamento das internações e demais procedimentos realizados nos estabelecimentos do SUS, além de instrumentalizar ações de controle e auditoria. 

    Todas as alternativas trazem sistemas utilizados no SIS, porem a única alternativa que traz especificamente sistemas de produção assistencial é a alternativa B. 

    Gabarito do Professor: Alternativa B.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle. Sistemas de Informação da Atenção à Saúde: Contextos Históricos, Avanços e Perspectivas no SUS/Organização Pan-Americana da Saúde – Brasília, 2015. 

ID
2853859
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Inspirada na Carta de Ottawa, a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 196 aponta que deve haver “acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". Assim, a promoção da saúde é o conceito-chave nos quais os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem dar ênfase. Tradicionalmente, espera-se que os serviços de saúde em geral pratiquem promoção da saúde

Alternativas
Comentários
  • E) atuando pela diminuição do fosso existente, quanto às condições de saúde, entre diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como lutar contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade. 

  • COMPROMISSOS COM A PROMOÇÃO DA SAÚDE

    Os participantes desta Conferência comprometem-se a:

    • atuar no campo das políticas públicas saudáveis e advogar um compromisso político claro em relação à saúde e à eqüidade em todos os setores;

    • agir contra a produção de produtos prejudiciais à saúde, a degradação dos recursos naturais, as condições ambientais e de vida não-saudáveis e a má-nutrição; e centrar sua atenção nos novos temas da saúde pública, tais como a poluição, o trabalho perigoso e as questões da habitação e dos assentamentos rurais;

    • atuar pela diminuição do fosso existente, quanto às condições de saúde, entre diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como lutar contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade;

    • reconhecer as pessoas como o principal recurso para a saúde; apoiá-las e capacita-las para que se mantenham saudáveis a si próprias, às suas famílias e amigos, através de financiamentos e/ou outras formas de apoio; e aceitar a comunidade como porta-voz essencial em matéria de saúde, condições de vida e bem-estar;

    • reorientar os serviços de saúde e os recursos disponíveis para a promoção da saúde; incentivar a participação e colaboração de outros setores, outras disciplinas e, mais importante, da própria comunidade;

    • reconhecer a saúde e sua manutenção como o maior desafio e o principal investimento social dos governos; e dedicar-se ao tema da ecologia em geral e das diferentes maneiras de vida;

    • a Conferência conclama a todos os interessados juntar esforços no compromisso por uma forte aliança em torno da saúde pública.

    Ottawa, novembro de 1986 

  • Para se operar a política de saúde, incluindo a de promoção da saúde, é necessária a consolidação de práticas voltadas para indivíduos e coletividades, em uma perspectiva de trabalho multidisciplinar, integrado e em redes, de forma que considere as necessidades em saúde da população, em uma ação articulada entre os diversos atores, em um determinado território 

    A promoção da saúde deve considerar a autonomia e a singularidade dos sujeitos, das coletividades e dos territórios, pois as formas como eles elegem seus modos de viver, como organizam suas escolhas e como criam possibilidades de satisfazer suas necessidades dependem não apenas da vontade ou da liberdade individual e comunitária, mas estão condicionadas e determinadas pelos contextos social, econômico, político e cultural em que eles vivem. 

    A Política Nacional de Promoção da Saúde, em seu processo de implementação nas várias esferas de gestão do SUS e na interação entre o setor Sanitário e os demais setores das políticas públicas e da sociedade, vem para provocar mudanças nos modos de organizar, planejar, realizar, analisar e avaliar o trabalho em saúde. 

    O foco da promoção da saúde não e apenas nos assentamentos rurais e comunidades quilombos, mas em toda população, principalmente a de risco. Alternativa A está errada. 

    A promoção a saúde leva em consideração a equidade e não o oposto, a inequidade. Alternativa B está errada. 

    Um dos pilares da promoção em saúde são as doenças crônicas não transmissíveis, claro que as doenças infectocontagiosas são importantes, mas não são o único trabalho da promoção em saúde. Alternativa C está errada. 

    A alternativa D está totalmente errada, a promoção em saúde não depende das forças armadas. 

