SóProvas



Questões de História da Televisão Brasileira


ID
72649
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No dia 18 de setembro de 1950 foi inaugurada a TV Tupi, em São Paulo. O primeiro programa a ir ao ar foi "TV TABA". Dele participaram Hebe Camargo e Ivon Cury. No dia 19 do mesmo mês foi ao ar o primeiro telejornal, "Imagens do Dia", com matérias feitas com câmeras de cinema. O responsável pela primeira emissora de televisão brasileira foi

Alternativas
Comentários
  • Assis Chateabriand era dono do Diário dos Associados, que incluia a TV TUPI, jornais, revistas e estações de rádios...

    ver mais: http://gcb-histriadacomunicacaosocial.blogspot.com/p/jornal.html
  • Roberto Irineu Marinho GOIH (Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1947) é um empresário brasileiro e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo.

    Roberto é um dos sócios e também foi o presidente do Grupo Globo, o 17º maior conglomerado de mídia do mundo, até dezembro de 2017.[4] Os outros sócios majoritários do grupo são seus irmãos mais novos João Roberto e José Roberto Marinho.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Irineu_Marinho


ID
131056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

A história da televisão brasileira desenvolveu-se completamente desvinculada do rádio. Essa trajetória distinta e independente da TV deve-se à fundação da Escola Superior de Televisão, no Rio de Janeiro. Dessa escola saíram os técnicos e demais profissionais para a fundação da primeira emissora de TV brasileira, a TV Tupi-Guarani, após a II Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • A televisão no Brasil começou em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi e não Tupi-Guarani como no enunciado.

  • Outra informação também importante ao contrário do que afirma a questão é que a televisão brasileira Não desenvolveu-se completamente desvinculada do rádio. Muito pelo contrário ela se desenvolveu atrelada ao rádio.
  • A história da rede e da televisão encontra-se intimamente relacionada. Com a chegada da televisão e a realização das primeiras transmissão, muitos talentos do rádio migraram para a tv, tentando adaptar técnicas do rádio ao novo meio, que nos primeiros anos, ainda funcionava com este misto de linguagem entre os dois meios, ja que a tv ainda estava se constituindo no país e as grandes redes ainda não estavam consolidadas.

ID
174259
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A história das empresas Globo de comunicação, um conglomerado que, já em 1992, somava mais de 100 empresas e empregava cerca de 20 mil funcionários, começa bem antes da Rede Globo de Televisão. O Jornal O Globo, solidamente instalado no Rio de Janeiro, existe desde 1925 e em 1994 é inaugurada a Rádio Globo. Também as organizações Globo estão ligadas à primeira transmissão de televisão realizada no Brasil, em 1939. Em 24 de julho de 1962, o empresário Roberto Marinho, que já possuía duas concessões de canais de televisão (Rio de Janeiro e Brasília), assina um contrato operacional com um grupo americano. Esse acordo ficou conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Resposta: c) Time-Life.

    Em 24 de julho de 1962 o empresário Roberto Marinho, assina um contrato operacional com o grupo americano Time-Life. A TV Globo do Rio de Janeiro entra no ar em abril de 1965. 
     

     

  • em 1944 é inaugurada a Rádio Globo.

  •  o acordo nao teve nome..  time life eh o grupo d empresas dos estados unidos q bancou a criaçao da tv globo bem na epoca da ditadura q tbm foi impulsionada pelos yankes..   assim seria mais facil manipular o povo..

  • Fundação e acordo com a Time-Life

    Em 1962, um acordo assinado entre a Time-Life e o Grupo Globo proporcionou a Roberto Marinho o acesso a um capital de 300 milhões de cruzeiros (6 milhões de dólares, segundo o documentário Beyond Citizen Kane) , o que lhe garantiu recursos para comprar equipamentos e infraestrutura para a Globo. A TV Tupi, à época a maior emissora do país, havia sido montada com um capital de 300 mil dólares. O acordo foi questionado em 1965 por deputados federais na CPI da TV Globo, pois seria ilegal segundo o artigo 160 da Constituição da época, que proibia a participação de capital estrangeiro na gestão ou propriedade de empresas de comunicação. Segundo Marinho, o acordo previa apenas a assessoria técnica da Time-Life. A CPI terminou com parecer desfavorável à emissora, mas em outubro de 1967 o consultor-geral da República Adroaldo Mesquita da Costa emitiu um parecer considerando que não havia uma sociedade entre as duas empresas. Com isso, a situação da TV Globo foi oficialmente legalizada. Mesmo assim, Marinho resolveu encerrar o contrato com a Time-Life, ressarcindo o grupo através de empréstimos tomados em bancos nacionais e pondo fim ao acordo em julho de 1971.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_Globo

  • A maior emissora de TV do Brasil surgiu a partir de dinheiro norte-americano. Já começou (bem) mal...

  • Gab.: C. Embora o "acordo" não tenha um nome propriamente dito. Cespe e suas subjetividades.

    Um livro interessante sobre o tema é "A história secreta da Rede Globo", de Daniel Herz.


ID
174307
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quando a televisão chegou no Brasil, sua primeira transmissão foi em

Alternativas
Comentários
  • - A pré-estreia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de abril de 1950. As imagens foram assistidas em aparelhos instalados no saguão dos Diários Associados, do empresário Assis Chateaubriand, em São Paulo. Nesse dia, houve uma apresentação do cantor mexicano Frei José Mojica.

ID
231400
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em1969, com a transmissão simultâneaemdoze Estados do Brasil, formou-se a primeira cadeia de telejornalismo do país. Essa ação pioneira deve-se a:

Alternativas
Comentários
  • A TV Globo foi inaugurada em 26 de abril de 1965. Nesse período, o grupo Globo iniciou negociaçõs com o grupo multimídia Time-life. Mas em 1969, a Globo compra as ações do grupo Time-Life e passa a estabelecer um padrão de grande rede nacional, com distribuição de programas em todo o país.
    Vale lembrar que este ano (1969) marca a inauguração do Jornal Nacional.
  • A transmissão à qual a questão se refere foi do Jornal Nacional


ID
295939
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A televisão chegou ao Brasil em 1950. Em quase 60 anos de história, passou por várias fases, entre elas a populista de 1964 a 1975. Nesse período, destaca-se

Alternativas
Comentários
  • O Jornal Nacional estreou em 1969 e foi o primeiro telejornal a ser transmitido em rede nacional. A primeira transmissão em cores aconteceu em 1972, quando a Festa da Uva de Caxias do Sul foi transmitida pela TV Difusora de Porto Alegre. 

     

    Gab. D


ID
374194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

     A estreia oficial da nova TV brasileira aconteceu no dia 2 de dezembro de 2007 em São Paulo. Seis meses depois, a recepção do sinal da TV digital brasileira nem sequer atingia o equivalente a um ponto no Ibope, 55 mil domicílios na Grande São Paulo, sugerindo que apenas 20 mil famílias estivessem recebendo o sinal na Grande São Paulo. Em 2008, O SBTVD foi adotado em outras 10 cidades brasileiras. O cronograma do governo federal anuncia que as transmissões analógicas de TV serão encerradas em 30 de junho de 2016, mas esse prazo deve ser adiado.

Beatriz Becker e Juliana Teixeira. TV digital: um desafio para o jornalismo brasileiro. 6.º Congresso SOPCOM. Anais eletrônicos do Congresso. Lisboa: Universidade Lusófona (com adaptações).

A partir do texto, julgue os itens que se seguem.

Os fatos narrados pelas autoras permitem a conclusão de que o processo de implantação da TV digital no Brasil será mais ágil do que inicialmente se pensava.

Alternativas
Comentários
  • E o prazo para implantação total da TV Digital foi adiado msmo...


ID
596698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da correlação entre informação, direitos civis e políticas
públicas, julgue os itens subsequentes.

Na América Latina, a busca de autonomia editorial e organizacional em favor do cidadão e de uma comunicação pública, a despeito da tendência natural das correntes políticas pelo uso de entes estatais para fins político-partidários, representou um desafio marcante das televisões públicas.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Certamente este é um desafio importante nos meios de comunicação estatais: a disputa por um meio chapa branca, de um lado, e de meios sem atrelamento político-partidário, por outro lado.


ID
602296
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a chegada e o desenvolvimento da TV no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A primeira exibição de um telejornal brasileiro aconteceu em 20 de setembro de 1950, quando o telejornal Imagens do Dia noticiou o desfile cívico-militar pelas ruas de São Paulo. Tornou-se comum o patrocínio de noticiários pelas empresas, desta forma, em 1952, nasciam o Telenotícias Panair (empresa de aviação) exibido na Tv Tupi de São Paulo e o Repórter Esso (multinacional de combustíveis), apresentado por Gontijo Teodoro da Tv Tupi do Rio. Os programas eram exibidos ao vivo com narração oral dos apresentadores num cenário simples composto por uma mesa com uma cortina de fundo e uma cartela com o nome do patrocinador. A gravação das imagens era feita por câmeras de cinema de 16 milímetros e como a revelação e montagem dos filmes eram demoradas, a transmissão das imagens dos fatos poderia atrasar até 12 horas.


