SóProvas



Prova Exército - 2016 - EsSEx - Primeiro Tenente - Farmácia


ID
3028135
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para o doseamento de qualquer tipo de matéria ou produto manufaturado é necessário a preparação de soluções com concentrações conhecidas e confiáveis. Dessa forma, a preparação de uma solução padrão requer o uso de um reagente quimicamente puro e com composição definida. Esse reagente com semelhante característica é chamado:

Alternativas
Comentários
  • Reagente quimicamente puro - padrão primário


ID
3028138
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A utilização de excipientes na produção de formas farmacêuticas está relacionada com a via de administração, forma farmacêutica, características físico-quimicas do fármaco, ação terapêutica desejada, fatores tecnológicos da produção e propriedades funcionais dos excipientes. Com base na informação acima, assinale a afirmativa falsa:

Alternativas
Comentários
  • Os tensoativos não tem nenhuma correlação com melhorar a aparência de um medicamento. Eles são utilizados com a finalidade de reduzir a tensão interfacial entre dois líquidos imiscíveis.

    corantes são adicionados para melhorar a aparência;

  • Tensoativo é uma substância que se adsorve nas superfícies ou interfaces para reduzir a tensão superficial ou interfacial. Pode ser usado como agente molhante, detergente ou emulsivo. Seus principais representantes são, Cloreto de benzalcônio e Polissorbato 80.


ID
3028141
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os ensaios de qualidade englobam ensaios físicos ou físico-químicos que não são aplicados à análise de identidade, pureza à potência. A conformidade com as especificações de qualidade para os ensaios de desempenho físico é importante para garantir a eficácia terapêutica e prazo de validade das diversas formas medicamentosas ou cosméticas. Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:


I. Os ensaios relacionados com a resistência mecânica, tais como a dissolução e desintegração, visam a avaliar ou estimar a estabilidade física de comprimidos.

II. Valores de tempo de desintegração de um comprimido ou de pH de uma solução estarão direta ou indiretamente relacionados com os processos de dissolução/absorção e portanto a biodisponibilidade do fármaco.

III. A friabilidade e dureza de um comprimido definirão sua estabilidade física.

IV. A granulometria e a reologia de matérias-primas sólidas podem garantir a uniformidade de dosagem e conteúdo de diferentes formas sólidas e plásticas.

Alternativas
Comentários
  • I. Os ensaios relacionados com a resistência mecânica, tais como a dureza e friabilidade, visam a avaliar ou estimar a estabilidade física de comprimidos.


ID
3028144
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Pomadas são preparações semissólidas destinadas à aplicação sobre a pele ou as membranas mucosas, podendo conter substâncias medicamentosas ou não. Pomadas que não contêm fármacos são utilizadas de acordo com seus efeitos físicos, como protetoras, emolientes ou lubrificantes. As bases de pomadas podem ser empregadas por seus efeitos físicos ou como veículo para pomadas medicamentosas. Considerando a seleção da base a ser utilizada na formulação de uma pomada, assinale a opção incorreta:

Alternativas
Comentários
  • C- INCORRETA. As bases removíveis pela água são emulsões óleo-em -água (O/A) semelhantes aos cremes. Devido à sua fase externa aquosa , são facilmente retiradas da pele com água , por isso são também chamadas de bases laváveis.

  • Bases removíveis pela água são emulsões óleo em água semelhante aos cremes...


ID
3028147
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Muitas substâncias farmacêuticas são opticamente ativas, logo desviam a luz plano-polarizada de modo que a luz transmitida é desviada em um determinado ângulo em relação à incidente. Substâncias com a mesma estrutura contendo um ou mais centros quirais as quais são imagens especulares não superponíveis uma da outra são denominadas enantiômeros. Com relação ao texto, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • O poder rotatório pode ser influenciado por alguns fatores, sendo eles:

    a concentração;

    tipo de soluto;

    tipo de solvente;

    comprimento do tubo onde é colocada a amostra;

    comprimento de onda a que é efetuada a leitura ( esse fato permite medir a concentração de várias substancias opticamente ativas medindo-se o poder rotatório adiversos comprimentos de onda);

    temperatura;

    por efeito de campos magnéticos( quando uma substância opticamente inativa sujeita a um campo magnético torna-seopticamente ativa diz-se que temos atividade rotatória magnético-óptica é o chamadoefeito de Faraday.) 


ID
3028150
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, são abordados aspectos científicos e técnicos relacionados aos ensaios de Equivalência Farmacêutica, Dissolução, Biodisponibilidade e Bioequivalência aplicáveis a medicamentos. Analise as alternativas abaixo e assinale a opção incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Equivalência farmacêutica: 2 medicamentos são equivalentes quanto aos testes in vitro. Equiv. farm. possuem o mesmo fármaco; mesma molécula terapeuticamente ativa; forma farmacêutica, via de administração, potência e concentração.

  • D-INCORRETA. A Equivalência Farmacêutica corresponde à comprovação de que dois medicamentos são equivalentes em relação aos resultados dos testes in vitro.

    Por definição, Equivalentes Farmacêuticos são medicamentos que contêm o mesmo fármaco, isso é, mesmo sal ou éster da mesma molécula terapeuticamente ativa, mesma forma farmacêutica e via de administração e são idênticos em relação à potência ou concentração. Devem ser formulados para cumprir com as mesmas especificações atualizadas da Farmacopeia Brasileira e, na ausência dessas, com as de outros códigos autorizados pela legislação vigente ou, ainda, com outros padrões aplicáveis de qualidade; relacionados à identidade; dosagem; pureza; potência; uniformidade de conteúdo; tempo de desintegração e velocidade de dissolução, quando for o caso. Entretanto, podem diferir em características como forma, mecanismos de liberação, embalagem, excipientes, prazo de validade e, dentro de certos limites, rotulagem.


ID
3028153
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Existem centenas de agentes químicos e gases venenosos que podem ser utilizados como armas químicas e que causam inúmeras complicações às vítimas expostas. Em relação às armas químicas e suas categorias, marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • B- INCORRETA. Agentes vesicantes, como mostardas nitrogenadas e sulfuradas, promovem a formação de bolhas na pele, bem como nos órgãos e nos tecidos internos. Causam mutações em massa, ao promoverem ligações cruzadas no DNA e no RNA

    Benzilato de quinuclinidil e fenciclidina são exemplos de agentes incapacitantes ou psicotomiméticos que causam distúrbios pseudopsicóticos, comprometem a capacidade de tomar decisões e provocam desorientação, sendo que qualquer um desses efeitos isoladamente é incapacitante. Doses elevadas podem causar a morte da vítima por parada respiratória


ID
3028156
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sobre o Regulamento Técnico para o Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), disposto na Resolução RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Os rejeitos radioativos sólidos (GRUPO C) devem ser acondicionados em recipientes de material rígido, forrados internamente com saco plástico resistente e identificados com a expressão REJEITO RADIOATIVO.