    A alternativa E está correta, já que a promoção em saúde leva em consideração diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como luta contra as desigualdades em saúde produzidas pelas regras e práticas desta mesma sociedade. 

    Gabarito do Professor: Alternativa E.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 

ID
2853862
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a denominada “nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)", instituída em 2017, uma equipe de saúde da família para populações ribeirinhas (eSFR) será composta por, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Equipes de Saúde da Família para o atendimento da População Ribeirinha da Amazônia Legal e Pantaneira: Considerando as especificidades locorregionais, os municípios da Amazônia Legal e Pantaneiras podem optar entre 2 (dois) arranjos organizacionais para equipes Saúde da Família, além dos existentes para o restante do país:

    a. Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (eSFR): São equipes que desempenham parte significativa de suas funções em UBS construídas e/ou localizadas nas comunidades pertencentes à área adstrita e cujo acesso se dá por meio fluvial e que, pela grande dispersão territorial, necessitam de embarcações para atender as comunidades dispersas no território. As eSFR são vinculadas a uma UBS, que pode estar localizada na sede do Município ou em alguma comunidade ribeirinha localizada na área adstrita.

    A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal.

    Nas hipóteses de grande dispersão populacional, as ESFR podem contar, ainda, com: até 24 (vinte e quatro) Agentes Comunitários de Saúde; até 12 (doze) microscopistas, nas regiões endêmicas; até 11 (onze) Auxiliares/Técnicos de enfermagem; e 1 (um) Auxiliar/Técnico de saúde bucal. As ESFR poderão, ainda, acrescentar até 2 (dois) profissionais da área da saúde de nível superior à sua composição, dentre enfermeiros ou outros profissionais previstos nas equipes de Nasf-AB.

    Neste caso, seria letra: C

    O poderão, não constitui regra.

  • Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF): São equipes que desempenham suas funções em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF), responsáveis por comunidades dispersas, ribeirinhas e pertencentes à área adstrita, cujo acesso se dá por meio fluvial. 

    A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal. 

    Devem contar também, com um (01) técnico de laboratório e/ou bioquímico. Estas equipes poderão incluir, na composição mínima, os profissionais de saúde bucal, um (1) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e um (01) Técnico ou Auxiliar em Saúde Bucal. 

    Poderão, ainda, acrescentar até 2 (dois) profissionais da área da saúde de nível superior à sua composição, dentre enfermeiros ou outros profissionais previstos para os Nasf – AB. 

    Gabarito do Professor: Letra C 
    Gabarito da Banca: Letra D 

    Bibliografia 

  • É a letra C: A eSFR será formada por equipe multiprofissional composta por, no mínimo: 1 (um) médico, preferencialmente da especialidade de Família e Comunidade, 1 (um) enfermeiro, preferencialmente especialista em Saúde da Família e 1 (um) auxiliar ou técnico de enfermagem, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, o ACS e ACE e os profissionais de saúde bucal:1 (um) cirurgião dentista, preferencialmente especialista em saúde da família e 1 (um) técnico ou auxiliar em saúde bucal.

ID
2853865
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH, 2004), uma das atividades de humanização em saúde que pode ser realizada no nível da atenção secundária, especialmente na urgência e emergência, nos prontos-socorros e nos pronto-atendimentos é

Alternativas
Comentários
  • As diretrizes na urgência e emergência, nos prontos-socorros e nos pronto-atendimentos são: 

    1. Acolher a demanda por meio de critérios de avaliação de risco, garantindo o acesso referenciado aos demais níveis de assistência.  

    2. Comprometer-se com a referência e a contra-referência, aumentando a resolução da urgência e emergência, provendo o acesso à estrutura hospitalar e a transferência segura, conforme a necessidade dos usuários.  

    3. Definir protocolos clínicos, garantindo a eliminação de intervenções desnecessárias e respeitando as diferenças e as necessidades do sujeito. 

