SóProvas


ID
3026728
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger, apresentou uma nova divisão regional do Brasil, onde não obedecia aos limites dos estados, chamando as regiões formadas de regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Essa divisão regional considerava os seguintes aspectos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais.

    Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões Geoeconômicas ou Complexos Regionais.

    Esta proposta se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

  • G: B

    O Pedro Pinchas Geiger ,em sua divisão geográfica foi levado em conta o processo histórico de formação do território brasileiro em especial a industrialização,associado aos aspectos naturais.

    Complexos Regionais,trata-se da divisão geoeconômica do país em três grandes complexos regionais ( Centro-Sul,Nordeste e a Amazônia).

  • A divisão geoeconômica foi elaborada com base nos aspectos naturais e no processo de formação sócioespacial e econômico das regiões. Os complexos regionais, que não respeitam os limites territoriais dos estados, são: Amazonas, Centro-Sul e Nordeste.

  • A divisão proposta pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, formulada em 1967, considera as CARATERÍSTICAS HISTÓRICAS E ECONÔMICAS do território brasileiro.

    Desta forma, não são características sociais, semelhanças físicas das paisagens ou acumulação de tecnologia e ciência, como afirmado nas alternativas A, C, D e E.

    Resposta: B

  • Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger, apresentou uma nova divisão regional do Brasil, onde não obedecia aos limites dos estados, chamando as regiões formadas de regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Essa divisão regional considerava os seguintes aspectos: A formação histórica do Brasil e seus aspectos econômicos.

    letra B

  • AMAZÔNIA: menos de 20% da população

    NORDESTE: correntes migratórias

    CENTRO-SUL: economia

  • Questão confusa, e o professor justificou o gabarito.