    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0028-1.pdf

  • Para viabilizar a TV no Brasil, Chateaubriand importou muitos televisores. mas não consta que os tenha vendido através de linhas de crédito.


ID
602305
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa que indica uma característica da televisão brasileira.

Alternativas
Comentários
  • b)

    Concentração da propriedade dos meios, constituindo o chamado monopólio da fala, onde poucas empresas dominam o universo da produção simbólica.


ID
736585
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Desde que foi criado, o "Jornal Nacional" é uma referência para o jornalismo televisivo brasileiro. Ao lado das telenovelas, é também um dos produtos da TV brasileira com maior audiência, verificada através da sua presença em sete de cada dez aparelhos existentes no país. Sobre o "Jornal Nacional", analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O Jornal Nacional, lançado em primeiro de setembro de 1969, tinha como propósito competir com o Repórter Esso, da TV Tupy.

( ) Quando o Jornal Nacional surgiu, ele atingia os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e tinha 50 minutos de duração.

( ) Por conta das diversidades regionais do país, o Jornal Nacional teve que adotar as expressões "dia ensolarado" e "dia chuvoso" em relação ao tempo, ao invés de "tempo bom" ou "tempo ruim".

( ) A abertura política do Governo Geisel proporcionou o diálogo mais intenso entre as afiliadas da Globo e a central de jornalismo da emissora, resultando em uma produção maior de materiais jornalísticos. Para selecionar com mais critério esse material, foram criadas editorias especializadas, descentralizando o poder até então unicamente nas mãos do chefe de redação.

Alternativas

ID
777268
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O Jornal Nacional transmitido pela Rede Globo é uma das referências em termos de jornalismo televisivo.
Com relação à história desse programa, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • as cores só chegaram em 1972

    "Em 1972, com a chegada da cor à televisão brasileira,

    o Jornal Nacional exibiu em 4 de agosto uma entrevista colorida com Dom Eugênio Sales, em que ele comenta a condenação de policiais acusados de tortura.

    A partir de 1973, as reportagens do JN passaram a ser regularmente feitas em filme colorido. Merece destaque a matéria sobre os funerais do senador Filinto Muller, em 19 de julho. O ex-chefe

    de polícia de Getúlio Vargas morreu em um acidente aéreo com

    122 pessoas, entre elas o jornalista Júlio De Lamare e o piloto de Fórmula 3 Antônio Scavone."

    fonte: site memória globo

    1969 - Hilton Gomes e Cid Moreira apresentaram o primeiro programa de TV exibido em rede para todo o país. 

    fonte : globo cultura


ID
882673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de história dos meios de comunicação no mundo e no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

Antes da digitalização da televisão, o rádio no Brasil já estava digitalizado, tanto na emissão quanto na recepção das programações, em todas as ondas e frequências.

Alternativas
Comentários
  • A implantação do rádio digital no Brasil parece estar longe de uma solução. O Ministério das Comunicações pretende fazer, ainda neste ano (2013), mais uma bateria de testes nas faixas de FM e de radiodifusão comunitária com o sistema digital, mas o início e a duração desse trabalho ainda não foram definidos.

    Os primeiros testes com a tecnologia digital, feitos com os padrões DRM (europeu) e HD (norte-americano), não alcançaram resultados satisfatórios e a expectativa de definição de um desses modelos, até o fim do ano passado, foi frustrada.

    Fonte: Agência Brasil

  • Atualmente o sistema digital para rádio IBOC está em teste no Brasil para OC e FM. Esse sistema permite que o modo analógico continue em funcionamento.

  • Exatamente!!


ID
929839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos registros da história da imprensa, do rádio e da
televisão no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A transferência da corte de Dom João VI para o Brasil, e com ela, a da Imprensa Régia propiciou o surgimento do primeiro jornal impresso no Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro , embrião do que viriam a ser, na República, a Imprensa Nacional e o Diário Oficial da União.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo

    Lançada a 10 de setembro de 1808, no Rio de Janeiro (RJ), a Gazeta do Rio de Janeiro foi o órgão oficial do governo português durante a permanência de Dom João VI no Brasil. Tendo circulado às quartas-feiras e aos sábados.

    A Gazeta do Rio de Janeiro foi o primeiro jornal impresso no Brasil e o segundo a circular no país. O primeiro foi o Correio Braziliense, que foi lançado 3 meses antes, e era editado e impresso em Londres.

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia


ID
929842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos registros da história da imprensa, do rádio e da
televisão no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A rádio Sociedade do Rio de Janeiro marcou, no Brasil, o início das transmissões radiofônicas com o objetivo de atingir grandes audiências.

Alternativas
Comentários
  • "Roquette-Pinto, fundador da Rádio Sociedade Rio de Janeiro, primeira emissora do país, defendia que o rádio deveria ter programas educativos e culturais para reduzir o analfabetismo no país, contudo seu objetivo não foi alcançado."

     

    Livro: Obras jornalísticas: uma síntese

  • Fiquei mto em dúvida com esse enunciado; O objetivo de Roquette-Pinto era de que a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro tivesse objetive educacional e reduzisse o analfabetismo, como a colega comentou com o trecho do texto de referência. Porém, nessa época rádio era um artigo caro e acessível apenas a uma pequena parcela da população, certo? então como seria possível atingir grandes audiências?

  • Em resposta à Colega Amanda, Roquette Pinto era um visionário e pretendia utilizar o rádio como instrumento de divulgação científica e educação pública, provavelmente apostando na popularização do equipamento. Realmente o rádio era caro nos seus primórdios, mas não devia ser difícil imaginar que uma tecnologia tão interessante caísse no gosto popular e, em algum momento, seria barateada.

    Roquette-Pinto idealizou e participou ativamente da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada com o objetivo de difundir assuntos culturais e científicos.Os programas veiculavam, além de música e notícias, inúmeros cursos dos mais variados temas – do inglês à história do Brasil, passando pela química e pela literatura francesa. O divulgador também se dedicou à apresentação do programa Jornal da Manhã e à elaboração de textos para a Hora Infantil. Escreveu, ainda, inúmeros artigos sobre radiodifusão. Em 1934, criou a Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, emissora que hoje leva seu nome.Como demonstram suas atividades, Roquette-Pinto acreditava que o rádio (como o cinema) teria papel fundamental na solução dos problemas educacionais no país: “Para nós o ideal é que o cinema e o rádio fossem, no Brasil, escolas dos que não têm escola”, declarou.

    Fonte: http://www.fiocruz.br/brasiliana/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=155&sid=30


ID
929845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos registros da história da imprensa, do rádio e da
televisão no Brasil, julgue os itens subsequentes.

A CPI da Time-Life, nos anos 60 do século passado, representou o ápice de uma campanha das organizações Globo contra a escalada de captação de capital estrangeiro para os Diários Associados, grupo liderado por Assis Chateaubriand.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA - Não foi uma campanha da Globo contra escalada de capital estrangeiro, muito pelo contrário a CPI da Time-Life em 1966 foi criada para investigar o acordo que as organizações Globo fez com o grupo estrangeiro Time-Life, pois era considerado inconstitucional e lesivo ao Brasil porque criava sociedade com grupo estrangeiro, que é vetado pela Constituição. No entanto o presidente Castelo Branco após ser procurado por Roberto Marinho suspendeu o recurso e garantiu impunidade e prosseguimento da violação da lei.
  • Regulamentação Econômica para que te quero?

  • Documentário legal para assistir sobre esse assunto: Byond Citizen Kane (Muito além do cidadão Kane).

  • Leia: A História Secreta da Rede Globo, por Daniel Herz 

  • Errada. Foi o contrário. A pedido do então presidente Castelo Branco a bancada governista apoiou Roberto Marinho e a CPI foi arquivada.


ID
929848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos registros da história da imprensa, do rádio e da
televisão no Brasil, julgue os itens subsequentes.

O programa A Voz do Brasil, que já se chamou Programa Nacional e Hora do Brasil, foi criado durante o governo de Getúlio Vargas.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    História

    O programa foi criado por Armando Campos, amigo de infância de Getúlio, com a intenção de ajudar o seu amigo, colocando suas ideias para a população escutar, e assim serem a favor de seu governo.