    B) Peças anatômicas (membros) do ser humano; produto de fecundação sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros (GRUPO A3), após o registro no local de geração, devem ser encaminhados para sepultamento em cemitério, desde que haja autorização do órgão competente do Município, do Estado ou do Distrito Federal ou tratamento térmico por incineração ou cremação, em equipamento devidamente licenciado para esse fim.

    C) As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos (GRUPO A1), após serem submetidos a tratamento antes da disposição final, podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgoto, desde que atendam as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes.

    D) Os resíduos químicos líquidos (GRUPO B) devem ser acondicionados em recipientes constituídos de material compatível com o líquido armazenado, resistentes, rígidos e estanques, com tampa rosqueada e vedada. Devem ser identificados com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos. - ESSA IDENTIFICAÇÃO DE REFERE AO GRUPO A, SUBSTANCIA INFECTANTE, O GRUPO B DEVE SER IDENTIFICADO: por meio de símbolo e frase de risco associado à periculosidade do resíduo químico. Observação - outros símbolos e frases do GHS também podem ser utilizados.


ID
3028162
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quando há intoxicação por metais pesados, agentes quelantes são usados para evitar ou reverter os efeitos tóxicos de um metal pesado em uma enzima ou outro alvo celular, ou para acelerar a eliminação do metal do corpo. Com relação a intoxicação por metais pesados e quelantes, assinale a seguir a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Desferroxamina: é antídoto do alumínio e do ferro

    Dimercaprol, DMSA, EDTA dissodico: antidoto do chumbo

    Dimercaprol: Mercurio

    Dimercaprol, DMSA: Arsênio

  • A desferroxamina é um quelante muito útil para intoxicação por ferro e no tratamento da toxicidade do alumínio na insuficiência renal. Ela deve ser administrada por via parenteral.

  •  D. A desferroxamina é um quelante muito útil para intoxicação por ferro e no tratamento da toxicidade do alumínio na insuficiência renal. Ela não deve ser administrada oralmente, pois é mal absorvida. Deve ser usada por via intramuscular ou, PREFERENCIALMENTE, por via intravenosa..


ID
3028165
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Segundo a Resolução RDC nº306 de 7 de dezembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, compete aos serviços geradores de RSS, exceto:

Alternativas
Comentários
  • D-INCORRETA.

    RDC nº 222/2018

    Art. 8º O estabelecimento que possua serviços geradores de RSS com licenças sanitárias individualizadas deve ter PGRSS único que contemple todos os serviços existentes.

  • PGRSS É ÚNICO!!


ID
3028168
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os comprimidos são revestidos por várias razões: para proteger a substância ativa contra a exposição destrutiva do ar e/ou da umidade; mascarar o sabor do fármaco; proporcionar qualidades estéticas e diferenciadas ao produto. Considere as opções abaixo em relação às etapas do revestimento com açúcar. Assinale a alternativa em que a sequência das etapas de revestimento está correta:

Alternativas
Comentários
  • DRAGEAMENTO SEMPRE ACABA COM POLIMENTO

  • B) O revestimento de comprimidos com açúcar (drageamento) pode ser dividido nas seguintes etapas:

    (a) impermeabilização e selagem do núcleo, se necessário;

    (b) revestimento primário;

    (c) alisamento e arredondamento final;

    (d) acabamento e coloração, se desejável; e

    (e) polimento.


ID
3028171
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os Helmintos constituem um grupo muito numeroso, incluindo espécies de vida livre e espécies parasitas. Analise as sentenças em relação ao helminto Enterobius vermicularis, popularmente conhecido como “oxiúros” e assinale a alternativa correta:


I. Apresenta nítido dimorfismo sexual, entretanto, alguns caracteres são comuns aos dois sexos: cor branca, filiformes.

II. Na extremidade anterior, lateralmente à boca, notam-se expansões vesiculosas muito típicas, chamadas “asas cefálicas”.

III. A boca é pequena, seguida de um esôfago também típico: é claviforme, terminando em um bulbo cardíaco.

IV. O macho mede cerca de 1 cm de comprimento, por 0,4 mm de diâmetro. Cauda pontiaguda e longa.

Alternativas
Comentários
  • Morfologia:

    1 - Adultos: ambas sexos possui na extremidade anterior um cutícula estriada semelhante a asas sendo denominadas assa encefálicas, os machos medem de 2 a 5 mm, possui a parte posterior enrolada terminando em ponta romba, as fêmeas sã maiores que os machos medem de 8 a 12 mm, região posterior do corpo retilínea ou ligeiramente encurvada.  

    2 - Ovos: são assimétricos, convexos, medindo de 50 x 60 mm de comprimento e de 25 x 30 mm de largura, a casca e dupla transparente permitindo ser observado no seu interior um embrião já formado. 

  • REVISÃO

    Enterobius vermicularis (oxiúrios)

    Dimorfismo sexual.

    • Machos: 2 a 5 mm/0,2 mm - extremidade posterior enrolada ventralmente

    • Fêmeas: 8 a 13 mm/0,4 mm - extremidade posterior pontiaguda - 2 úteros - grávida: saco cheio de ovos (11.000)

    • Vivem de 20 a 60 dias

    • Ovos - assimétricos (achatado em um lado, FORMA DE "D") - com embrião bem desenvolvido - 50 a 60 m / 20 - 32 m - casca translúcida - superfície viscosa - fácil aderência - infectantes 6h após a postura e viáveis até 20 dias

  • I. CORRETO - Apresenta nítido dimorfismo sexual, entretanto, alguns caracteres são comuns aos dois sexos: cor branca, filiformes.

    II.CORRETO - Na extremidade anterior, lateralmente à boca, notam-se expansões vesiculosas muito típicas, chamadas “asas cefálicas”.

