O Brasil adotou, em 1963, o sistema NTSC, depois de testar, no ano anterior, a transmissão a cores do programa Moacir Franco Show, da TV Excelsior. Seriados da TV norte-americana, como Bonanza, exibidos pela TV Tupi, também eram beneficiados pelas cores, assim como o musical-humorístico Times Square (foto acima), também da TV Excelsior.
No entanto, quase ninguém pôde ver a transmissão colorida. Não havia produção de aparelhos receptores de transmissão a cores, e a importação custava muito caro. Isso fez com que a implantação da TV a cores fosse adiada por cerca de uma década.
[...] Hoje faz 40 anos em que se realizou a primeira transmissão televisiva a cores, a partir da TV Difusora de Porto Alegre (hoje TV Bandeirantes local) e a TV Rio (Guanabara, atual TV Record Rio). A TV Globo, do Rio de Janeiro, também participou da façanha.
O evento escolhido foi o desfile tradicional da Festa da Uva, na cidade gaúcha de Caxias do Sul. A foto em questão, aliás, mostra um ônibus "bicudinho" da Mercedes-Benz, provavelmente O-326, que a TV Rio enviou para o Sul do país.
Era tempos do "milagre brasileiro" da ditadura militar e prefeitos com algum senso de oportunismo instalaram aparelhos de TV pelas ruas da cidade para que a população visse a novidade. Aliás, foi assim que Assis Chateaubriand fez para atrair a multidão para a então recém-inaugurada televisão, em vários pontos-chave da cidade de São Paulo, em 18 de setembro de 1950. Em ambos os casos, eventuais falhas técnicas ocorreram.
fonte: http://cincomeiasete.blogspot.com/2012/02/primeira-transmissao-de-tv-cores-no.html
TV Excelsior pertencia ao empresário Mário Wallace Simonsen, que foi perseguido pela ditadura por ter apoiado a eleição de João Goulart. Além da TV Excelsior, o grupo empresarial também fechou a Panair, uma companhia aérea.
No caso da TV, ela chegou a funcionar durante os primeiros anos da ditadura, mas se recusava a acatar as ordens de censura, seus diretores não reeditavam vários programas que tinham partes vetadas, e, às vezes, exibiam, no lugar das partes censuradas, os seus mascotinhos com as bocas e os ouvidos tapados, com a legenda "CENSURADO".