    Passou ser transmitido em 22 de julho de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de "Programa Nacional", sendo apresentado pelo locutor Luiz Jatobá. De 1934 a 1962, foi levado ao ar com o nome de Hora do Brasil. Em 1938, já com o nome de Hora do Brasil programa passou a ter veiculação obrigatória, somente com a divulgação dos atos do Poder Executivo, sempre das 7 às 8 horas da noite. Em 1962, a partir da entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o Poder Legislativo passou a ocupar a segunda meia hora do noticiário. Em 1971, por determinação do presidente Médici, o nome "Hora do Brasil" muda para "A Voz do Brasil". Mais tarde, o Poder Judiciário passou a ocupar os últimos cinco dos trinta minutos iniciais e o Tribunal de Contas da União, o minuto final do programa obrigatório, que vai ao ar esporadicamente.1

    Atualmente, os primeiros 25 minutos da Voz do Brasil são produzidos pela EBC Serviços, e gerados ao vivo, via Embratel, para todo o Brasil. Já os 35 minutos seguintes são pré-gravados, para inserção pela própria EBC Serviços. Em 1995, a Voz do Brasil entrou para o Guiness Book como o programa de rádio mais antigo do Brasil. O noticiário também é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul.1

    Fonte: Wikipédia


ID
929851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos registros da história da imprensa, do rádio e da
televisão no Brasil, julgue os itens subsequentes.

O Brasil optou pelo sistema PAL-M de radiodifusão televisiva em cores em função da sua fácil decodificação por parte dos usuários do mercados norte-americano e europeu

Alternativas
Comentários
  • PAL-M é o sistema de televisão em cores utilizado pelo Brasil desde sua primeira transmissão oficial, na Festa da Uvaem Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 19 de fevereiro de 1972, numa colaboração entre a TV DifusoraTV Rio,TV Piratini e TV Caxias.1

    Consiste em utilizar o sistema PAL de codificação do sinal de cor em uma sub-portadora, no padrão de formação de imagem "M". Foi a solução encontrada na época da adoção do sistema de cor para que, desta forma, as transmissões em cores pudessem ser recebidas pelos aparelhos em preto-e-branco sem a necessidade de adaptadores, e vice-versa.

    Na verdade, desde 1963 era possível a recepção de programas em cores no Brasil no sistema NTSC, através de experiências de emissoras como a TV Excelsior e a TV Tupi e da apresentação de seriados americanos já produzidos em cores, tais como Bonanza. Entretanto, o custo dos televisores importados dos Estados Unidos era proibitivo, apolítica tecnológica brasileira mudou e somente no início da década de 1970 o Brasil pôde desenvolver o PAL-M e viabilizá-lo.

    O padrão PAL-M, híbrido dos sistemas norte-americano (de resolução de tela) e europeu (de codificação de sinais de cor), desde sua criação durante a ditadura militar até hoje é adotado apenas no Brasil. Sendo assim, todo e qualquer aparelho gerador ou receptor de sinais analógicos coloridos de TV — de televisores em si a consoles de videogame e aparelhos de DVD — produzido para algum outro mercado do mundo que não seja o brasileiro precisará de adaptadores (chamados “transcoders”) para conseguir funcionar no país.


    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/PAL-M
  • Errado

    No Brasil de fato adota-se o sistema PAL-M, mas nos EUA e Europa utiliza-se o NTSC.

  • História do Sistema PAL

    sistema PAL, abreviatura do inglês Phase Alternating Line (Linha de Fase Alternante) é o formato mais comum na Europa. Foi criado pelo engenheiro alemão Walter Brunch, juntamente com a empresa electrónica Telefunken. Este engenheiro registou a sua patente em 1963, sendo a sua primeira aplicação realizada em Agosto de 1967.

    Características do Sistema PAL

    Tem uma melhor qualidade de imagem, já que dispõe de um maior número de linhas de varrimento. O sistema PALapresenta mais 100 linhas de resolução, comparativamente ao sistema NTSC, ou seja, 625 linhas de resolução. Em contra-partida, e para fazer face ao tipo de corrente alternada que é usada na Europa, de 50Hz (50 ciclos por segundo), tem um varrimento de 50 meios-frames por segundo, ou mais exactamente, 25 frames por segundo, tornando a imagem por vezes um pouco “tremida”, apesar da sua qualidade muito acima do sistema Americano NTSC.

    Variantes do Sistema PAL

    Sistema PAL-B e PAL-G – Usado na Europa Ocidental;

    Sistema PAL-D/K – Usado na Europa Oriental enquanto que o Sistema PAL-D é usado na China;

    Sistema PAL I – Usado no Reino Unido, Irlanda, Hong Kong e Macau;

    Sistema PAL-M – Usado no Brasil, desde 19 de Fevereiro de 1972. Este sistema foi criado para fazer face à corrente usada neste país, de 60 Hz;

    Sistema PAL-N – Usado somente na Argentina e no Uruguai, onde a frequência da rede eléctrica é de 50 Hz. É compatível com a reprodução em NTSC, tendo o senão das imagens aparecerem a preto e branco. O Paraguai usava PAL-N tendo mudado para NTSC em 2006. A Argentina usa uma variante, o Sistema PAL-Nc.

    Sistema PAL-PLUS – Padrão usado na Europa que permite a reprodução de vídeo em formato 16:9 em televisores de formato 4:3. Caso a televisão não disponha de um descoficador próprio, a emissão em PAL-PLUS aparecerá com uma barra preta em cima e em baixo. Para ver a imagem com as proporções exactas, basta utilizar uma televisão de ecrã panorâmico.

    Curiosidades do Sistema PAL

    O sistema PAL foi criado para resolver o problema da variação de cor do sistema NTSC. Muitos chamavam este sistema de Perfection at Last, já que a qualidade de imagem era muito superior ao sistema NTSC. Outros davam-lhe o nome de Pay A Lot, já que os circuitos usados eram muito complexos e caros.

    Fonte: http://www.tecnologiadoglobo.com/2009/08/diferenca-entre-pal-ntsc-e-secam/


ID
929854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos registros da história da imprensa, do rádio e da
televisão no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Em termos de desenvolvimento tecnológico, o que possibilitou a portabilidade do aparelho de rádio foi a substituição do transistor pela válvula eletrônica.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    É o contrário... o transistor veio substituir as arcaidas e pouco eficientes válvulas eletrônicas. 
  • Que tu ta fazendo na minha área Klaus? Sai pra lá ambientalista haha
  • hahaha, mas é besta!

    =)
  • Cultura da portabilidade (Kischinhevsky apud Ferraretto in RÁDIO: TEORIA E PRÁTICA): "Na passagem dos grandes aparelhos valvulados para os diminutos radinhos de pilha, surgiu a CULTURA DA PORTABILIDADE. Essa cultura remonta ao ADVENTO DO TRANSISTOR, que viabilizou o rádio a pilha, e postariormente o walkman."


ID
929857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos registros da história da imprensa, do rádio e da
televisão no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Roberto Landell de Moura, padre, inventor e patrono dos radioamadores brasileiros, é considerado o pai da radiodifusão, tendo efetuado transmissões pioneiras a partir de 1892.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Segundo o sítio eletrônico Wikipédia:

    Roberto Landell de Moura (Porto Alegre21 de janeiro de 1861 — Porto Alegre, 30 de junho de 1928) foi um padre católicocientista e inventor brasileiro, considerado o Patrono dos Radioamadores do Brasil1 2 e o Pai Brasileiro do Rádio.[carece de fontes]

    O trabalho de Landell de Moura envolvendo experimentos com ondas eletromagnéticas foi pioneiro, tendo possivelmente sido o primeiro a transmitir a voz humana por rádio com sucesso.3 4

    Landell de Moura conseguiu patentear seus inventos tanto no Brasil como nos Estados Unidos. No Brasil, obteve a patente n° 3.279, em 9 de março de 1901. Nos Estados Unidos, recebeu, em 11 de outubro de 1904, a patente de número 771.917, para seu "Transmissor de Ondas" e, em 22 de novembro do mesmo ano, as patentes de número 775.337, para seu "Telefone sem Fio", e 775.846, para seu "Telégrafo sem Fio".5 6 7

    Por ocasião dos 150 anos de seu nascimento, celebrado em 21 de janeiro de 2011, o Padre Landell de Moura teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, através da Lei Nº 12.614, sancionada pela Presidência da República do Brasil em 27 de abril de 2012.8

  • Certo

    O padre Landell de Moura foi um dos primeiros brasileiros a desenvolver conhecimentos relacionados à radiotransmissão no nosso país: ele conseguiu criar um aparelho que fazia a transmissão de sinais em uma distância de cerca de 8km, sem o uso de fios. Assim, ele estudava o uso de ondas eletromagnéticas para transmitir sons, o que foi o início do telefone sem fio e, posteriormente, do rádio no nosso país. Assim, o experimento foi um importante marco para o nosso avanço tecnológico.

    Fonte: prof Julia Branco - Estratégia

  • Em radioamadores, a transmissão de dados em ambos os sentidos é do tipo half-duplex. Nessa transmissão a estação pode transmitir dados, assim como receber, mas não ao mesmo tempo. Quando um dispositivo está transmitindo, o outro pode apenas receber e vice-versa. A comunicação pode ser bidirecional, mas NÃO simultânea. Outro exemplo de transmissão half-duplex é o Walkie-talkie.


