SóProvas


ID
3027016
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Teóricos dedicados ao estudo dos conceitos de qualidade ofereceram contribuições muito importantes para o desenvolvimento e a aplicação desses conceitos. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo, que contemplam as ideias de alguns teóricos sobre Gestão da Qualidade.


I Para Garvin, primeiro deve-se entender precisamente o que o cliente deseja e só depois produzir uniformemente. Se a qualidade deve ser administrada, ela deve ser primeiro entendida.

II Crosby afirma que a qualidade visa essencialmente o cliente final, sendo definida de uma maneira negativa, ou seja, a qualidade é a perda imposta à atividade a partir do momento em que o produto é expedido.

III Segundo Feigenbaum, a qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a excelência que deve ser planejada e embutida nos produtos, não podendo ser exortada ou inspecionada neles.

IV Taguchi destaca que a política de qualidade é um estado de espírito dos funcionários de uma organização sobre a forma como devem fazer o trabalho. Se não existir uma política formal estabelecida pela gestão da qualidade, cada um estabelece a sua


Em relação aos teóricos e suas respectivas concepções de qualidade, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    Definição de Qualidade proposta por Garvin é mais complexa que as propostas por outros Gurus da Qualidade, que tentaram sintetizá-la em poucas palavras. Para ele, a Qualidade se define a partir de cinco abordagens principais:

    1 – Transcendental: Trata a qualidade como algo inato ao produto, porém relacionada a seu funcionamento. Neste caso, não pode ser medida de maneira precisa e seu reconhecimento ocorre pela experiência do cliente, que só pode percebê-la ao ter contato com o produto.

    2 – Centrada no produto: Aqui a qualidade é vista como uma variável que podemos medir. Assim, diferenças da qualidade são observáveis pela medida de alguns atributos do produto. Uma melhor qualidade seria neste ponto de vista sinônimo de maiores e melhores características de um produto, o que implica em maiores custos para se atingir um alto nível de qualidade.

    3 – Centrada no valor: Um produto é de boa qualidade quando apresenta alto grau de conformação a um custo aceitável. São conceitos que reúnem necessidades do consumidor às exigências de fabricação definindo qualidade em termos de custos e preços. O preço acaba por envolver uma questão de adequação do produto à finalidade a que ele se destina.

    4 – Centrada na fabricação: A qualidade seria a conformidade com especificações pré-definidas por ocasião do projeto. As melhorias de qualidade ocorrem com a redução do número de desvios, o que representa redução dos custos.

    5 – Centrada no cliente: A qualidade de um produto fica condicionada ao atendimento das necessidades e conveniências do cliente. A avaliação do cliente, em relação às especificações, passam a ser os padrões para a qualidade. A visão baseada no cliente é muito subjetiva, pois define um produto com qualidade como aquele que atende melhor as preferências do cliente, o que varia de pessoa para pessoa…

    Feigenbaum trouxe à tona o conceito de que a Qualidade nada mais é a soma dos esforços de toda a organização para satisfazer o cliente, nas suas próprias palavras, “A qualidade é o que o usuário, o cliente, diz que é”.

    Dessa forma, todos os setores da empresa são responsáveis por tornar o produto/serviço o melhor que ele puder ser. Isso abriu novas perspectivas sobre a qualidade no mundo inteiro e deu origem ao maior legado de Feigenbaum, a qualidade total

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.