    III. CORRETO - A boca é pequena, seguida de um esôfago também típico: é claviforme, terminando em um bulbo cardíaco.

    IV. ERRADO - A FÊMEA mede cerca de 1 cm de comprimento, por 0,4 mm de diâmetro. Cauda pontiaguda e longa.

  • Trânsito também, certo?


ID
3028174
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

De acordo com a Lei Federal nº 12.305 de 2 de agosto de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é instituída a Responsabilidade Compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada de forma individualizada e encadeada, abrangendo os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, os consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos. A Responsabilidade Compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos tem vários objetivos. Com relação ao artigo, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Parágrafo único. A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos tem por objetivo:

    I - compatibilizar interesses entre os agentes econômicos e sociais e os processos de gestão

    empresarial e mercadológica com os de gestão ambiental, desenvolvendo estratégias sustentáveis;

    II - promover o aproveitamento de resíduos sólidos, direcionando-os para a sua cadeia produtiva ou para

    outras cadeias produtivas;

    III - reduzir a geração de resíduos sólidos, o desperdício de materiais, a poluição e os danos

    ambientais;

    IV - incentivar a utilização de insumos de menor agressividade ao meio ambiente e de maior

    sustentabilidade;

    V - estimular o desenvolvimento de mercado, a produção e o consumo de produtos derivados de

    materiais reciclados e recicláveis;

    VI - propiciar que as atividades produtivas alcancem eficiência e sustentabilidade;

    VII - incentivar as boas práticas de responsabilidade socioambiental.


ID
3028177
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

De acordo com a Lei Federal nº 12.305 de 2 de agosto de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em seu Capítulo VI, que prevê as Proibições, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • E) INCORRETA:

    art. 49. É proibida a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, bem como de resíduos sólidos cujas características causem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reúso, reutilização ou recuperação. 


ID
3028180
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A preparação de soluções e suspensões para uso oftálmico requer considerações especiais em relação a esterilidade. Para manter a esterilidade durante o uso, conservantes antimicrobianos geralmente são incluídos nas formulações oftálmicas. Alguns desses conservantes antimicrobianos usados em soluções e suspensões oftálmicas e suas concentrações efetivas encontram-se abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Dentre os conservantes antimicrobianos usados em soluções e suspensões oftálmicas e suas concentrações efetivas, encontram-se o cloreto de benzalcônio, 0,004 a 0,01 %; o cloreto de benzetônio, 0,01 %; o clorobutanol, 0,5%; o acetato de fenilmercúrio, 0,004%; o nitrato de fenilmercúrio , 0,004%; e o tiomersal , 0,005 a 0,01 %.

  • Errei a questão justamente por essa linha de pensamento. Como adivinhar que o consórcio é de direito público? A questão não disse nada ...


ID
3028183
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O exemplo clássico de fármacos biotecnológicos são proteínas obtidas pela tecnologia do ácido desoxirribonucleico recombinante (DNAr). Contudo, a biotecnologia atual compreende o uso de cultura de tecidos, células vivas ou enzimas celulares para a obtenção de um produto específico, como nas tecnologias do DNAr e de anticorpos monoclonais (AcMs), entre outros...


De acordo com ANSEL, Howard C. et al, abaixo estão alguns exemplos de produtos biotecnológicos e suas indicações. Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • O muromonabe-CD3 é indicado no tratamento da rejeição de órgãos transplantados. Em geral, é combinado com azatioprina, ciclosporina e/ou corticosteroides para evitar a rejeição aguda dos transplantes renais.

  • Muromonabe - rejeição aguda de aloenxertos em pacientes com transplante renal.

    TRASTUZUMABE - tratamento do câncer de mama metastático ou câncer disseminado além da mama e linfonodos sob o braço

    OUTROS:

    RITUXIMABE: Linfoma não Hodgking

    FILGRASTIM: redução de neutropenia, usado com qt.

    ALTEPLASE: choque isquêmico


ID
3028186
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Determinadas preparações farmacêuticas são obtidas por extração, isto é, pela remoção dos constituintes desejáveis de matérias-primas brutas por meio da ação de solventes nos quais os constituintes são solúveis. Os principais métodos de extração de substâncias vegetais são a maceração e a percolação. A seleção do método de extração para determinado substrato depende de vários fatores. Baseado no assunto, assinale abaixo a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A) A maceração é o método de extração mais eficiente para substrato que contêm pouco ou nenhum material celular, como benjoim , babosa e tolu, que se dissolvem quase completamente no solvente.

  • Vou seguir seus Passos, Tiago!


ID
3028189
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As soluções são preparações líquidas que contêm uma ou mais substâncias químicas dissolvidas em um solvente adequado ou em uma mistura de solventes mutualmente miscíveis. Com relação às soluções considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. A temperatura é um fator importante na determinação da solubilidade de um fármaco e na preparação da solução. A maioria das substâncias químicas libera calor quando é dissolvida e o processo é chamado de exotérmico, resultando no aumento da solubilidade.

II. Muitos dos importantes fármacos orgânicos são ácidos e bases fracas, e sua solubilidade, depende, em grande parte do pH do solvente. As bases fracas são muito solúveis em água, mas não são muito solúveis em soluções diluídas de ácidos.

III. Os elixires são soluções hidroalcólicas, indicadas para o uso oral. Elixires que contêm mais do que 10 a 12% de etanol normalmente se autoconservam e não requerem a adição de conservante.

IV. O colódio é uma preparação líquida composta de piroxilina dissolvida em uma mistura de solventes, em geral etanol e éter, com ou sem substância ativa. Os colódios são destinados ao uso interno e externo.

Alternativas
Comentários
  • I- FALSA. A temperatura é um fator importante na determinação da solubilidade de um fármaco e na preparação de sua solução. A maioria das substâncias químicas absorve calor quando é dissolvida, e o processo é chamando de endotérmico, resultando no aumento da solubilidade com o aumento da temperatura.

    II- FALSA. Muitos dos importantes fármacos orgânicos são ácidos ou bases fracas, e sua solubilidade depende, em grande parte, do pH do solvente. Esses fármacos reagem com ácidos e bases fortes para formar sais solúveis em água. Por exemplo, as bases fracas , que incluem grande parte dos alcaloides (atropina, codeína e morfina), anti-histamínicos (difenidramina e prometazina), anestésicos locais (cocaína, procaína e tetracaína) e outros fármacos significativos não são muito solúveis em água, mas o são em soluções diluídas de ácidos.

