SóProvas


ID
3025846
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O modelo da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ adaptado à Administração Pública fomenta a adoção de práticas de excelência em gestão com a finalidade de melhorar o desempenho e a qualidade da gestão pública, buscando ampliar a eficiência, efetividade e eficácia dos serviços prestados. Nesse sentido, apresenta determinados balizamentos que permitem às organizações avaliar seu estágio de maturidade em excelência, denominados

Alternativas
Comentários
  • Geração de valor ;  Liderança transformadora ;

  • Os Critérios de Excelência da FNQ incorporam em seus requisitos as técnicas mais atualizadas e bem-sucedidas de administração de organizações. O processo de atualização destes critérios é considerado como referencial (benchmark) para outras organizações nacionais e internacionais que administram prêmios voltados para a excelência da gestão. Utilizando os Critérios de Excelência como referência, uma organização pode realizar uma auto-avaliação ou se candidatar ao Prêmio Nacional da Qualidade.

    Os oito Critérios de Excelência referem-se a:

    1. Liderança – Aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.

    2. Estratégias e Planos – Aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.

    3. Clientes – Aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.

    4. Sociedade – Aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.

    5. Informações e Conhecimento – Aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.

    6. Pessoas – Aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.

    7. Processos – Aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.

    8. Resultados – Aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.

  • GABARITO LETRA D

    critérios de excelência, tais como liderança e processos.

  • Macete que peguei aqui no QC:

    Fundamentos: clã do pagode

    C - compromisso com as partes interessadas

    L - liderança transformadora

    A - adaptabilidade

    (do)

    P - pensamento sistêmico

    A - aprendizado sistêmico e organizacional

    G - geração de valor

    O - orientação por processos

    D - desenvolvimento sustentável

    Critérios de excelência:

    •liderança

    •estratégia e planos

    •clientes

    •sociedade

    •informações e conhecimento

    •pessoas

    •processos

    •resultados

    Gaba "d"

  • Gabarito D Valeu o cursinho do SEGS !!

  • Liderança não é um critério de excelência, mas um fundamento da Gestão Pública.

    O pessoal já citou os critérios e, como visto, liderança não está incluído. Aí fica difícil, né.

    Você decora os critérios. Percebe que liderança não está neles. E considera errado a alternativa, que na verdade era a resposta.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), sendo mais especificamente cobrado os critérios do modelo.

    Diante disso, vamos a uma breve contextualização.

    A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) foi criada em 1991 para ajudar a aumentar a qualidade dos produtos nacionais para concorrem com os produtos importados, que apareciam a cada dia em maior número, dada a abertura do mercado feita pelo presidente Fernando Color.

    Como efeito, a FNQ criou o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), que segundo Paludo (2013), “consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos e critérios, que orientam a adoção de práticas de gestão nas organizações públicas e privadas, com a finalidade de levar as organizações brasileiras a padrões de desempenho reconhecidos pela sociedade e à excelência em sua gestão".  
    Nesta esteira, os critérios do modelo, que permitem as organizações avaliarem se estão excelentes ou caminhando para, são: liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos, resultados.
    Ante o exposto, vamos analisar cada item.

    A) Errado, pois forças, fraquezas, desafios e oportunidades não são critérios do modelo do modelo de excelência e guardam relação com o planejamento estratégico.

    B) Errado, pois não é o fundamento do modelo de excelência que mensura, bem como estratégias e planos são critérios e não fundamentos.

    C) Errado, pois missão, visão e valores da organização não são critérios do modelo do modelo de excelência e guardam relação com o planejamento estratégico.


    D) Certa, pois são os critérios que avaliam o estágio de maturidade em excelência e liderança e processos são dois critérios do modelo de excelência.


    E) Errado, pois os indicadores de resultados, inseridos no correspondente planejamento estratégico, não constituem um critério do modelo, embora no modelo exista o critério resultado, que avalia os resultados da organização de forma ampla, segundo Paludo (2013), abrangendo os econômico-Financeiros e os relativos aos clientes e mercados, sociedade, pessoas, processos principais do negócio e de apoio, assim como os relativos ao relacionamento com os fornecedores. (Paludo, 2013, p. 184).


    Gabarito do Professor: Letra D.


    Cabe ressaltar que os fundamentos do modelo de excelência foram atualizados na 21ª edição do MEG, sendo apenas oito atualmente:

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor



    Fonte:

    Paludo, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

     

    Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Guia de referência de excelência da Gestão. 2016.

  • -> Essa prova foi aplicada em 2016 e a questão foi feita com base no MEG publicado em 2013, no qual havia não 8, mas 13 fundamentos de excelência.

    -> Além destes, havia os critérios de excelência que eram 8: pessoas, processos, resultados, estratégias e planos, sociedade, liderança, clientes e informação e conhecimento.

     

      

    -> Com a publicação de uma nova versão do MEG em 2016, foram apresentados apenas 8 fundamentos os quais passaram a substituir os antigos criérios a fim de tornar mais concreto o caminho para sua internalização.

    -> Atualmente já exste a versão 2021 do MEG, mas foi mantida basicamente a mesma estrutura da versão anterior com os mesmos oito fundamentos.