SóProvas


ID
3028243
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No exame do sedimento urinário, os cristais formam-se pela precipitação de sais urinários, em que alterações de fatores múltiplos afetam suas solubilidades. Embora a maioria dos cristais presentes na urina tenha significado clínico limitado, é essencial que sejam identificados de maneira correta para evitar a não detecção dos relativamente escassos cristais anormais associados a condições patológicas diversas. Com relação aos cristais encontrados na urina, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A- INCORRETA.

    Uratos amorfos (uratos de cálcio, magnésio, sódio e potássio). Os uratos amorfos precipitam quando submetidos ao repouso em urina com pH discretamente ácido. Havendo grandes concentrações, o sedimento urinário pode ser visto com uma cor variável entre rosa-alaranjada e castanho-avermelhada ao exame microscópico. Esse aspecto tem sido referido como “poeira de tijolo”. No microscópio, esse material amorfo aparece como pequenos grânulos castanho-amarelados que podem formar grumos e aderir a fibras e filamentos de muco. Os uratos amorfos são convertidos em cristais de ácido úrico mediante a acidificação com ácido acético, e se dissolvem quando expostos a calor (60oC) e diluição álcali.

  • Carbonato de cálcio - são distinguidos dos demais cristais/materiais amorfos por sua produção de dióxido de carbono em presença de ácido acético.
  • Uratos amorfos (uratos de cálcio, magnésio, sódio e potássio) - são distinguidos dos demais cristais/materiais amorfos por sua produção de CRISTAIS DE ÁCIDO ÚRICO em presença de ácido acético.