    IV-FALSA.O colódio é uma preparação líquida composta de piroxilina dissolvida em uma mistura de solventes, em geral etanol e éter, com ou sem substância ativa. Os colódios são destinados ao uso externo.


ID
3028192
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um dos fatores capazes de alterar a resposta aos fármacos consiste na administração concomitante de outros fármacos. É clinicamente útil conhecer o mecanismo envolvido em determinada interação medicamentosa, visto que ele pode influenciar tanto o curso temporal quanto os métodos empregados para evitar a interação. Com relação às interações medicamentosas, assinale abaixo a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • C- INCORRETA. Os barbitúricos promovem a indução das enzimas microssômicas hepáticas envolvidas no metabolismo dos fármacos. Interage AUMENTANDO o metabolismo dos bloqueadores dos canais de cálcio.

  • Interagem aumentando o metabolismo dos bloqueadores dos canais de cálcio.


ID
3028195
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os meios de cultura são selecionados com o intuito de fornecer condições ideais para o crescimento de patógenos comumente encontrados em determinado local ou em um tipo particular de amostra. Com relação aos meios e técnicas de cultura, analise as afirmativas abaixo e identifique a opção incorreta:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A- INCORRETA.

    O acréscimo de CO2 em concentrações de 5 a 10% é essencial ou estimula o crescimento de Neisseria gonorrhoeae, Haemophilus influenzae e S. pneumoniae, devendo ser feito sempre que possível.

    Exceções a essa recomendação são as culturas em meios seletivos e diferenciais em que se recorre à alteração no pH (que pode ser afetado pelo acréscimo de CO2) para diferenciar tipos de colônia (p. ex., ágar de xilose–lisina–desoxicolato [XLD], ágar Hektoen entérico [HE]).


ID
3028198
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As polineuropatias autoimunes agudas são classificadas como síndrome de Guillain-Barré (SGB). É um distúrbio heterogêneo com diversas formas variantes. Na maioria das vezes, a SGB apresenta-se como uma doença paralisante monofásica aguda provocada por infecção prévia. Com relação aos achados laboratoriais, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo WILLIAMSON et. al. as alterações eletrofisiológicas podem ser negativas na primeira ou nas duas primeiras semanas.

    LETRA C.

    Bons estudos!

  • Segundo WILLIAMSON et. al. as alterações eletrofisiológicas podem ser negativas na primeira ou nas duas primeiras semanas.

    LETRA C.

    Bons estudos!


ID
3028201
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Cinco vírus da hepatite são responsáveis pela maioria das infecções virais clinicamente importantes do fígado: HVA, HBV, HCV, HDV e HEV. A coinfecção com dois vírus da hepatite ou a infecção por vírus da hepatite em pacientes com doença hepática preexistente frequentemente estão associadas a doença mais grave. Os primeiros sinais laboratoriais de hepatite viral aguda incluem elevações dos níveis de ALT e AST, que tipicamente precedem a elevação dos níveis de bilirrubina. Em relação ao contexto, não podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No diagnóstico de infecção pelo HCV, quando o anticorpo anti-HCV positivo não for confirmado, e o RNA do HCV for negativo, pode-se obter a confirmação pelo RIBA (recombinant immunoblot assay ou antígeno recombinante codificado do vírus da hepatite C). RIBA é NEGATIVO quando o resultado do EIA (imunoensaio enzimático) for falso-positivo, porém é negativo em caso de resolução da infecção pelo HCV.

  • A carga viral de HBV deve ser negativa? Carga viral é a quantidade de copias de vírus encontrados em um determinado fluido, ou seja, não existe carga viral negativa, a carga pode ser indetectável ou zerada. Negativo é o resultado de uma carga viral, zerada, não detectada ou com valores abaixo dos de referencia. A questão poderia ter sido anulada pois a letra B apresenta erro.


ID
3028204
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Taxa de Filtração Glomerular (TFG) é considerada o melhor indicador global do nível de função renal. Seja o marcador biológico empregado na sua determinação, uma substância endógena ou exógena, é importante que ele seja minimamente reabsorvido e secretado através dos túbulos renais. Com relação a quantificação da TFG é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • D- INCORRETA.

    As substâncias endógenas amplamente empregadas para determinar a TFG incluem o nitrogênio ureico, creatinina e cistatina C. Os dois primeiros são muito utilizados na prática clínica, principalmente por causa da pronta disponibilidade

  • Endógenos: Nitrogênio urêmico, creatinina e cistatina C.

    Exógenos: Inulina, I - Iotalamato e ácido dietilenotriamina pentacético.


ID
3028207
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As arritmias cardíacas consistem em despolarizações cardíacas que se desviam do ritmo cardíaco normal, há uma anormalidade no local de origem do impulso, sua frequência ou regularidade, ou sua condução. E os fármacos antiarrítmicos atuam por diversos mecanismos de ação. Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:


I. A procainamida bloqueia os canais de sódio e retarda o movimento ascendente do potencial de ação, retarda a condução e prolonga a duração do QRS do ECG.

II. A flecainida tem como efeitos cardíacos tóxicos o prolongamento excessivo do intervalo QT e indução de arritmia de torsade de points.

III. A moricizina é usada para o tratamento das arritmias ventriculares. É um bloqueador dos canais de cálcio relativamente potente que não prolonga a duração do potencial de ação.

IV. A adenosina possui um mecanismo de ação que envolve a ativação de uma corrente retificadora interna de K+ e a inibição da corrente de cálcio, promovendo uma hiperpolarização acentuada e supressão dos potenciais de ação dependentes do cálcio.

Alternativas
Comentários
  • II- FALSA. A flecainida é um bloqueador potente dos canais de sódio e potássio com cinética de desbloqueio lenta. (Embora bloqueie determinados canais de potássio, não prolonga o potencial de ação ou o intervalo QT.)

    III- FALSA. A moricizina é um derivado fenotiazínico antiarrítmico que foi utilizado para o tratamento de arritmias ventriculares. É um bloqueador do canal de sódio relativamente potente que não prolonga a duração do potencial de ação. A moricizina foi retirada do mercado nos Estados Unidos.

  • A QUINIDINA tem como efeitos cardíacos tóxicos o prolongamento excessivo do intervalo QT e indução de arritmia de torsade de points.


