SóProvas


ID
3027961
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em relação às leveduras e infecções leveduriformes, analise as afirmativas abaixo:


I – A resposta histológica à infecção por Candida é comumente uma inflamação aguda, sempre do tipo granulomatosa, com e sem caseação. Nos tecidos podem estar presentes leveduras em brotamento, pseudo-hifas e hifas verdadeiras.

II – Um procedimento para teste rápido de assimilação com trealose foi aprovado para a identificação de Candida glabrata, espécie que emergiu como causa comum de doença invasiva com resistência conhecida à terapia antifúngica padrão.

III – A fonte ambiental primária de Cryptococcus neoformans são os dejetos de pombos ou, menos comumente, de outras espécies de aves. O solo contaminado por guano de aves também pode abrigar o fungo.

IV – A identificação presuntiva de Cryptococcus pode ser obtida rapidamente examinando-se uma preparação de nanquim em busca de cápsulas ou fazendo-se um teste rápido de urease.

V – As leveduras do gênero Malassezia são encontradas como parte da microbiota normal da pele, sendo que a pitiríase versicolor a infecção mais comum da epiderme em pacientes imunologicamente normais. O ágar Saborourand com glicose é o meio recomendado para seu cultivo.

Alternativas
Comentários
  • I – A resposta histológica à infecção por Candida é comumente uma inflamação aguda, sempre do tipo granulomatosa, com e sem caseação. Nos tecidos podem estar presentes leveduras em brotamento, pseudo-hifas e hifas verdadeiras. (As vezes, a resposta às infecções por Candida é granulomatosa.). Henry, pg. 1276

    V – As leveduras do gênero Malassezia são encontradas como parte da microbiota normal da pele, sendo que a pitiríase versicolor a infecção mais comum da epiderme em pacientes imunologicamente normais. O ágar Saborourand com glicose é o meio recomendado para seu cultivo. (Antes da inoculação, acrescenta-se uma gota de azeite de oliva esterilizado à superfície de um meio de ágar adequado, como o de Sabouraud com glicose ou ágar-sangue de carneiro.) Henry, pag.1278

  • I INCORRETO – A resposta histológica à infecção por Candida é comumente uma inflamação aguda, AS VEZES do tipo granulomatosa, com e sem caseação. Nos tecidos podem estar presentes leveduras em brotamento, pseudo-hifas e hifas verdadeiras.

    II CORRETO– Um procedimento para teste rápido de assimilação com trealose foi aprovado para a identificação de Candida glabrata, espécie que emergiu como causa comum de doença invasiva com resistência conhecida à terapia antifúngica padrão.

    III –CORRETO - A fonte ambiental primária de Cryptococcus neoformans são os dejetos de pombos ou, menos comumente, de outras espécies de aves. O solo contaminado por guano de aves também pode abrigar o fungo.

    IV –CORRETO - A identificação presuntiva de Cryptococcus pode ser obtida rapidamente examinando-se uma preparação de nanquim em busca de cápsulas ou fazendo-se um teste rápido de urease.

    V – INCORRETO - Malassezia FURFUR (APENAS) É encontrada como parte da microbiota normal da pele, sendo que a pitiríase versicolor a infecção mais comum da epiderme em pacientes imunologicamente normais. O ágar Saborourand com glicose é o meio recomendado para seu cultivo.