SóProvas


ID
3026374
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
MPE-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

O Código de Processo Penal estabelece que a nulidade ocorrerá pela ausência da intervenção do Ministério Público em todos os termos da ação por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ação privada.

Alternativas
Comentários
  • Pública, e não privada!

    d) a intervenção do Ministério Público em todos os termos da ação por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ação pública;

    Abraços

  • Gab. ERRADO.

    CPP. Art. 564.  A nulidade ocorrerá nos seguintes casos: III - por falta das fórmulas ou dos termos seguintes:

    d) a intervenção do Ministério Público em todos os termos da ação por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ação pública;

  • “segundo o art. 564, III, “d”, do CPP, haverá nulidade no caso de não intervenção do Ministério Público em todos os termos da ação por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ação pública. O dispositivo cuida de duas situações distintas: a) falta de intervenção do Parquet nos crimes de ação penal pública; b) falta de intervenção do Parquet nos casos de ação penal privada subsidiária da pública” (Lima, Renato Brasileiro de. Código de Processo Penal comentado / Renato Brasileiro de Lima - 2. ed. rev. e atual. - Salvador: Juspodivm, 2017. p. 1325).

  • Na ação privada função de custos legis

  • Questão para promotor: a intervenção do Ministério Público em todos os termos da ação por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ação pública ou privada? PÚBLICA.

    Questão para técnico judiciário: Deutschland, Deutschland über alles, Über alles in der Welt, Wenn es stets zum Schutz und Trutze Brüderlich zusammenhält von der, qual a natureza jurídica de tal procedimento no Processo Penal? (Obs: Levar em consideração doutrina do professor Claus Roxin.

  • Mimimi barato, Dra. Carolina.
  • na prática não é assim kkkk

  • O art. 564, III, d do Código de Processo Penal é quem traz a resposta, ao expor que a nulidade ocorrerá em determinados casos, e aponta que a necessidade da intervenção do Ministério Público em todos os termos da ação por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ação PÚBLICA.

    "O dispositivo cuida de duas situações distintas: a) falta de intervenção do Parquet nos crimes de ação penal pública; b) falta de intervenção do Parquet nos casos de ação penal privada subsidiária da pública".

    (Lima, Renato Brasileiro de. Código de Processo Penal comentado / Renato Brasileiro de Lima - 2. ed. rev. e atual. - Salvador: Juspodivm, 2017).

    Resposta: ERRADO.


  • A questão menciona apenas "ocorrerá nulidade". E é isso que o CPP n artigo 564, III "d" do CPP diz. A diferença é para a modalidade de nulidade em cada caso (o que a questão não cobrou).

  •  Terá nulidade no caso de não intervenção do MP em todos os termos da ação por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ação pública.

  •  Art. 564.  A nulidade ocorrerá nos seguintes casos:

    I - por incompetência, suspeição ou suborno do juiz;

    II - por ilegitimidade de parte;

    III - por falta das fórmulas ou dos termos seguintes:

    a) a denúncia ou a queixa e a representação e, nos processos de contravenções penais, a portaria ou o auto de prisão em flagrante;

    b) o exame do corpo de delito nos crimes que deixam vestígios, ressalvado o disposto no ;

    c) a nomeação de defensor ao réu presente, que o não tiver, ou ao ausente, e de curador ao menor de 21 anos;

    d) a intervenção do Ministério Público em todos os termos da ação por ele intentada e nos da intentada pela parte ofendida, quando se tratar de crime de ação pública;

  • Se a ação é privada o MP carece de legitimidade pelo menos em regra