ID
3028210
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Polimorfismo é a habilidade de um fármaco existir em duas ou mais formas cristalinas com diferentes conformações moleculares. Os desvios de qualidade oriundos do polimorfismo podem trazer graves consequências para o setor farmacêutico. Portanto é importante caracterizar o estado sólido das substancias da melhor forma possível. Isso implica em utilização de uma serie de técnicas de forma adequada e integrada. Essas técnicas analíticas podem ser classificadas em cinco grupos listadas abaixo:


GRUPO 1 - Técnicas para determinação da estrutura cristalina

GRUPO 2 - Técnicas termoanalíticas

GRUPO 3 - Técnicas espectroscópicas

GRUPO 4 - Técnicas para caracterização morfológica

GRUPO 5 - Técnicas para avaliação de desempenho


Considerando a tabela acima, identifique em qual grupo se classificam as seguintes técnicas analíticas:


Técnica I – microscopia óptica e eletrônica de varredura

Técnica II – ressonância magnética nuclear do estado sólido

Técnica III – difração de raios-X com fontes convencionais ou radiação síncroton


E assinale abaixo a alternativa correta:

Alternativas

ID
3028213
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação às tecnologias de produção de Água Purificada (AP), do Guia de Qualidade para Sistemas de Purificação de Água para Uso Farmacêutico, 2013, o método escolhido de purificação da água, ou seja, a sequência de etapas de purificação deve ser apropriado à qualidade da água produzida. As especificações para os equipamentos de purificação da água e para os sistemas de armazenamento e distribuição devem possuir configurações que evitem a proliferação microbiológica. Considerando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:


I. Sistemas mantidos em temperatura ambiente, tais como deionizadores, osmose reversa e ultrafiltração são especialmente susceptíveis a contaminação microbiológica, particularmente quando o equipamento permanece estático durante algum tempo, devido à baixa ou a nenhuma demanda de utilização da água.

II. A filtração através de filtros de barreira (por exemplo, 0,2 µm; 0,45 µm e 1,0µm) pode ser usada nos anéis de distribuição ou nos pontos de uso para controlar a biocontaminação.

III. A deionização e a eletrodeionização contínua são tecnologias eficazes para a remoção de sais inorgânicos dissolvidos. Os sistemas de deionização produzem água deionizada de uso rotineiro, por meio de resinas de troca iônica específicas para cátions e para ânions.

IV. A técnica mais empregada como etapa final de tratamento para a produção da água purificada (AP/PW) é a filtração através de filtros de barreira, pois ela é capaz de reduzir consideravelmente o risco de contaminação microbiana da água, além de ser de fácil operação e manutenção.

Alternativas
Comentários
  • I. Sistemas mantidos em temperatura ambiente, tais como deionizadores, osmose reversa e ultrafiltração são especialmente susceptíveis a contaminação microbiológica, particularmente quando o equipamento permanece estático durante algum tempo, devido à baixa ou a nenhuma demanda de utilização da água.

    II. A filtração através de filtros de barreira (por exemplo, 0,2 µm; 0,45 µm e 1,0µm) pode ser usada nos anéis de distribuição ou nos pontos de uso para controlar a biocontaminação. ERRADO, POIS PODE MASCARAR UMA CONTAMINAÇÃO.

    III. A deionização e a eletrodeionização contínua são tecnologias eficazes para a remoção de sais inorgânicos dissolvidos. Os sistemas de deionização produzem água deionizada de uso rotineiro, por meio de resinas de troca iônica específicas para cátions e para ânions.

    IV. A técnica mais empregada como etapa final de tratamento para a produção da água purificada (AP/PW) é a filtração através de filtros de barreira, pois ela é capaz de reduzir consideravelmente o risco de contaminação microbiana da água, além de ser de fácil operação e manutenção.

  • IV - correção :A técnica mais empregada como etapa final de tratamento para a produção da AP é a osmose reversa, pois ela é capaz de reduzir consideravelmente o risco de contaminação microbiana da água, além de ser de fácil operação e manutenção. A ultrafiltração e a destilação também podem ser utilizadas para este propósito.


ID
3028216
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a Resolução RDC Nº17 de 16 de abril de 2010 que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, as instalações de uma indústria farmacêutica devem ser localizadas, planejadas, construídas, adaptadas e mantidas de forma que sejam adequadas às operações a serem realizadas. O projeto deve minimizar o risco de erros e possibilitar a limpeza e manutenção, de modo a evitar a contaminação cruzada, o acúmulo de poeira e sujeira ou qualquer efeito adverso que possa afetar a qualidade dos produtos. Referente a área de produção de uma indústria farmacêutica, nos Art. 125 à Art. 130, assinale a afirmativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Quando forem produzidos medicamentos altamente ativos ou altamente sensibilizantes devem ser utilizados sistemas adequados de tratamento PARA EXAUSTÃO DO AR.


ID
3028219
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, em seu capítulo dedicado à Água para Uso Farmacêutico, afirma que o usuário é responsável pela seleção do tipo de água adequado aos seus objetivos, bem como pelos controles e verificações necessários, em intervalos que garantam a manutenção da qualidade desejada. Em relação à Água para Uso Farmacêutico, assinale abaixo a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A- INCORRETA.

    A água para injetáveis deve atender aos ensaios físico-químicos preconizados para a água purificada, além dos testes de contagem total de bactérias < 10 UFC/100 mL, esterilidade, particulados e de endotoxinas bacterianas. A água de alimentação deve ser, no mínimo, potável e o processo de purificação de primeira escolha é a destilação.


ID
3028222
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No Capítulo 6, da Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, são descritas as classificações dos recipientes de vidro utilizados para medicamentos e correlatos. Assinale a alternativa abaixo cuja destinação/aplicação está incorreta em relação ao tipo de vidro.

Alternativas
Comentários
  • B-INCORRETA.

    Vidro tipo NP (não parenteral). Vidro alcalino do tipo sódico / cálcico, de resistência hidrolítica baixa e alta alcalinidade, de no máximo 15 mL de H2SO4 0,01 M (ensaio em frasco de vidro moído). Indicado ao acondicionamento de produtos não parenterais, ou seja, de uso tópico e oral.