    Portanto a única alternativa que traz uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH, 2004)  relacionada a urgência e emergência, prontos-socorros e pronto-atendimentos é a alternativa D. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf 

ID
2853868
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na perspectiva de operacionalizar o conceito ampliado de saúde, diversas ações e serviços que transcendem a assistência direta ao paciente são realizações do Sistema Único de Saúde, conforme disposto no Art. 200 da Constituição Federal. Nesse sentido, considera-se uma dessas atribuições:

Alternativas
Comentários
  • Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

            I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

            II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

            III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

            IV - participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

            V - incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação;

            VI - fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

            VII - participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

            VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

  • Ao sistema único de saúde compete: 

     -  controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos; 

    -  executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; 

    -  ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde; 

    -  participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico; 

    -  incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação; 

    -  fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano; 

    -  participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos; 

    -  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. 

    Conforme colocado acima a alternativa A está correta. 

    A alternativa B está errada porque o SUS participa da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e não de segurança pública. 

    O SUS não executa edição de legislação sobre direito do trabalho. Alternativa C está errada. 

    Não é de competência do SUS financiar as ações de propaganda antitabagismo. Alternativa D está incorreta. 

    Não compete ao SUS reordenar a cadeia produtiva de drogas lícitas. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra A. 

    Bibliografia 

    https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_26.06.2019/art_200_.asp 

ID
2853871
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um aspecto importante do perfil de profissionais que trabalham com atenção primária à saúde é a capacitação para o trabalho com as famílias. Assim, existe a necessidade de os profissionais de saúde incorporarem atividades em saúde com base nos contextos de vida dos sujeitos e nos saberes destas famílias. Por exemplo, ao pensar na abordagem de uma família nuclear com uma criança de 7 anos com uma doença crônica de longa duração e dois irmãos mais novos, deve-se considerar a possibilidade:

Alternativas
Comentários
  • As condições crônicas na infância podem ser definidas como aquelas de base biológica, psicológica ou cognitiva que duram ou têm potencial para se manterem pelo menos por um ano e que produzem uma ou mais das seguintes consequências: limitações de função, atividade ou papel social; dependência de medicamentos, alimentação especial, dispositivo tecnológico ou cuidados; e necessidade de assistência em serviços de saúde ou educacionais acima do usual para a idade da criança. 

    Quando uma criança e sua família vivenciam a doença crônica, têm seu cotidiano modificado devido à interrupção das atividades diárias, internações prolongadas, realização de exames, adesão à terapêutica, efeitos indesejáveis advindos da própria medicação, limitações na compreensão do diagnóstico, desajuste financeiro, angústia, sofrimento, dor e medo constante da possibilidade de morte. Os irmãos saudáveis também precisam ser assistidos, uma vez que podem reagir negativamente à doença ou ao irmão(a) doente. 

    Algumas vezes a criança com doença crônica pode fortalecer o vínculo familiar, mas isso não é uma regra, o mais comum e uma crise conjugal em decorrência da criança com doença crônica. A alternativa A está errada. 

    A alternativa B está errada já que a criança sempre influencia o funcionamento familiar.  

    A alternativa C está correta, muitas vezes os pais buscam prazeres imediatos para aliviar a tensão do cuidado. 

    Não há como proteger os demais membros da família, eles fazem parte do núcleo familiar. Alternativa D está errada. 

    Os cuidados com a criança com doença crônica muitas vezes levam a um dos pais deixarem o emprego para cuidar da criança, acarretando em um problema social e econômico para a família. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia 

    Araújo Yana Balduíno, Reichert Altamira Pereira da Silva, Vasconcelos Maria Gorete Lucena de, Collet Neusa. Fragilidade da rede social de famílias de crianças com doença crônica. Rev. bras. enferm.  Oct [cited  2020  May  05] ;  66( 5 ): 675-681. 2013. 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 

ID
3025465
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente de 19 anos de idade, sexo masculino, tem a queixa principal de “dor nos dentes” posteriores. A sintomatologia dolorosa é provocada pelo contato com os alimentos durante a mastigação. O paciente relata dificuldade em efetuar a higiene bucal por sentir dor ao escovar os dentes. O exame clínico mostra lesões cavitadas nos dentes 16, 17, 26, 35, 36, 37 e 46. O exame radiográfico indica não haver exposição pulpar.