ID
974170
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à televisão no Brasil, é certo afirmar que:


Alternativas
Comentários
    • a) o advento da TV brasileira data da década de 40
    • b) a primeira emissora de TV foi a TV Globo, com o pioneirismo de Roberto Marinho
    • * A TV no Brasil surgiu em 18 de setembro de 1950; a primeira emissora foi a TV Tupi, do magnata Assis Chateaubriand.
    • c) a TV em cores foi comercializada em 1972 (certo)
    • d) Roquette Pinto foi um ícone da TV brasileira
    • * Edgar Roquette Pinto foi o criador da primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1922.
    • e) as primeiras novelas eram argentinas e chilenas
    • *"Sua vida me pertence" foi ao ar em 1951, ao vivo, duas vezes por semana. Desde o início as telenovelas nacionais dominaram as grades das emissoras.

  • Existe essa ideia aqui:

    Festa da Uva também faz parte da história da comunicação no Brasil. Na edição de 1972, a festa responsável pela primeira transmissão ao vivo a cores da televisão brasileira. O evento histórico aconteceu no dia 19 de fevereiro e foi exibido ao vivo aos poucos proprietários de televisões coloridas.


ID
974236
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a história da televisão brasileira, as opções abaixo são verdadeiras, exceto:

Alternativas
Comentários
  •   No início da década de 60 a televisão sofreu um grande impulso com a chegada do videoteipe. Foi o uso do VT na televisão brasileira que possibilitou não somente as novelas diárias como também a implantação de uma estratégia de programação horizontal. A veiculação de um mesmo programa em vários dias da semana possibilitou a criação do hábito de assistir televisão, rotineiramente prendendo a atenção do telespectador e substituindo o tipo de programação em voga até então, de caráter vertical, com programas diferentes todos os dias.


ID
1142086
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Muniz Sodré é considerado um dos mais importantes teóricos brasileiros de comunicação. No início de sua carreira acadêmica na década de 1970, escreveu um ensaio, em forma de livro, sobre a cultura de massa no Brasil, no qual analisa os Programas do Chacrinha e o ridículo da sociedade de consumo. Essa obra intitula-se

Alternativas
Comentários
  • http://www.nosdacomunicacao.com.br/conhecimento_int.asp?livro=19&tipo=CC

  • Há mais de três décadas, o sociólogo e professor Muniz Sodré, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apontou uma tendência para a exploração televisiva de escândalos e aberrações. A comunicação do grotesco - um ensaio sobre a cultura de massa no Brasil chegou a 14 edições e se tornou um clássico da teoria da comunicação, ao lançar os fundamentos para um debate ainda atual sobre os programas que apelam para o sensacionalismo e a vulgaridade.

    Fonte: http://omundodogrotesco.blogspot.com.br/2013/01/sugestao-de-leitura_13.html#.Wv11VUxFx9A


ID
1148329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O Jornal Nacional da Rede Globo está no ar desde 1º de setembro de 1969. O telejornal de maior audiência da televisão brasileira trouxe uma revolução tecnológica para o veículo, já que foi o primeiro transmitido por satélite. Acerca da mudança que o Jornal Nacional imprimiu ao telejornalismo, julgue os itens seguintes.


Uma das inovações do Jornal Nacional para tentar conquistar a audiência, fiel ao Repórter Esso da TV Tupi, foram as entradas ao vivo dos repórteres, novidade na televisão brasileira. Pelas dificuldades técnicas da época, nos primeiros meses depois da implantação do telejornal, essas entradas eram restritas aos profissionais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Alternativas
Comentários
  • Em 1977, Glória Maria se torna a primeira repórter do Brasil a entrar no ar ao vivo. Na ocasião, foram inaugurados equipamentos portáteis para geração de imagens.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornal_Nacional#Liga.C3.A7.C3.B5es_externas
    O JN entrou no ar em 1969.
  • Complementando, a última transmissão do Repórter Esso na TV foi em 31 de dezembro de 1970, ou seja, o JN não precisou conquistar a audiência fiel ao Reporter Esso, como diz a questão, tendo em vista que o programa já estava em decadência.  


ID
1148332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O Jornal Nacional da Rede Globo está no ar desde 1º de setembro de 1969. O telejornal de maior audiência da televisão brasileira trouxe uma revolução tecnológica para o veículo, já que foi o primeiro transmitido por satélite. Acerca da mudança que o Jornal Nacional imprimiu ao telejornalismo, julgue os itens seguintes.


Na época do lançamento do Jornal Nacional, a televisão brasileira já dispunha de videoteipe (VT), mas essa tecnologia era utilizada apenas nos programas de dramaturgia e entretenimento. Na produção de reportagens, usava-se o filme em 16 mm, porque ainda não existia o videoteipe portátil.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Exibido desde 1º de setembro de 1969

  • 1978 - Tecnologia e agilidade

    O Jornal Nacional promove mudanças com a utilização de novas tecnologias: o filme 16 mm começa a ser substituído com a instalação da ENG (Eletronic News Gathering), que permite a edição eletrônica de videoteipe. E a edição em VT dá muito mais rapidez à operação do telejornalismo, que, até então, perdia muito tempo com a revelação do filme.

    Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/04/confira-historia-do-jn.html


ID
1173874
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Pouco atento a preceitos éticos”, conforme afirma Juarez Bahia, o empresário Assis Chateaubriand impõe aos veículos dos Diários e Emissoras Associados um tipo de jornalismo que “procura atender o gosto comum dos consumidores, mas que, ao mesmo tempo, se põe a serviço exclusivo dos interesses do seu proprietário”. Esse “império jornalístico sem precedentes no país e na América Latina” é constituído por Chateaubriand entre as décadas de 30 e 70. Nos anos de apogeu, a cadeia dos Diários e Emissoras Associados era composta, além de jornais diários e emissoras de rádio, por:

Alternativas

ID
1238230
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assis Chateaubriand, empresário da comunicação dono dos Diários Associados, fundou em 1950 a primeira emissora de televisão do Brasil, que era a

Alternativas
Comentários
  • Foi fundada em 18 de setembro de 1950 por Assis Chateaubriand, sendo a única emissora de televisão em todo o Brasil até o início de 1951, quando foi inaugurada a TV Tupi Rio, outra emissora própria dos Diários Associados. O monopólio como única emissora deSão Paulo foi quebrado em 1952 com a inauguração da TV Paulista, canal 5 VHF. A Tupi SP operou no canal 3 até 1960 passando a operar no canal 4 até seu fechamento, em 18 de julho de 1980, quando a Tupi SP e mais seis concessões da Rede Tupi foram cassadas.


ID
1720363
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os meios de comunicação, a partir dos anos 80, passam a ser estimulados pelo contínuo crescimento de seus públicos.
A massificação, comumente caracterizada pela homogeneização dos gostos, cede lugar à segmentação, o que transforma radicalmente a produção audiovisual em geral e televisiva em particular.

Com relação a essa temática, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A 

    A única que mantêm a ideia de segmentação.

    B - Quantitativo é massa, o mesmo que Tudo igual ou parecido...A questão é segmentação, então seria Qualitativo

    C - Formas homogêneas? O contrário disso - Heterogêneo!

    D - Estratégias homogêneas? Mais uma vez é o contrário disso!

    E - Padronizar? Estamos falando do contrário disso!

  • Cauda longa

  • No enunciado já diz

    (...) comumente caracterizada pela homogeneização dos gostos, cede lugar à segmentação, o que transforma radicalmente a produção audiovisual em geral e televisiva em particular.


ID
1822345
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em 02 de junho de 2002, o repórter Tim Lopes, da Rede Globo, foi morto quando realizava uma reportagem na Vila Cruzeiro, no bairro da Penha, no Rio de Janeiro. No ano anterior, ele havia recebido o Prêmio Esso de Telejornalismo, pela série de reportagens intitulada

Alternativas
Comentários
  • Tim Lopes foi executado por traficantes na favela da Vila Cruzeiro, no Rio. Na ocasião, realizava uma reportagem sobre abuso de menores e tráfico de drogas em um baile funk.


ID
1822348
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A década de 1970 marca um período de expansão do jornalismo na TV Globo, pois nesse período estrearam o

Alternativas
Comentários
  • Jornal Internacional???????

  • GABARITO: A

     

    "O Jornal Internacional e o Globo Repórter estrearam em 1972 e 1973, respectivamente. Em 1975, o Jornal Internacional foi extinto para dar lugar ao telejornal Amanhã."

     

    Fonte: http://memoriaglobo.globo.com/

  • Gente, não recordo de ler sobre o Jornal Internacional.


ID
1835389
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na segunda metade do século XX, no Brasil, as inovações tecnológicas propiciaram às emissoras de televisão maior qualidade técnica e operacional. O Jornal Nacional, por exemplo, foi o primeiro a ser transmitido em rede para todo o país.
A estrutura dos telejornais da Rede Globo privilegiava:

Alternativas
Comentários
  • E- a produção de reportagens investigativas de cunho políticoideológico de contestação ao regime vigente. Não, não. A Globo era "aliada" do Governo, ambos se precisavam, Governo e Globo.