ID
3028225
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A estabilidade de produtos farmacêuticos depende de fatores ambientais e também de outros relacionados ao próprio produto como propriedades físicas e químicas de substâncias ativas e excipientes farmacêuticos, formas farmacêuticas entre outros. Considerando os estudos de estabilidade preconizados pela Resolução nº 01, de 29 de julho de 2005, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3028228
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a RDC nº60 de 10 de outubro de 2014, que dispõe sobre os critérios para a concessão renovação do registro de medicamentos (...) e dá outras providências, a respeito dos requisitos específicos para o registro de medicamento novo, analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:

Alternativas

ID
3028231
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No Artigo 2º, da Resolução-RDC nº 31, de 11 de agosto de 2010, que dispõe sobre a realização dos Estudos de Equivalência Farmacêutica e de Perfil de Dissolução Comparativo, são citadas algumas definições. Assinale abaixo a alternativa que está incorreta, segundo o que consta neste artigo.

Alternativas
Comentários
  • C- INCORRETA.

    XXX - Substância Química de Referência Caracterizada (SQT): material de referência não estabelecido por farmacopéias ou instituições públicas oficiais autorizadas, devendo possuir alto grau de pureza e uniformidade. Deve ser cuidadosamente analisada em sua identificação, caracterização, impurezas e análise quantitativa


ID
3028234
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a RDC nº 31, de 11 de agosto de 2010, que dispõe sobre a realização dos Estudos de Equivalência Farmacêutica e de Perfil de Dissolução Comparativo, em seu ANEXO I, que aborda os requisitos para a validação parcial de métodos analíticos, os ensaios submetidos à validação parcial são classificados em quatro categorias segundo sua finalidade. Em relação ao assunto, identifique a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • B- INCORRETA.

    Categoria II – ensaios para quantificação de substâncias químicas presentes em menor quantidade nos medicamentos testados. Estão incluídos nessa categoria: quantificação de impurezas e substâncias relacionadas.

  • Anexo I foi revogado pela RDC 166/2017.


ID
3028237
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a Instrução Normativa – IN nº 7 de 21 de agosto de 2014 que determina a publicação da “Lista de fármacos candidatos à bioisenção baseada no Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB)”, poderão ser candidatos à bioisenção baseados no sistema de classificação biofarmacêutica, os medicamentos genéricos, similares ou novos, orais de liberação imediata contendo os seguintes fármacos:

Alternativas
Comentários
  • IN nº 10/2016

    Art. 2º Medicamentos genéricos, similares ou novos, orais de liberação imediata, contendo os seguintes fármacos, poderão ser candidatos à bioisenção baseada no sistema de classificação biofarmacêutica:

    I ácido acetilsalicílico;

    II cafeína;

    III capecitabina;

    IV cloridrato de doxiciclina;

    V cloridrato de memantina;

    VI cloridrato de propranolol;

    VII cloridrato de venlafaxina;

    VIII dicloridrato de pramipexol;

    IX dipirona;

    X estavudina;

    XI fluconazol;

    XII fumarato de bisoprolol;

    XIII hemitartarato de rivastigmina;

    XIV isoniazida;

    XV levofloxacino;

    XVI metoprolol;

    XVII metronidazol;

    XVIII paracetamol;

    XIX pregabalina;

    XX sotalol, ou

    XXI temozolomida.


ID
3028240
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Resolução – RDC/ANVISA Nº302 de 13 de outubro de 2005, dispõe sobre o Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos e tem como objetivo definir os requisitos para o funcionamento dos laboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial públicos ou privados que realizam atividades na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia. Com relação a fase analítica dos processos operacionais no laboratório clínico e posto de coleta laboratorial, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D REFERE-SE A FASE PRÉ -ANALÍTICA.

  • . O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem dispor de meios que permitam a rastreabilidade da hora do recebimento e/ou coleta da amostra.


ID
3028243
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No exame do sedimento urinário, os cristais formam-se pela precipitação de sais urinários, em que alterações de fatores múltiplos afetam suas solubilidades. Embora a maioria dos cristais presentes na urina tenha significado clínico limitado, é essencial que sejam identificados de maneira correta para evitar a não detecção dos relativamente escassos cristais anormais associados a condições patológicas diversas. Com relação aos cristais encontrados na urina, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A- INCORRETA.

    Uratos amorfos (uratos de cálcio, magnésio, sódio e potássio). Os uratos amorfos precipitam quando submetidos ao repouso em urina com pH discretamente ácido. Havendo grandes concentrações, o sedimento urinário pode ser visto com uma cor variável entre rosa-alaranjada e castanho-avermelhada ao exame microscópico. Esse aspecto tem sido referido como “poeira de tijolo”. No microscópio, esse material amorfo aparece como pequenos grânulos castanho-amarelados que podem formar grumos e aderir a fibras e filamentos de muco. Os uratos amorfos são convertidos em cristais de ácido úrico mediante a acidificação com ácido acético, e se dissolvem quando expostos a calor (60oC) e diluição álcali.

  • Carbonato de cálcio - são distinguidos dos demais cristais/materiais amorfos por sua produção de dióxido de carbono em presença de ácido acético.
  • Uratos amorfos (uratos de cálcio, magnésio, sódio e potássio) - são distinguidos dos demais cristais/materiais amorfos por sua produção de CRISTAIS DE ÁCIDO ÚRICO em presença de ácido acético.


ID
3028246
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando as características físico-químicas dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA), analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta:

Alternativas
Comentários
  • GERALMENTE, A SUBSTÂNCIA AMORFA É MAIS SOLÚVEL QUE A CRISTALINA!


ID
3028249
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a RDC Nº17 de 16 de abril de 2010 da ANVISA, que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, em seu Art. 11, um sistema de garantia da qualidade apropriado à fabricação de medicamentos deve assegurar os requisitos abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Art. 11. O sistema de garantia da qualidade apropriado à fabricação de medicamentos deve assegurar que:

    I - os medicamentos sejam planejados e desenvolvidos de forma que sejam consideradas as exigências de BPF e outros

    requisitos, tais como os de boas práticas de laboratório (BPL) e boas práticas clínicas (BPC);

    II - as operações de produção e controle sejam claramente especificadas em documento formalmente aprovado e as exigências de BPF cumpridas;

    III - as responsabilidades de gestão sejam claramente especificadas nas descrições dos cargos;

    IV - sejam tomadas providências para a fabricação, distribuição e uso correto de matérias-primas e materiais de embalagem;

    V - sejam realizados todos os controles necessários nas matérias- primas, produtos intermediários e produtos a granel, bem como outros controles em processo, calibrações e validações;