O tratamento proposto para os dentes com cavitação consistiu na adequação do meio bucal, que requer a remoção

Alternativas

ID
3025468
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente de 19 anos de idade, sexo masculino, tem a queixa principal de “dor nos dentes” posteriores. A sintomatologia dolorosa é provocada pelo contato com os alimentos durante a mastigação. O paciente relata dificuldade em efetuar a higiene bucal por sentir dor ao escovar os dentes. O exame clínico mostra lesões cavitadas nos dentes 16, 17, 26, 35, 36, 37 e 46. O exame radiográfico indica não haver exposição pulpar.

Considere as assertivas abaixo.

A restauração provisória de longa duração nos dentes 16, 17, 26, 35, 36, 37 e 46 reduz o risco de desenvolvimento de novas lesões de cárie dentária

PORQUE

permite que o paciente melhore o padrão de higiene bucal após o tratamento definitivo das sequelas dessa doença.

Estabelecendo uma relação entre as asserções acima é correto afirmar:

Alternativas

ID
3025471
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente de 19 anos de idade, sexo masculino, tem a queixa principal de “dor nos dentes” posteriores. A sintomatologia dolorosa é provocada pelo contato com os alimentos durante a mastigação. O paciente relata dificuldade em efetuar a higiene bucal por sentir dor ao escovar os dentes. O exame clínico mostra lesões cavitadas nos dentes 16, 17, 26, 35, 36, 37 e 46. O exame radiográfico indica não haver exposição pulpar.

A orientação sobre a higiene bucal ao paciente inclui a recomendação de uso de dentifrício

Alternativas

ID
3025474
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Após o preparo cavitário do dente 47 de paciente com 28 anos de idade, sexo feminino, a dentina remanescente tem espessura inferior a 0,5 mm.

A proteção do complexo dentinopulpar para a restauração provisória desse dente é

Alternativas

ID
3025477
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Após o preparo cavitário do dente 47 de paciente com 28 anos de idade, sexo feminino, a dentina remanescente tem espessura inferior a 0,5 mm.

A severidade da injúria pulpar ao dente 47 decorre

I. do aumento temporário da temperatura durante o preparo cavitário.

II. da espessura da dentina residual reduzida.

III. da secagem contínua do dente com jatos de ar por tempo superior a 30 segundos.

IV. da desmineralização da dentina superficial por cárie aumentando a permeabilidade da dentina subjacente à lesão cariosa e a velocidade de progressão da lesão.

V. do aumento da idade da paciente.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • "As coisas só aconteceram se você as fizer acontecer..."

    O passado sem futuro ou o futuro sem lógica?


ID
3025480
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 18 anos de idade, sexo masculino, é levado ao atendimento odontológico referenciado pelo Serviço de Urgência e Emergência, após um acidente de trânsito, ocorrido havia 30 minutos. O paciente mostra-se consciente, orientado e afebril. O exame clínico extraoral mostra escoriações na face e o exame intraoral revela deslocamento extrusivo de cerca de 1,5 mm do dente 21. O exame radiográfico com três diferentes angulações verticais indica fratura no terço médio da raiz do dente 21. O tratamento de urgência consiste em

Alternativas

ID
3025483
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente de 39 anos de idade, sexo masculino, queixa-se de dor não contínua na região da articulação temporomandibular esquerda, após sofrer uma queda em que “bateu o queixo no chão”, havia três semanas. O paciente relata ouvir estalidos ao abrir a boca e, ao “abrir muito a boca”, sente que a “mandíbula trava”, ocasionando dor forte. Durante o exame clínico, ao solicitar ao paciente para efetuar uma abertura ampla da boca, observa-se desvio da linha média da mandíbula para o lado esquerdo. A dor não é acentuada ao apertar os dentes em máxima intercuspidação. O bloqueio anestésico do músculo pterigoideo lateral esquerdo não faz cessar a dor. 

