SóProvas


ID
3026392
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
MPE-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As sociedades de arrendamento mercantil são consideradas instituições financeiras, para os efeitos da Lei Complementar n. 105/2001, constituindo violação do dever de sigilo a troca de informações sigilosas com o consentimento expresso dos interessados.

Alternativas
Comentários
  • Se tem consentimento expresso, fica meio difícil ser violação de sigilo

    Abraços

  • Gab. ERRADO.

    "As sociedades de arrendamento mercantil são consideradas instituições financeiras, para os efeitos da Lei Complementar n. 105/2001, constituindo violação do dever de sigilo a troca de informações sigilosas com o consentimento expresso dos interessados".

    1ª parte: "As sociedades de arrendamento mercantil são consideradas instituições financeiras, para os efeitos da Lei Complementar n. 105/2001". CERTO.

    LC 105/2001 - Art. 1º (...) § 1 São consideradas instituições financeiras, para os efeitos desta Lei Complementar:

    VII – sociedades de arrendamento mercantil;

    2ª parte: "constituindo violação do dever de sigilo a troca de informações sigilosas com o consentimento expresso dos interessados". ERRADO.

    LC 105/2001 - Art. 1º (...) §3º Não constitui violação do dever de sigilo: (...) V – a revelação de informações sigilosas com o consentimento expresso dos interessados;

  • 1a parte - Sociedades de arrendamento mercantil são instituições financeiras (certo)

    2a parte - se há consentimento da parte, não há que se falar em violação do sigilo (errado)

    Resposta: errado

  • O direito ao sigilo bancário é renunciável.

  • As sociedades de arrendamento mercantil são consideradas instituições financeiras, para os efeitos da Lei Complementar n. 105/2001, constituindo violação do dever de sigilo a troca de informações sigilosas com o consentimento expresso dos interessados.

    Assertiva 1: sociedades de arrendamento mercantil são consideradas instituições financeiras? SIM.

    Art. 1, § 1º São consideradas instituições financeiras, para os efeitos desta Lei Complementar:

    [...]

    VII – sociedades de arrendamento mercantil;

    Assertiva 2: constitui violação do dever de sigilo a troca de informações sigilosas com o consentimento expresso dos interessados? NÃO. é hipótese de exceção porque tem o consentimento, vide art. 1, § 3º Não constitui violação do dever de sigilo: [...] V – a revelação de informações sigilosas com o consentimento expresso dos interessados;