    VI - o produto terminado seja corretamente processado e conferido em consonância com os procedimentos definidos;

    VII - os medicamentos não sejam comercializados ou distribuídos antes que os responsáveis tenham se certificado de que cada lote de produção tenha sido produzido e controlado de acordo com os requisitos do registro e quaisquer outras normas relevantes à produção, ao controle e à liberação de medicamentos;

    VIII - sejam fornecidas instruções e tomadas as providências necessárias para garantir que os medicamentos sejam

    armazenados pelo fabricante, distribuídos e subseqüentemente manuseados, de forma que a qualidade seja mantida por todo o prazo de validade;

    IX - haja um procedimento de auto-inspeção e/ ou auditoria interna de qualidade que avalie regularmente a efetividade e

    aplicabilidade do sistema de garantia da qualidade;

    X - os desvios sejam relatados, investigados e registrados;

    XI - haja um sistema de controle de mudanças; e

    XII - sejam conduzidas avaliações regulares da qualidade de medicamentos, com o objetivo de verificar a consistência do processo e assegurar sua melhoria contínua.

  • CAPÍTULO V

    RECLAMAÇÕES

    Se for detectado um desvio da qualidade em algum lote do produto, ou se houver suspeita de desvio em determinado lote, deve ser levada em consideração a possibilidade de que outros lotes apresentem o mesmo problema e, portanto, esses devem ser verificados.


ID
3028252
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo o Art. 17 da Resolução RDC Nº 17 de 16 de abril de 2010 que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos da ANVISA, a qualificação e a validação devem estabelecer e fornecer evidências documentadas de que:

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO IV QUALIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO 

    I - as instalações, utilidades, sistemas computadorizados, equipamentos e processos foram projetados em consonância com as

    exigências de BPF (qualificação de projeto ou QP); 

    II - as instalações, utilidades, sistemas computadorizados e equipamentos foram construídos e instalados de acordo com as suas especificações de projeto (qualificação de instalação ou QI);

    III - as instalações, utilidades, sistemas computadorizados e equipamentos operam de acordo com suas especificações planejadas (qualificação de operação ou QO); e

    IV - um processo específico produzirá consistentemente um produto que atenda suas especificações e atributos de qualidade (validação de processo ou VP, também chamada em alguns casos de qualificação de desempenho ou QD). 


ID
3028255
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Pomadas são preparações semissólidas destinadas à aplicação sobre a pele ou as membranas mucosas, podendo conter substâncias medicamentosas ou não. As bases de pomadas podem ser empregadas por seus efeitos físicos ou como veículo para pomadas medicamentosas. Com relação a esse contexto, assinale a afirmativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • D- INCORRETA.

    PEGs com massa molecular inferior a 600 são líquidos claros e inodoros; aqueles com massa molecular superior a mil apresentam a consistência semelhante às ceras; os que possuem massa molecular entre esses valores são semissólidos.


ID
3028258
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A introdução de um fármaco em uma forma farmacêutica final requer o uso de adjuvantes farmacêuticos, que estabelecem as características principais do produto e contribuem para a forma física, a textura, a estabilidade, o sabor e a aparência global. Dessa forma, assinale abaixo a alternativa incorreta, cujo adjuvante não corresponde à definição:

Alternativas
Comentários
  • B- INCORRETA.

    AGENTE DE TONICIDADE _ É empregado para tomar a solução similar quanto às suas características osmóticas, aos fluidos biológicos, por exemplo, em preparações oftálmicas e parenterais, e em fluidos de irrigação.

    EXEMPLO: CLORETO DE SÓDIO


ID
3028261
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A transferrina (TRF) transporta moléculas de Fe3+ circulantes. Os níveis plasmáticos aumentam com tratamento bem-sucedido com ferro e retornam a seus valores normais. Assinale abaixo a alternativa onde na interpretação do diagnóstico diferencial, são encontrados valores elevados de transferrina:

Alternativas
Comentários
  • Um nível aumentado de transferrina no plasma é frequentemente observado em pacientes que sofrem de  por deficiência de ferro, durante a gravidez, e com o uso de contraceptivos orais, refletindo um aumento na expressão da proteína transferrina. Quando os níveis plasmáticos de transferrina aumentam, há uma diminuição recíproca na porcentagem de saturação de ferro na transferrina e um aumento correspondente na  nos estados deficientes em ferro. Uma diminuição da transferrina plasmática pode ocorrer em doenças de sobrecarga de ferro e desnutrição proteica. A ausência de transferrina resulta de uma doença genética rara conhecida como , uma condição caracterizada por anemia e  no coração e no fígado que leva à insuficiência cardíaca e muitas outras complicações.

    A transferrina e seu receptor demonstraram diminuir as células tumorais quando o receptor é usado para atrair anticorpos.

  • VALORES AUMENTADOS

    • Anemia ferropriva; inversamente proporcional às reservas de ferro (ferritina)

    • Gravidez, terapia com estrogênio, hiperestrogenismo.

    VALORES DIMINUÍDOS

    • Anemia microcítica microssômica da doença crônica

    • Inflamação aguda

    • Deficiência ou perda de proteína (p. ex., queimaduras, infecções crônicas, doenças crônicas [p. ex., várias doenças hepáticas e renais, neoplasias], nefrose, desnutrição).

    Williamson, 2013


ID
3028264
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A granulometria de partículas sólidas é fundamental à produção farmacêutica. Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. O tamanho, a forma e a uniformidade da partícula determinam suas propriedades de fluxo, e consequentemente, a eficiência de uma mistura, de enchimento e compactação.

II. A granulometria pode influir na solubilidade e tempo de dissolução.

III. A medida do ângulo de repouso de um monte formado pelo pó escoado pode ser bastante útil para avaliar as propriedades de fluxo de pós e suas misturas.

IV. A granulometria de matérias-primas constituídas de partículas sólidas é obtida por ensaios farmacopéicos com uso de jogos de peneiras de forma manual ou montados em ordem crescente de mesh, em um aparelho denominado granulômetro.

Alternativas
Comentários
  • I. O tamanho, a forma e a uniformidade da partícula determinam suas propriedades de fluxo, e consequentemente, a eficiência de uma mistura, de enchimento e compactação. CORRETO

    II. A granulometria pode influir na solubilidade e tempo de dissolução. CORRETO - quanto menor os grânulos de uma mistura, maior superfície de contato, assim, MAIOR SOLUBILIDADE.