O exame de imagem deve ser efetuado por meio de radiografia

Alternativas

ID
3025486
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente de 39 anos de idade, sexo masculino, queixa-se de dor não contínua na região da articulação temporomandibular esquerda, após sofrer uma queda em que “bateu o queixo no chão”, havia três semanas. O paciente relata ouvir estalidos ao abrir a boca e, ao “abrir muito a boca”, sente que a “mandíbula trava”, ocasionando dor forte. Durante o exame clínico, ao solicitar ao paciente para efetuar uma abertura ampla da boca, observa-se desvio da linha média da mandíbula para o lado esquerdo. A dor não é acentuada ao apertar os dentes em máxima intercuspidação. O bloqueio anestésico do músculo pterigoideo lateral esquerdo não faz cessar a dor. 

Esse quadro clínico é compatível com o diagnóstico de dor

Alternativas

ID
3025489
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O exame clínico de paciente com 34 anos de idade, sexo masculino, mostra restauração insatisfatória Classe II em amálgama no dente 25. O exame radiográfico revela tecido cariado subjacente à restauração e ausência de alterações na área periapical. Durante o preparo cavitário do dente 25, ocorreu exposição pulpar acidental. O tratamento imediato consiste em

Alternativas

ID
3025492
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A mãe de paciente de 11 anos de idade, sexo masculino, relata o incômodo do adolescente com a aparência amarela do dente 21. Durante a anamnese, o paciente relata ter sofrido uma queda de bicicleta, quando “bateu o dente no chão”, há cerca de um ano. O exame clínico mostra aspecto amarelado na coroa do dente 21 e uma discreta giroversão. O aspecto clínico aliado ao histórico são compatíveis com a hipótese diagnóstica de

Alternativas

ID
3025495
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

                Paciente com 31 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de “dor de dente tão forte” a ponto de “não conseguir dormir” na região posteroinferior esquerda. O exame clínico mostra restauração em resina composta fraturada e presença de cárie secundária no dente 36. Os testes térmicos têm resposta positiva. O exame radiográfico mostra espessamento do espaço periodontal apical do dente 36 e lâmina dura intacta.

Esse quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • Pulpite aguda irreversível.


ID
3025498
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

                Paciente com 31 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de “dor de dente tão forte” a ponto de “não conseguir dormir” na região posteroinferior esquerda. O exame clínico mostra restauração em resina composta fraturada e presença de cárie secundária no dente 36. Os testes térmicos têm resposta positiva. O exame radiográfico mostra espessamento do espaço periodontal apical do dente 36 e lâmina dura intacta.

A antibioticoterapia é

Alternativas

ID
3025501
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente com 39 anos de idade, sexo masculino, tem indicação para a extração dos dentes 44, 45, 46 e 47 por razões protéticas. O paciente não faz uso de medicamentos de uso contínuo e refere ausência de doenças sistêmicas. Diante do relato de “medo intenso e ansiedade” pelo paciente, foi indicada a sedação mínima. 

O protocolo de sedação mínima utiliza a prescrição de dose única, por via oral, de

Alternativas

ID
3025504
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente com 39 anos de idade, sexo masculino, tem indicação para a extração dos dentes 44, 45, 46 e 47 por razões protéticas. O paciente não faz uso de medicamentos de uso contínuo e refere ausência de doenças sistêmicas. Diante do relato de “medo intenso e ansiedade” pelo paciente, foi indicada a sedação mínima. 

Algumas recomendações devem ser feitas ao paciente e incluem:

I. comparecer ao consultório odontológico acompanhado por um adulto, no dia da cirurgia.

II. manter-se em jejum antes do procedimento cirúrgico é um pré-requisito ao procedimento.

III. não dirigir veículo ou outros meios de transporte no dia da cirurgia.

IV. não ingerir alimentos gelados após a cirurgia.

V. não ingerir bebidas alcoólicas previamente à cirurgia e nas primeiras 24 horas após o atendimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
3025507
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente com 39 anos de idade, sexo masculino, tem indicação para a extração dos dentes 44, 45, 46 e 47 por razões protéticas. O paciente não faz uso de medicamentos de uso contínuo e refere ausência de doenças sistêmicas. Diante do relato de “medo intenso e ansiedade” pelo paciente, foi indicada a sedação mínima. 