ID
1835464
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A tecnologia permitiu, no Brasil, a criação de um telejornal em rede nacional. Esse desenvolvimento tecnológico ocorreu na década de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b. 

    Setembro de 1969 - Jornal Nacional - Primeiro telejornal do Brasil a ser transmitido em rede, o JN conquistou a preferência do público e se firmou como um dos mais respeitáveis do país.

     

    Boa sorte e bons estudos!

     

  • Estranho, pois na minha concepção o Telejornal não é tecnologia, mas a TV sim... Eu iria pelo 1950 rsrs. Mas é isso ai Jornal Nacional rs

    Gabarito B

  • Primeiro telejornal brasileiro: Imagens do Dia (TV Tupi) - 1950;

    Primeiro telejornal brasileiro em rede: Jornal Nacional (TV Globo) - 1969.

  • uai. fui seco em 1950

ID
1857484
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A inauguração da TV Tupi de São Paulo foi um marco para a história da comunicação no Brasil. Do senso de visão de Chateaubriand, que resolveu adquirir os equipamentos produzidos pela empresa norte-americana RCA Victor, ao improviso, como na resolução da falha em uma das três câmeras do estúdio na estreia da emissora, o fato é que a TV Tupi serviu de parâmetro, por décadas, para as demais emissoras. Telenovelas, programas jornalísticos, de auditório, concursos de misses, enfim, formatos que trouxeram audiência e publicidade, além de possibilitar a experimentação de outras estruturas narrativas naquele suporte. Entretanto, as quase três décadas de produção e a relação afetiva com os telespectadores não impediram a crise. Dentre as principais razões que explicam o fim da TV Tupi, com a derradeira publicação no Diário Oficial de 18 de julho de 1980, que declarou peremptas as concessões do grupo Associado, estão:

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • Letra E


ID
2011714
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A televisão foi um poderoso veículo de controle dos governos militares brasileiros (1964- 1985), segundo Sérgio Caparelli, em virtude

Alternativas
Comentários
  • "No Brasil, durante os 21 anos de regime militar (1964-1985), o financiamento dos "mass media" foi um poderoso veículo de controle estatal, em razão da vinculação entre os bancos e o governo."

    Fonte: Mattos, Sérgio, 1948 – M435u Um Perfil da TV Brasileira: 40 ANOS DE HISTÓRIA - 1950/1990/Sérgio Mattos. – Salvador: Associação Brasileira de Agências de Propaganda/ Capítulo Bahia: A TARDE, 1990


ID
2011780
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A primeira transmissão de televisão no Brasil foi um marco na história da telecomunicação brasileira. A esse respeito, assinale a alternativa que contém a data desse acontecimento histórico e o nome da emissora responsável por esse feito.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    "Pouca documentação se tem dessa época, mas uma data marca a inauguração oficial da primeira emissora de TV no país: 18 de setembro de 1950. Nesse dia, entrava no ar a PRF-3 TV Difusora, depois TV Tupi de São Paulo. (...) Existem controvérsias quanto à primeira transmissão de imagens no Brasil. (...) Por outro lado, os estúdios instalados no Palácio do Rádio, em São Paulo, foram o cenário do primeiro programa da televisão brasileira no dia 18 de setembro de 1950, transmitido pela PRF-3 TV Difusora."

     

    Livro: O texto na TV: manual de telejornalismo. Vera Íris Paternostro. 2.ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 

  • Que porcaria de questão. Acertei só que porque sabia que foi a TV Tupi e nos anos 50. O resto fui por eliminação e fiquei entre letra C e D, marquei a C. 

  • E a apresentação do Frei José Mojica?

  • Uma baita questão lixo. Não basta você saber que foi a TV Tupi, em 1950. TEM QUE SABER O DIA EXATO.


ID
2027518
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A televisão entrou na vida dos brasileiros na década de _______. ______________________ era proprietário _______________________, o primeiro império de comunicação do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B. Assis Chateaubriand era o dono dos Diários Associados, um império de comunicação nos anos 50. Para começar a televisão no Brasil, Assis contrabandeou 200 televisores, já que, antes disso, não existiam aparelhos no país.


ID
2027524
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

No ano de _________ entrou no ar a ___________, o primeiro canal brasileiro de notícias, 24 horas no ar.

Alternativas

ID
2027530
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Não há muitos registros da implantação da TV no Brasil. Mas o dia 18 de setembro de 1950 marca a inauguração oficial daquela que seria a primeira emissora de TV do país. Nesta data, entrava no ar a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B. A Prf-3 TV Difusora foi o primeiro nome dado à TV TUPI, que foi a primeira emissora brasileira.


ID
2027533
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Desde a fundação da TV brasileira, o telejornalismo ocupou um espaço de destaque na programação. Mas qual foi o telejornal de maior sucesso nas primeiras décadas?

Alternativas
Comentários
  • Qual pena é maior?

    a) 2 a 4 anos (ECA)

    b) 6 meses a 2 anos + 1/6 a 2/3 = 7 meses a 3 anos e 4 meses.


ID
2265856
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal de Caruaru - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação ao telejornalismo praticado na fase elitista da TV no Brasil (1950-1964), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Seu Repórter Esso (ou simplesmente Repórter Esso) foi um noticiário histórico do rádio e da televisão brasileira e seguia a versão americana do programa chamada de "Your Esso Reporter". Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos.

    Na televisão, o noticiário, inicialmente com o nome de O Seu Repórter Esso, foi apresentado de 10 de abril de 1952 até 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi.[1]

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%B3rter_Esso

  • Repórter Esso, adaptado do rádio para a TV, ia ao ar com informações controladas por uma agência de publicidade (É isso mesmo? Não seria agência de notícias?)

  • A Simone tem toda razão. Questão anulável.

  • Simone, era uma Agência de Publicidade mesmo, aliás, uma das maiores do mundo:

    Produzido pela agência americana Mc Cann Ericson, o "Repórter Esso" foi ao ar inicialmente em Nova York, em 1935, e serviu como instrumento da política de boa vizinhança, tendo sido transmitido por 60 emissoras em 15 países do continente.

    https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/testemunha-ocular-da-historia-reporter-esso-fez-sucesso-no-radio-na-tv-19930939

  • A - disseminação do uso do videotape permitiu a implantação de uma grade vertical com horários fixos para os telejornais.

    "(...) No início da década de 60 a televisão sofreu um grande impulso com a chegada do videoteipe. Foi o uso do VT na televisão brasileira que possibilitou não somente as novelasdiárias como também a implantação de uma estratégia de programação horizontal". Fonte: Um Perfil da TV Brasileira (40 anos de história: 1950-1990)Sérgio MattosEditado pelo Capítulo Bahia da Associação Brasileira de Agências de Propaganda e Empresa Editora A TARDE S/A Salvador – Bahia – Brasil 1990Um perfil da TV Brasileira (40 anos de história: 1950-1990)Copyright by Sérgio Augusto Soares Mattos, 1990

    B - O fácil acesso à compra de aparelhos de TV garantia a audiência dos telejornais locais, transmitidos ao vivo.

    "(...) nos primeiros anos, um televisor custar três vezesmais do que a mais sofisticada radiola do mercado e um pouco menos que um carro (Mattos, 1982, Priolli, 1985)". Fonte: Um Perfil da TV Brasileira (40 anos de história: 1950-1990)Sérgio MattosEditado pelo Capítulo Bahia da Associação Brasileira de Agências de Propaganda e Empresa Editora A TARDE S/A Salvador – Bahia – Brasil 1990Um perfil da TV Brasileira (40 anos de história: 1950-1990)Copyright by Sérgio Augusto Soares Mattos, 1990

    C- O Fantástico, que ia ao ar todos os domingos pela Rede Globo, se firmou como a principal revista eletrônica do período.

    Foi criado em 5 de agosto de 1973. Fonte: Memória Globo

    D- A censura prévia imposta às reportagens prejudicava a duração fixa dos telejornais transmitidos em rede nacional.

    A questão fala da Fase elitista da TV no Brasil (1950-1964)

    "(...) Durante o período compreendido entre 1968 e 1979, os veículos de comunicação operaram sob as restrições do Ato Institucional No. 5, o qual concedia ao poder executivo federal o direito de censurar os veículos, além de estimular a prática da autocensura, evitando assim qualquer publicação ou transmissão que pudesse levá-los a ser enquadrados e processados na Lei de Segurança Nacional (Mattos, 1985)" Fonte: Um Perfil da TV Brasileira (40 anos de história: 1950-1990)Sérgio Mattos

    E- CORRETA - O Repórter Esso, adaptado do rádio para a TV, ia ao ar com informações controladas por uma agência de publicidade.

    "(...) O telejornal "Repórter Esso" foi adaptado pela Tupi/Rio de um rádio-jornal de grande sucesso transmitido, na época pela United Press International (UPI), sob a responsabilidade de uma agência de publicidade que entregava o programa pronto."

