SóProvas


ID
3028693
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para Pierre Zémor, o domínio da Comunicação Pública está na legitimidade do interesse geral. Portanto, para que cumpra a sua finalidade, ela

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Pública ocupa portanto, na comunicação natural da sociedade, um lugar privilegiado ligado aos papéis de regulação, de proteção ou de antecipação do serviço público. 

    Fonte: https://comunicacaopublicaufes.files.wordpress.com/2011/12/comunicacaopublica-pierrezemor-traducao.pdf

  • Para Pierre Zémor, comunicação pública é a troca e partilha de informações de utilidade pública. Geralmente associada a instituições públicas, também pode ser praticada por organizações privadas, pelo Terceiro Setor e pela sociedade em geral. Relaciona-se à multiplicidade de atores sociais e à participação ativa e direta do cidadão.

    A) ERRADO. A governabilidade depende da relação entre a autoridade do Estado, as instituições de governo e a oposição. É resultado da estabilidade política, social, financeira e de gestão. A comunicação pública não busca esse objetivo.

    B) ERRADO. A comunicação pública ocorre no espaço público e não deve se restringir aos limites do domínio público, ultrapassando a esfera do Estado ou da instituição que produz os conteúdos.

    C) CERTO.

    D) ERRADO. A finalidade da comunicação pública é trocar informações de utilidade pública, e não divulgar o bem público. As práticas mercadológicas tem como alvo o consumidor, não o cidadão. Para Zémor, a comunicação pública não tem a mesma lógica que as empresas utilizam para vender um produto.

    E) ERRADO. A comunicação pública busca o diálogo, troca de informações entre o emissor e o receptor, esclarecimento e atendimento do interesse público, visando uma relação de confiança. Não há a intenção de comandar os receptores.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Fonte:

    - De Barros, Antônio Teixeira, e Bernardes, Cristiane Brum. A comunicação pública não tem a mesma lógica que as empresas utilizam para vender um produto. Intercom. 2009.