O procedimento anestésico indicado para as extrações múltiplas consiste em bloqueio do nervo

Alternativas

ID
3025510
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente com 26 anos de idade, sexo feminino, tem a queixa principal de “dor insuportável” na região posteroinferior esquerda e “hálito extremamente desagradável”. Na anamnese, a paciente relata o uso de contraceptivo oral e não fumar ou ingerir bebida alcoólica. A paciente refere ter se submetido a uma cirurgia para extração do dente 36, com pós-operatório sem intercorrências. A dor teve início cerca de 48 horas após a intervenção cirúrgica e o profissional que a atendeu não foi localizado, por estar viajando. O exame clínico mostra uma ferida óssea alveolar exposta.

Esse quadro clínico é compatível com o diagnóstico de alveolite, uma complicação associada a

Alternativas

ID
3025513
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente com 26 anos de idade, sexo feminino, tem a queixa principal de “dor insuportável” na região posteroinferior esquerda e “hálito extremamente desagradável”. Na anamnese, a paciente relata o uso de contraceptivo oral e não fumar ou ingerir bebida alcoólica. A paciente refere ter se submetido a uma cirurgia para extração do dente 36, com pós-operatório sem intercorrências. A dor teve início cerca de 48 horas após a intervenção cirúrgica e o profissional que a atendeu não foi localizado, por estar viajando. O exame clínico mostra uma ferida óssea alveolar exposta.

O tratamento consiste em controle da dor por meio da prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios acrescida de

Alternativas
Comentários
  • ALVEOLITE SECA Tratamento: 1) anestesia 2) Irrigação 3) Limpeza 4) medicação intra-alveolar 5) analgésicos/ AINES

ID
3025516
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            O prontuário de paciente de 31 anos de idade, sexo masculino, registra o diagnóstico médico de epilepsia. Durante a anamnese, o paciente relata o uso contínuo de fenitoína e queixa-se da “aparência da gengiva”. O exame clínico mostra tumefação generalizada da gengiva, especialmente das papilas interdentais.

O tratamento consiste em

I. orientação ao paciente para reduzir a escovação dental evitando ferir a gengiva hiperplásica, uma vez que não há associação entre os níveis de biofilme e o supercrescimento gengival.

II. solicitação ao médico para considerar a possibilidade de redução na dosagem de fenitoína.

III. controle profissional do biofilme bacteriano dental.

IV. gengivectomia com bisel externo.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Fenitoína é destinado ao tratamento de:

    Crises convulsivas durante ou após neurocirurgia; Crises convulsivas, crises tônico-clônicas generalizadas e crise parcial complexa (lobo psicomotor e temporal); Estado de mal epiléptico.

    Não posso fazer com que o paciente diminua a dosagem, apenas posso controlar o biofilme e fazer uma gengivectomia, orientando que pela medicação ou outros fatores podem influencias este tipo de circunstancia a qual ele se encontra.

    Os resultados mostraram que os pacientes que tomavam fenitoína apresentaram um maior índice gengival e um maior risco de apresentar crescimento gengival. Os autores concluíram que nesta amostra a inflamação gengival foi um fator de risco significante para o crescimento gengival.


ID
3025519
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            O prontuário de paciente de 31 anos de idade, sexo masculino, registra o diagnóstico médico de epilepsia. Durante a anamnese, o paciente relata o uso contínuo de fenitoína e queixa-se da “aparência da gengiva”. O exame clínico mostra tumefação generalizada da gengiva, especialmente das papilas interdentais.

Diante de uma crise convulsiva durante o tratamento odontológico, o protocolo de atendimento requer

Alternativas

ID
3025522
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            A queixa principal de paciente com 31 anos de idade, sexo feminino, é a “dor nos dentes” ao ingerir “alimentos gelados” ou ao “escovar os dentes”, apontando os dentes 14 e 15 como os dentes “sensíveis”. Durante a anamnese, a paciente relata ser destra e utilizar escova dental de cerdas duras. A paciente refere não fumar e não apresentar doenças sistêmicas, bem como não ingerir frutas cítricas e refrigerantes. O exame clínico mostra recessão gengival vestibular e perda de tecido dentário produzindo lesão de aspecto vítreo na região cervical dos dentes 14 e 15. A aplicação de jatos de ar na face vestibular de todos os dentes superiores evidenciou sintomatologia dolorosa intensa nos dentes 14 e 15. O exame radiográfico não mostra alterações pulpares e radiculares. 