    Fonte: Um Perfil da TV Brasileira (40 anos de história: 1950-1990)Sérgio Mattos

    7 DE ABRIL- DIA DO JORNALISTA!

    Parabéns a nós! rs... Vai dar certo.


ID
2265859
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal de Caruaru - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em 1971, a Rede Globo colocou, em sua grade, um noticiário em formato de revista eletrônica, apresentado por Léo Batista e Luís Jatobá, cujo alvo era o público feminino.
Hoje, ancorado principalmente nos acontecimentos da manhã e com novos apresentadores, o telejornal continua no ar e é um dos mais longevos da emissora.
Essas informações se referem ao

Alternativas
Comentários
  • letra d

    1971 - Estreia: O JH é um dos mais antigos telejornais da Rede Globo. Entrou no ar pela primeira vez em 21 de abril de 1971. Léo Batista e Luís Jatobá foram os primeiros apresentadores do JH, que nasceu como uma revista diária, com matérias sobre arte, espetáculos e entrevistas. Inicialmente era restrito ao Rio de Janeiro, de onde herdou o horário do extinto Show da Cidade.

     

    Jornal da Globo - 4 de março de 1967

     

    Bom Dia Brasil é um telejornal brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo desde 3 de janeiro de 1983

     

    Globo Esporte é um telejornal esportivo apresentado pela Rede Globo desde 14 de agosto de 1978 exibido sempre nas tardes de segunda a sábado.

     

    Jornal Nacional, também conhecido pela sigla JN, é um telejornal brasileiro produzido pela Rede Globo e exibido desde 1º de setembro de 1969, caracterizado como sendo um noticiário noturno, compacto e de linguagem simplificada


ID
2320927
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre os meios de comunicação, sua história e invenção, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C - A televisão foi o primeiro suporte a permitir a mistura de som e imagem, uma revolução para o período de sua criação. FALSO, pois o essa afirmação diz respeito ao cinema.


ID
2368279
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Mesmo antes da primeira transmissão em rede do Jornal Nacional, a TV‐Globo já investia no telejornalismo, realizando telejornais como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     

    Ultranotícias
    "O telejornal foi implantando com duas edições. A primeira durava cinco minutos e ia ao ar de segunda a sexta, às 15h. A edição da noite era transmitida de segunda a sábado, às 19h45, e contava com um bloco cultural e reportagens externas. Em agosto de 1966, o Ultranotícias passou para o horário das 15h50. E, em setembro do mesmo ano, passou a ser apresentado em uma única edição, de segunda a sábado, às 19h45, sendo substituído pelo Jornal da Globo em março de 1967." 

     

    Tele Globo
    "O telejornalismo faz parte da programação da TV Globo desde o dia de sua estreia, em 26 de abril de 1965 e o Tele Globo foi o primeiro jornal da emissora. Criado por Mauro Salles, então diretor do Departamento de Jornalismo, e dirigido por Rubens Amaral, na época diretor geral da TV Globo, era um noticiário de meia hora de duração, com cobertura nacional e internacional."


    Fonte: http://memoriaglobo.globo.com/

  • A Saber:

    Jornal Nacional é o principal telejornal em rede da Globo. Tem cerca de 45 minutos de duração e faz a cobertura completa das principais notícias no Brasil e no mundo.

    Pautado pela credibilidade, isenção e ética, e apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, o JN é líder de audiência no horário nobre. Criado em 1º de setembro de 1969, tornou-se o primeiro telejornal do país a ser transmitido em rede nacional.

    Fonte: Memória Globo


ID
2743723
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O uso da câmera escondida como estratégia de investigação jornalística levanta questões éticas, mas foi reconhecida na primeira edição do Prêmio Esso de Telejornalismo, atribuído ao jornalista

Alternativas
Comentários
  • Tim Lopes começou a trabalhar na Globo como produtor de reportagens do Fantástico em 1996. Ele venceu o Prêmio Esso de Telejornalismo de 2001 pela série Feira das Drogas, exibida no Jornal Nacional. A morte do jornalista abalou o país em 2002. Tim foi morto durante a apuração de uma denúncia de consumo de drogas e exploração de menores em balies funk na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro.
    (...)

    Tim produziu três matérias especiais com a colaboração de Cristina Guimarães, Flávio Fachel, Tyndaro Menezes e Renata Lyra. Com o nome de Feira das Drogas, as reportagens mostravam a venda de maconha e cocaína,  a céu aberto, na favela da Grota, nos morros da Mangueira e da Rocinha e nas ruas da Zona Sul do Rio. A série foi exibida pelo Jornal Nacional em agosto de 2001 e recebeu o Prêmio Esso de Telejornalismo e o Prêmio Líbero Badaró



    Fonte: Memória Globo

  • Só acho estranho o trecho: "na primeira edição do Prêmio Esso de Telejornalismo", se considerarmos que o Prêmio vem ocorrendo ininterruptamente desde 1955 no Brasil. Esse trecho me induziu ao erro. Entraria com recurso. 

  • Rota 66: a história da polícia que mata é um livro do jornalista brasileiro Caco Barcellos editado pela primeira vez em 1992. A obra ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Reportagem em 1993. O livro trata da morte de um grupo de jovens de classe média de São Paulo por uma ação de uma unidade das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), uma unidade especializada da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A partir deste ponto o fato se torna o elo entre tantos outros assassinatos sem explicação realizados pela polícia.

     

  • ''O Que é Isso, Companheiro?'' é um livro escrito pelo jornalista, escritor e político brasileiro Fernando Gabeira, em 1979, após seu retorno ao Brasil do exílio. Conta sua experiência na luta armada contra a ditadura militar brasileira nos anos 1960, o sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, sua prisão e posterior exílio na Europa durante os anos 1970.

  • A reportagem do jornalista Tim Lopes é um bom exemplo de exceção a regra de proibição do Art.11, III, do código de ética do jornalismo:


    Art. 11, III - obtidas de maneira inadequada, por exemplo, com o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos, salvo em casos de incontestável interesse público e quando esgotadas todas as outras possibilidades de apuração;

  • Vladimir Herzog, nascido Vlado Herzog (Osijek, Reino da Iugoslávia, 27 de junho de 1937 — São Paulo, 25 de outubro de 1975), foi um jornalista, professor e dramaturgo brasileiro. Herzog nasceu na cidade de Osijek, na então Iugoslávia, em 1937, filho de um casal de origem judaica. Durante a Segunda Guerra Mundial, para escapar do antissemitismo praticado pelo estado fantoche da Croácia, então controlado pela Alemanha Nazista, a família fugiu primeiramente para a Itália, onde viveu clandestinamente até imigrar para o Brasil.

    Naturalizado brasileiro, Vladimir também tinha paixão pela fotografia, atividade que exercia por conta de seus projetos com o cinema. Passou a assinar "Vladimir" por considerar que seu nome soasse exótico para os brasileiros.Na década de 1970, assumiu a direção do departamento de telejornalismo da TV Cultura e também foi professor de jornalismo na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

    O nome de Vladimir tornou-se central no movimento pela restauração da democracia no país após 1964. Militante do Partido Comunista Brasileiro, foi torturado e assassinado pelo regime militar brasileiro nas instalações do DOI-CODI, no quartel-general do II Exército, no município de São Paulo, após ter se apresentado voluntariamente ao órgão para "prestar esclarecimentos" sobre suas "ligações e atividades criminosas"


ID
2743750
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Relacione as diversas fases da televisão brasileira, listadas a seguir, ao período em que ocorreram.
1. Fase Populista
2. Fase do Desenvolvimento Tecnológico
3. Fase Elitista
4. Fase da Globalização e da TV Paga
5. Fase de Transição e da Expansão Internacional
( ) 1950 – 1964
( ) 1964 – 1975
( ) 1975 – 1985
( ) 1985 – 1990
( ) 1990 – 2000
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Cada etapa tem um período definido a partir de acontecimentos que direta e indiretamente servem como ponto de referência para o seu início. O estabelecimento de cada fase foi determinado levando-se em conta o desenvolvimento da televisão brasileira dentro de nosso contexto sócio-econômicocultural. Assim sendo, temos: 1)A fase elitista (1950-1964); 2)A fase populista (1964- 1975); 3) A fase do desenvolvimento tecnológico (1975-1985); 4) A fase da transição e da expansão internacional (1985-1990).

    Um Perfil da TV Brasileira (40 anos de história: 1950-1990) Sérgio Mattos

    http://www.andi.org.br/sites/default/files/legislacao/02.%20Um%20perfil%20da%20TV%20brasileira.%2040%20anos%20de%20hist%C3%B3ria.pdf

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_televis%C3%A3o_no_Brasil

  • letra c

    Fases da TV no Brasil: 

    1)A fase elitista (1950-1964);

    2)A fase populista (1964- 1975);

    3) A fase do desenvolvimento tecnológico (1975-1985);

    4) A fase da transição e da expansão internacional (1985-1990).