    III. A medida do ângulo de repouso de um monte formado pelo pó escoado pode ser bastante útil para avaliar as propriedades de fluxo de pós e suas misturas. CORRETO

    IV. A granulometria de matérias-primas constituídas de partículas sólidas é obtida por ensaios farmacopéicos com uso de jogos de peneiras de forma manual ou montados em ordem crescente de mesh, em um aparelho denominado granulômetro. CORRETO. DICA EXTRA: Quanto maior o meshmaior o número de aberturas e mais fino deverá ser o grão, para passar por ela.


ID
3028267
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo o “Guia de qualidade para sistemas de purificação de água para uso farmacêutico”, o aparelho de osmose reversa, se utilizado na produção de água para injetáveis, deve ser validado de forma a garantir que a qualidade da água produzida seja equivalente à preparada por destilação. Dentre os inconvenientes relacionados às membranas de osmose reversa destaca-se a alta probabilidade de formação de biofilme.

O uso unicamente da tecnologia de osmose reversa para produção de água para injetáveis aumenta o risco de contaminação microbiológica, devido principalmente aos seguintes fatores abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Muitos tipos de membrana de osmose reversa NÃO suportam sanitização em altas temperaturas.


ID
3028270
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os fármacos pouco solúveis representam um grande desafio para o formulador, e nesse sentido, a utilização de recursos capazes de promover a maior solubilização do fármaco, e consequentemente, melhorar a sua dissolução, representa uma alternativa bastante viável. Sobre as novas ferramentas farmacotécnicas para modular a biodisponibilidade de medicamentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta:


I – A micronização consiste na redução do tamanho das partículas do fármaco, tipicamente até o diâmetro inferior a 10 µm, por intermédio da moagem do material. O processo tem como vantagem o seu baixo custo.

II – As ciclodextrinas são compostos que, devido a sua solubilidade aquosa, apresentam uma cavidade central hidrofílica capaz de acomodar fármacos também hidrofílicos.

III – Fármacos insolúveis em água podem ser facilmente solubilizados em formulações contendo lipídeos. As formulações são baseadas de acordo com o Sistema de Classificação de Formulações Lipídicas (SCFL).

IV – Os sistemas nanoestruturados são baseados em partículas do fármaco em escalas nanométricas. Uma das técnicas de obtenção, por exemplo, como o nanocristal, se baseia na formação das nanopartículas por via seca.

Alternativas
Comentários
  • I – A micronização consiste na redução do tamanho das partículas do fármaco, tipicamente até o diâmetro inferior a 10 µm, por intermédio da moagem do material. O processo tem como vantagem o seu baixo custo.

    II – As ciclodextrinas são compostos que, devido a sua solubilidade aquosa, apresentam uma cavidade central HIDROFÓBICA capaz de acomodar fármacos também HIDROFÓBICA. Ciclodextrinas (CD) são compostos que, apesar de sua solubilidade aquosa, apresentam uma cavidade central hidrofóbica capaz, portanto, de acomodar fármacos também hidrofóbicos.

    III – Fármacos insolúveis em água podem ser facilmente solubilizados em formulações contendo lipídeos. As formulações são baseadas de acordo com o Sistema de Classificação de Formulações Lipídicas (SCFL).

    IV – Os sistemas nanoestruturados são baseados em partículas do fármaco em escalas nanométricas. Uma das técnicas de obtenção, por exemplo, como o nanocristal, se baseia na formação das nanopartículas por via ÚMIDA.


ID
3028273
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O índice de anisocitose (RDW) é um coeficiente de variação da distribuição do volume eritrocitário individual. Com relação ao RDW é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A)  elevação do RDW é útil para direcionar a atenção para a anisocitose, uma característica de várias anemias. CORRETO

    B) O RDW é muito útil para diferenciar a anemia ferropriva do traço β-talassêmico. CORRETO - O RDW pode ser útil na diferenciação de causas de microcitose, uma vez que a anemia ferropriva de moderada a grave está associada a um aumento da RDW, enquanto a talassemia e a anemia de doença crônica estão associadas a uma RDW normal.

    C) Uma contagem muito elevada de leucócitos e numerosas plaquetas grandes resultam em valores falsamente AUMENTADOS do RDW.

    D) O aumento do RDW é útil para identificar a ocorrência de fragmentação dos eritrócitos. CORRETO


ID
3028276
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As plaquetas são pequenos corpúsculos discoides do sangue, que constituem o principal elemento na obtenção da hemostasia. Na interpretação do exame laboratorial, são causas de diminuição de plaquetas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • CAUSAS DE AUMENTO DO NÚMERO DE PLAQUETAS:

    Distúrbios clonais da medula óssea, como neoplasias mieloproliferativas

    • Aumento reativo nas seguintes situações: após hemorragia aguda, em neoplasias malignas (identificase

    neoplasias maligna em cerca de 50% dos pacientes com

    trombocitose “inesperada”), após esplenectomia, traumatismo grave, infecções, distúrbios inflamatórios crônicos, reações medicamentosas e muitas outras

    condições.


ID
3028279
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A coadministração de fármaco com alimento pode resultar em alterações nos perfis farmacocinético e farmacodinâmico. O alimento pode interagir nas fases anterior e durante a absorção, durante a distribuição, metabolismo ou eliminação. A absorção dos fármacos pode ser diminuída, retardada, aumentada ou acelerada na presença de alimentos. O aumento da absorção pode ocorrer nas diversas situações abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Com fármacos que interagem de forma reversível com os componentes da dieta, mas possuem janela de absorção na porção proximal do intestino delgado.

    Se o fármaco possui absorção na porção proximal do I.D. e ele realiza ligação, ainda que reversível com os alimentos, tão logo ele terá sua absorção já que esta ocorre na primeira porção e neste momento o fármaco está complexado.


ID
3028282
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A termogravimetria (TG) é uma técnica termoanalítica na qual a variação da massa da amostra é determinada em função da temperatura e/ou tempo, enquanto a amostra é submetida a uma programação controlada de temperatura. Locais com correntes de ar, proximidade a aparelhos de ar-condicionado e pisos de madeira devem ser evitados porque podem causar flutuações no resultado. Com relação as fontes de erros em termogravimetria, assinale abaixo a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • cadinho estreito e profundo atinge temperatura mais alta que o raso e largo.

  • Isso sim é uma questão de respeito! Extremamente bem elaborada!