Esse quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas

ID
3025525
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            A queixa principal de paciente com 31 anos de idade, sexo feminino, é a “dor nos dentes” ao ingerir “alimentos gelados” ou ao “escovar os dentes”, apontando os dentes 14 e 15 como os dentes “sensíveis”. Durante a anamnese, a paciente relata ser destra e utilizar escova dental de cerdas duras. A paciente refere não fumar e não apresentar doenças sistêmicas, bem como não ingerir frutas cítricas e refrigerantes. O exame clínico mostra recessão gengival vestibular e perda de tecido dentário produzindo lesão de aspecto vítreo na região cervical dos dentes 14 e 15. A aplicação de jatos de ar na face vestibular de todos os dentes superiores evidenciou sintomatologia dolorosa intensa nos dentes 14 e 15. O exame radiográfico não mostra alterações pulpares e radiculares. 

O tratamento consiste em

Alternativas

ID
3025528
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            O diagnóstico médico de transtorno obsessivo-compulsivo está registrado no prontuário de paciente com 24 anos de idade, sexo masculino. Durante a anamnese, o paciente relata “medo de contrair doenças por germes”, que caracteriza a obsessão da categoria contaminação. O exame clínico mostra a necessidade de substituição de restauração Classe I em amálgama no dente 35.

O profissional deve tranquilizar o paciente de forma acolhedora, mostrando algumas medidas de biossegurança adotadas no consultório odontológico, como

Alternativas

ID
3025531
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            O diagnóstico médico de transtorno obsessivo-compulsivo está registrado no prontuário de paciente com 24 anos de idade, sexo masculino. Durante a anamnese, o paciente relata “medo de contrair doenças por germes”, que caracteriza a obsessão da categoria contaminação. O exame clínico mostra a necessidade de substituição de restauração Classe I em amálgama no dente 35.

O armazenamento de resíduos sólidos compostos de fragmentos de amálgama deve ser efetuado em recipiente fechado contendo

Alternativas

ID
3025534
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente com 66 anos de idade, sexo masculino, traz uma carta de encaminhamento do oncologista com a solicitação de tratamento odontológico prévio à radioterapia de cabeça e pescoço. Durante a anamnese, o paciente relata “dor de dente” ao mastigar e aponta a região posterossuperior esquerda como origem da dor. O exame clínico mostra a presença de raízes residuais do dente 16 e restauração em resina composta no dente 17, além de lesões cavitadas de cárie nos dentes 24 e 25, que apresentam resposta positiva aos testes térmicos. O exame radiográfico mostra lesão periapical na região do dente 17 e exposição pulpar no dente 24. 

O plano de tratamento consiste em extração:

I. das raízes residuais do dente 16.

II. do dente 17.

III. do dente 24.

IV. do dente 25.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas

ID
3025537
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente com 66 anos de idade, sexo masculino, traz uma carta de encaminhamento do oncologista com a solicitação de tratamento odontológico prévio à radioterapia de cabeça e pescoço. Durante a anamnese, o paciente relata “dor de dente” ao mastigar e aponta a região posterossuperior esquerda como origem da dor. O exame clínico mostra a presença de raízes residuais do dente 16 e restauração em resina composta no dente 17, além de lesões cavitadas de cárie nos dentes 24 e 25, que apresentam resposta positiva aos testes térmicos. O exame radiográfico mostra lesão periapical na região do dente 17 e exposição pulpar no dente 24. 