  • GAB. C

    3. Fase Elitista

    1. Fase Populista

    2. Fase do Desenvolvimento Tecnológico

    5. Fase de Transição e da Expansão Internacional

    4. Fase da Globalização e da TV Paga


ID
2795152
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os primeiros anos da televisão no Brasil, de 1950 até meados dos anos 60, podem ser caracterizados como a fase

Alternativas
Comentários
  • Fases da TV no Brasil: 

    1)A fase elitista (1950-1964);

    2)A fase populista (1964- 1975);

    3) A fase do desenvolvimento tecnológico (1975-1985);

    4) A fase da transição e da expansão internacional (1985-1990).

    Fonte:

     http://www.andi.org.br/sites/default/files/legislacao/02.%20Um%20perfil%20da%20TV%20brasileira.%2040%20anos%20de%20hist%C3%B3ria.pdf

  • Em 03/08/21 às 14:56, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 27/07/21 às 17:00, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

  • GAB. C

    O estabelecimento de cada fase foi determinado levando-se em conta o desenvolvimento da televisão brasileira dentro de nosso contexto sócio-econômicocultural. Assim sendo, temos:

    1) A fase elitista (1950-1964);

    2) A fase populista (1964- 1975);

    3) A fase do desenvolvimento tecnológico (1975-1985);

    4) A fase da transição e da expansão internacional (1985-1990).


ID
2821915
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com extinção da TV Tupi em 1980, o governo federal abriu concorrência para a concessão de frequências para duas novas redes de TV. Em março de 1981, as duas empresas anunciadas como vencedoras da concorrência foram

Alternativas
Comentários
  • GAB D

     

    Os vencedores da concorrência aberta pelo governo para a concessão de duas novas redes de televisão no País foram finalmente anunciados ontem pelo ministro das Comunicações, Haroldo de Matos. Os dois grupos que operarão as redes formadas pela cassação de sete antigos canais pertencentes à extinta rede Tupi e mais dois disponíveis anteriormente são o Sistema Brasileiro de Televisão, formado por pessoas ligadas ao empresário Silvio Santos, e a TV Manchete, ligada ao grupo Bloch.

     

    Fonte: http://almanaque.folha.uol.com.br/brasil_20mar1981.htm

  • Rede Tupi de Televisão (também conhecida como TV Tupi ou apenas Tupi) foi uma rede de televisão brasileira fundada na cidade de São Paulo em 18 de setembro de 1950 pelo paraibano Assis Chateaubriand.

    Extinta em 1980.

    wikipedia


ID
2898109
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No dia 17 de abril de 2007, no Rio de Janeiro, foi inaugurada uma emissora de televisão que, segundo o seu fundador, tinha a intenção de ser a terceira rede brasileira em número de afiliadas. Entre os seus contratados figuraram nomes famosos como Clodovil Hernandes, Boris Casoy, Augusto Nunes, Ney Gonçalves Dias e Nani Venâncio. Por não ter transmissores, alugou, durante a sua existência, horário em emissoras já estabelecidas. A sua fundação era um antigo sonho de um dos mais importantes jornais brasileiros que, a exemplo das Organizações Globo, tinha a intenção de explorar uma nova mídia. Em setembro do mesmo ano demitiu cerca de 200 funcionários e encerrou suas atividades. O nome dessa emissora era

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra C

    TV JB

    TV Jornal do Brasil (mais conhecida como TV JB) foi uma rede de televisão brasileira fundada no Rio de Janeiro em 17 de abril de 2007 pelo empresário Nelson Tanure, dono da Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), inicialmente transmitida através de uma parceria com Flávio Martinez na CNT. A parceria durou até o dia 5 de setembro, quando por decisão judicial, a emissora tem o sinal cortado por falta de pagamento, aliada a uma crise interna. Em 10 de setembro, retornou ao ar através da Rede Brasil, que durou apenas uma semana.

    O canal foi encerrado em 17 de setembro de 2007.

    Inicialmente, a TV JB transmitia seis horas diárias de produção própria, das 18h à 0h. O canal teve sedes no Rio de Janeiro, em São Paulo (na Gugu Produções) e em Brasília (na sucursal de jornalismo do Grupo CBM). O nome foi inspirado no jornal homônimo, de propriedade do mesmo grupo.

    Força, Foco e Fé!


ID
2932477
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em janeiro de 1966, o Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de São Paulo publicou um Manifesto à Nação para denunciar “a invasão estrangeira na imprensa brasileira”. O alvo principal era uma emissora de televisão que teria toda a sua programação e orientação editorial submetida ao grupo Time-Life. A emissora em questão era a TV

Alternativas
Comentários
  • O assunto é contado no livro A História Secreta da Rede Globo, de Daniel Herz.

  • Disponível em PDF pelo próprio autor - http://www.danielherz.com.br/system/files/acervo/DANIEL/Globo/A+Historia+Secreta+da+Rede+Globo/A+Historia+Secreta+da+Rede+Globo.pdf


ID
2988709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à história do jornalismo no Brasil, julgue o item a seguir.


Desde o século XX até o presente, os maiores veículos de imprensa brasileiros permanecem concentrados na região Sudeste do país.

Alternativas
Comentários
  • São Paulo, por ser o motor industrial do Brasil, e Rio de Janeiro, por ser a capital do país em boa parte do século 20, contém a sede dos principais veículos de imprensa do país

    GAB C

  • gostaria de mais questões sobre

ID
2988760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do processo de produção do texto jornalístico, julgue o próximo item.


Diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos da América, onde a mídia se concentra sob o domínio de grandes corporações, no Brasil são grupos familiares que detêm os maiores veículos de mídia do país.

Alternativas
Comentários
  • Reflete uma sociedade de feudos, herança do colonialismo. As grandes empresas privadas made in brazil ainda são familiares, a mídia está concentrada nas mãos de algumas famílias, a força política também está distribuída dessa forma. No caso dessas duas últimas, mídia e política, muitas vezes há uma convergência de poder.

  • GAB: CERTO

    Basta lembrar de Silvio Santos e da Família Marinho Os grandes veículos de comunicação do país estão sim, no poderio de grupos familiares.


ID
3028687
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um canal de televisão foi ao ar no dia 09 de julho de 1960. Foi a primeira emissora nacional a transmitir sinal em cores. O programa Moacyr Franco Show foi o escolhido para essa experiência inovadora, que sucumbiu porque os seus dirigentes optaram pelo padrão americano NTSC, que não se popularizou porque a sua implantação tinha um custo muito alto. No dia 1° de outubro de 1970, o jornalista Ferreira Neto interrompeu um programa de humor para informar que, a partir daquele instante, a emissora não mais poderia operar. O nome dessa emissora era TV

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA B

  • O Brasil adotou, em 1963, o sistema NTSC, depois de testar, no ano anterior, a transmissão a cores do programa Moacir Franco Show, da TV Excelsior. Seriados da TV norte-americana, como Bonanza, exibidos pela TV Tupi, também eram beneficiados pelas cores, assim como o musical-humorístico Times Square (foto acima), também da TV Excelsior.

    No entanto, quase ninguém pôde ver a transmissão colorida. Não havia produção de aparelhos receptores de transmissão a cores, e a importação custava muito caro. Isso fez com que a implantação da TV a cores fosse adiada por cerca de uma década.

    [...] Hoje faz 40 anos em que se realizou a primeira transmissão televisiva a cores, a partir da TV Difusora de Porto Alegre (hoje TV Bandeirantes local) e a TV Rio (Guanabara, atual TV Record Rio). A TV Globo, do Rio de Janeiro, também participou da façanha.

    O evento escolhido foi o desfile tradicional da Festa da Uva, na cidade gaúcha de Caxias do Sul. A foto em questão, aliás, mostra um ônibus "bicudinho" da Mercedes-Benz, provavelmente O-326, que a TV Rio enviou para o Sul do país.

    Era tempos do "milagre brasileiro" da ditadura militar e prefeitos com algum senso de oportunismo instalaram aparelhos de TV pelas ruas da cidade para que a população visse a novidade. Aliás, foi assim que Assis Chateaubriand fez para atrair a multidão para a então recém-inaugurada televisão, em vários pontos-chave da cidade de São Paulo, em 18 de setembro de 1950. Em ambos os casos, eventuais falhas técnicas ocorreram.

    fonte: http://cincomeiasete.blogspot.com/2012/02/primeira-transmissao-de-tv-cores-no.html

  • Confesso que eu marquei TV Manchete e errei. Sou pós-graduado em Telejornalismo e não me lembrava disso.

  • TV Excelsior pertencia ao empresário Mário Wallace Simonsen, que foi perseguido pela ditadura por ter apoiado a eleição de João Goulart. Além da TV Excelsior, o grupo empresarial também fechou a Panair, uma companhia aérea.

    No caso da TV, ela chegou a funcionar durante os primeiros anos da ditadura, mas se recusava a acatar as ordens de censura, seus diretores não reeditavam vários programas que tinham partes vetadas, e, às vezes, exibiam, no lugar das partes censuradas, os seus mascotinhos com as bocas e os ouvidos tapados, com a legenda "CENSURADO".