No decorrer da radioterapia, alguns efeitos adversos poderão ser observados na boca do paciente, como

Alternativas

ID
3025540
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente com 56 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de “mau hálito”. Durante a anamnese, a paciente relata estar na menopausa e fazer uso de medicação para reposição hormonal. A paciente refere ter feito uma consulta a um “especialista em estômago”, que detectou ausência de problemas de saúde, embora ela relate episódios frequentes de infecções respiratórias. Os hábitos de fumar e ingerir bebida alcoólica não estão presentes. A alimentação da paciente é rica em “temperos fortes” como pimenta, alho e cebola e a paciente relata “escovar os dentes todos os dias”. O exame clínico mostra cálculo na região lingual dos dentes 31, 32, 41 e 42 e na região vestibular dos dentes 16, 17, 26, 27, 46 e 47, além de saburra lingual. 

O diagnóstico de halitose patológica é associado à presença de:

I. hálito de cebola.

II. xerostomia.

III. saburra lingual.

IV. amidalite.

V. jejum.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Halitose patológica associada à saburra lingual? Acho que não, hein...


ID
3025543
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente com 56 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de “mau hálito”. Durante a anamnese, a paciente relata estar na menopausa e fazer uso de medicação para reposição hormonal. A paciente refere ter feito uma consulta a um “especialista em estômago”, que detectou ausência de problemas de saúde, embora ela relate episódios frequentes de infecções respiratórias. Os hábitos de fumar e ingerir bebida alcoólica não estão presentes. A alimentação da paciente é rica em “temperos fortes” como pimenta, alho e cebola e a paciente relata “escovar os dentes todos os dias”. O exame clínico mostra cálculo na região lingual dos dentes 31, 32, 41 e 42 e na região vestibular dos dentes 16, 17, 26, 27, 46 e 47, além de saburra lingual. 

Na abordagem periodontal da halitose por um profissional destro, a raspagem supragengival da região

Alternativas

ID
3025546
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente com 62 anos de idade, sexo masculino, relata preocupação com “um câncer’’ na boca. Na anamnese, o paciente refere trabalhar como lavrador “desde quando era menino". O paciente não utiliza medicação de uso contínuo, mas fuma e ingere bebida alcoólica “todos os dias". O exame clínico extraoral mostra manchas pigmentadas na pele do rosto e placas escuras espessas na região abaixo do olho esquerdo. O paciente utiliza prótese total superior e inferior. O exame bucal mostra a superfície do lábio inferior com áreas branco-leitosas mal-delineadas e as margens do vermelhão dos lábios são mal definidas. O exame intraoral não mostra alterações nos tecidos moles.

Esse quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • Queilite actínica


ID
3025549
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente com 62 anos de idade, sexo masculino, relata preocupação com “um câncer’’ na boca. Na anamnese, o paciente refere trabalhar como lavrador “desde quando era menino". O paciente não utiliza medicação de uso contínuo, mas fuma e ingere bebida alcoólica “todos os dias". O exame clínico extraoral mostra manchas pigmentadas na pele do rosto e placas escuras espessas na região abaixo do olho esquerdo. O paciente utiliza prótese total superior e inferior. O exame bucal mostra a superfície do lábio inferior com áreas branco-leitosas mal-delineadas e as margens do vermelhão dos lábios são mal definidas. O exame intraoral não mostra alterações nos tecidos moles.

Diante da preocupação manifestada pelo paciente, a conduta clínica nessa consulta inicial consiste em

Alternativas

ID
3025552
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

            Paciente com 62 anos de idade, sexo masculino, relata preocupação com “um câncer’’ na boca. Na anamnese, o paciente refere trabalhar como lavrador “desde quando era menino". O paciente não utiliza medicação de uso contínuo, mas fuma e ingere bebida alcoólica “todos os dias". O exame clínico extraoral mostra manchas pigmentadas na pele do rosto e placas escuras espessas na região abaixo do olho esquerdo. O paciente utiliza prótese total superior e inferior. O exame bucal mostra a superfície do lábio inferior com áreas branco-leitosas mal-delineadas e as margens do vermelhão dos lábios são mal definidas. O exame intraoral não mostra alterações nos tecidos moles.

Durante o acompanhamento do paciente, algumas mudanças de hábitos se fazem necessárias. Na perspectiva da clínica ampliada, são indicadas algumas medidas para reduzir a resistência do paciente às orientações, como

Alternativas