ID
3214423
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um dos mais importantes noticiários da televisão nasceu no rádio. Sua versão televisiva na TV Tupi foi ao ar pela primeira vez em 17 de junho de 1953 e teve a sua última edição em 1970. Os seus locutores abriam o telejornal afirmando tratar-se da “testemunha ocular da história”. Esse telejornal denominava-se

Alternativas
Comentários
  • A primeira edição do Repórter Esso foi transmitida em 28 de agosto de 1941, pela Rádio Nacional, no Rio de Janeiro. O programa de rádio ficou no ar por quase 30 anos e se tornou popular junto à audiência brasileira. O sucesso fez nascer o jargão: "Se não deu no Esso, não aconteceu"....

    fonte: site da UOL


ID
3259630
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a história da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil, podemos dizer que a primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 7 de setembro de _______, quando o presidente Epitácio Pessoa, ao inaugurar a Exposição do Centenário da Independência, fez um discurso transmitido no Rio de Janeiro. A TV Tupi, primeira televisão brasileira, foi fundada em São Paulo pelo jornalista Assis Chateaubriand no ano de ______. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • ué. Gabarito não é letra A ? 1922-1950?

ID
3311977
Banca
IBFC
Órgão
Câmara de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Desde o início da história da humanidade, a troca e a circulação de informações eram importantes e faziam parte da vida. Com a Revolução Industrial, a imprensa passou a ganhar força e se desenvolver rapidamente. A partir deste período sugiram muitas inovações como a impressora a vapor, a máquina de composição, a primeira agência de notícias. A imprensa era limitada aos jornais, revistas e outros periódicos. No século XX o rádio entra em cena como um eficaz meio de comunicação de massa e o radiojornalismo consequentemente nascera junto. Posteriormente com a chegada da televisão, a comunicação teve um avanço importante (TRAVANCAS, 1993). Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. O Correio Brasiliense era produzido e vendido na Inglaterra e chegava ao Brasil clandestinamente.

II. O primeiro jornal feminino contendo ilustrações e temas sobre moda, literatura, belas-artes, teatro e crítica foi dirigido pela argentina Joana Paula Manso de Noronha, em 1852.

III. A primeira transmissão de rádio no Brasil foi em 7 de setembro de 1922.

IV. Em 1965, em São Paulo, foi fundada a primeira estação brasileira de televisão, a TV Tupi, pelo jornalista Assis Chateaubriand.

V. A abertura da internet comercial no Brasil ocorreu em maio de 1999, deixando de ser exclusiva no meio acadêmico e estendendo seu acesso a todos os setores da sociedade.


Com base na história da evolução da comunicação estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • IV a primeira emissora no Brasil é em 1950
  • Alternativa A - I, II e III apenas

  • Joana Paula Manso de Noronha nasceu na Argentina e veio para ao Brasil em 1819. Escreveu para jornais cariocas e fundou, em 1852, o Jornal das Senhoras voltado para o melhoramento social e para a emancipação moral da mulher.


ID
3565672
Banca
IESES
Órgão
Câmara Municipal de Biguaçu - SC
Ano
2013
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em setembro de 1950, entrava no ar a PRF-3 TV Difusora, depois TV Tupi de São Paulo. Com os avanços tecnológicos, a cor chega na TV brasileira em 1972 e a primeira transmissão foi:

Alternativas

ID
3748666
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Aracati - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a história do rádio e da TV, marque a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A rede Globo foi fundada em Abril de 1965.

  • Sobre a letra B

    DECRETO N. 21.111 – DE 1 DE MARÇO DE 1932

    Aprova o regulamento para a execução dos serviços de radiocomunicação no território nacional

    CAPÍTULO XII

    RADIODIFUSÃO

    Art. 73. Durante a execução dos programas é permitida a propaganda comercial, por meio de dissertações proferidas de maneira concisa, clara e conveniente à apreciação dos ouvintes, observadas as seguintes condições:

      a) o tempo destinado ao conjunto dessas dissertações não poderá ser superior a dez por cento (10%) do tempo total de irradiação de cada programa;

      b) cada dissertação durará, no máximo, trinta (30) segundos;

      c) as dissertações deverão ser intercaladas nos programas, de sorte a não se sucederem imediatamente;

      d) não será permitida, na execução dessas dissertações, a reiteração de palavras ou conceitos.

    Observem também

    DECRETO No 52.795, DE 31 DE OUTUBRO DE 1963.

    Aprova o Regulamento dos Serviços de Radiodifusão.

  • Pq a letra A está errada? Alguém sabe?


ID
4109842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das teorias relativas à “velha” e à “nova” comunicação, julgue o item a seguir.

A despeito da competição de novas tecnologias como a televisão por assinatura e a Internet, a televisão aberta — o meio de comunicação mais influente que existe — tem mantido seus índices históricos de audiência.

Alternativas
Comentários
  • A audiência da TV teve uma queda significativa nos últimos anos, devido a diversos fatores. Dentre eles, a popularização da internet fez com que os telespectadores dividissem a atenção com outras formas de comunicação e entretenimento.

    Vale lembrar que o crescimento de usuários das plataformas de streaming (Netflix, Globoplay, Amazon, Disney +) tem favorecido para que as empresas de comunicação tenham que repensar suas estratégias de conquista de público e seu próprio modelo de negócio.

    Saiba mais em: https://www.uol.com.br/splash/colunas/guilherme-ravache/2021/06/16/streaming-em-alta-e-audiencia-em-queda-aceleram-planos-digitais-da-globo.htm


ID
4109866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do passado e do presente da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil, julgue o item que se segue.

Ao longo da década de 50, o crescimento da televisão brasileira, embora considerável, foi limitado por fatores como o alto preço dos televisores.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Na década de 50, a TV era considerada um artigo de luxo, portanto era acessível somente a um número pequeno de pessoas. Isso limitou o crescimento da TV no Brasil, que ocorreu de forma tímida na década de 50 (fase elitista da TV brasileira), ao contrário dos anos 60, em que o crescimento foi maior comparado à década anterior, justamente por conta da queda nos preços nos televisores.


ID
4109869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do passado e do presente da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil, julgue o item que se segue.

Durante o regime militar, a televisão contribuiu com a política econômica do governo ao exercer o papel de difusora de bens duráveis e não-duráveis via publicidade, evitando, contudo, divulgar propaganda ideológica do regime.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    "Os anúncios e slogans da ditadura militar eram propagados pela televisão. A dupla Dom & Ravel, criou a música “Eu Te Amo, Meu Brasil” e era comum tocarem hinos ufanistas, como “Este é um país que vai pra frente” do grupo Os Incríveis. Slogans como “Brasil: Ame-o ou deixe-o!”, “Brasil: Ame-o”, e “Quem não vive para servir ao Brasil, não serve para viver no Brasil”, eram propagados através de objetos e em adesivos nas janelas dos automóveis. Ao vencer o tricampeonato mundial de futebol, em junho 1970, no México, o Brasil assistiu a uma das maiores campanhas publicitárias de massa de sua história. No tricampeonato brasileiro, surgiu o hino “Pra Frente Brasil”, de autoria de Miguel Gustavo, usado até hoje."

    Fonte: http://memoriasdaditadura.org.br/generos-e-programas/propaganda-do-regime-militar/

  • Durante o regime militar, a televisão contribuiu com a política econômica do governo ao exercer o papel de difusora de bens duráveis e não-duráveis via publicidade, evitando, contudo, divulgar propaganda ideológica do regime.


ID
4109872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do passado e do presente da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil, julgue o item que se segue.

Embora tenha inicialmente recebido respaldo financeiro e técnico do grupo Time-Life, dos EUA, a TV Globo pouco se beneficiou dessa influência por ter criado, mais tarde, uma televisão autenticamente brasileira

Alternativas
Comentários
  • Embora tenha inicialmente recebido respaldo financeiro e técnico do grupo Time-Life, dos EUA, a TV Globo pouco se beneficiou dessa influência por ter criado, mais tarde, uma televisão autenticamente brasileira

    ERRADO. A TV Globo se beneficiou muito tanto das técnicas quanto dos investimentos financeiros concedidos pela Time-Life. Isso representou o passo inicial para a formação do padrão Globo de qualidade visto atualmente.


ID
4109875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do passado e do presente da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil, julgue o item que se segue.

Com a estabilização econômica proporcionada pelo Plano Real na segunda metade da década passada, ampliaram-se os investimentos das redes nacionais de televisão em infra-estrutura, visando o aumento da produção e exportação de programas.

Alternativas

ID
4892404
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Logo que são criadas no Brasil, as emissoras de TV incluem telejornais em sua programação. Desde a década de 1950 até os dias atuais foram muitas as mudanças nos planos e enquadramentos dos pontos de vista técnico e estético. As assertivas abaixo tratam dessas transformações, com exceção de uma alternativa:

Alternativas

ID
4892407
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a evolução do sistema de radiodifusão no Brasil é possível afirmar que...

Alternativas