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Excelente site que descreve bem essas Informações sobre Captação de Som:
http://blog.multisom.com.br/tipos-de-microfone-ideais-para-cada-situacao/
Glória a Deus
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GABARITO D
As captações de som nos microfones são diferenciadas de acordo com a posição pela qual o som é capturado. Os principais tipos de captação são:
Direcional: neste caso, o microfone capta somente uma fonte de som. Podem ser cardióides (sem captação traseira); supercardióides (pequena captação traseira) ou hipercardióides (captação traseira um pouco maior);
Bidirecional: capta o som originado na parte da frente e de trás do microfone;
Ominidirecional: possui captação igual em todas as direções.
Microfone de lapela: Ideal para ambientes externos, . Trata-se de um modelo discreto, que fica preso à roupa e pode ser bem útil em um programa de entrevistas, por exemplo. Este modelo capta apenas o som produzido pela boca, sem captar ruídos produzidos no ambiente.
FONTE: http://blog.multisom.com.br/tipos-de-microfone-ideais-para-cada-situacao/
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O enunciado procura identificar
um microfone para performance ao vivo, que ofereça boa qualidade nas apresentações
de artistas locais. O mais indicado é a opção que possui padrão de captação cardioide.
A) ERRADO. O microfone de lapela
é muito pequeno e, por isso, é indicado para casos em que se deseja esconder o
microfone. Geralmente é preso na roupa de uma pessoa para gravar entrevistas,
sendo necessário estar próximo à garganta e à caixa torácica, onde o som está sendo
gerado, para ter bons resultados. É sensível a interferências provocadas por
correntes de ar e atrito de roupas.
B) ERRADO. Os microfones
com padrão de captação omnidirecional captam de modo uniforme o áudio em 360º,
ou seja, tudo ao redor, sem rejeição de sons indesejáveis. Geralmente são usados
para gravar instrumentos acústicos com ambiência (violino, violão),
entrevistas, orquestra e coro.
C) ERRADO.
Os microfones com padrão de captação Hipercardioide possuem área de
sensibilidade muito reduzida, o que contribui para diminuir significativamente a
captação do som produzido fora do eixo da cápsula. Um ponto negativo é que
ocorre captação de pequenos vazamentos a 180º da região frontal.
D) CERTO.
E) ERRADO. O microfone do tipo
Ribbon possuem alta sensitividade a agudos. É bidirecional e capta o som que
chega de frente ou de trás do microfone, mas não capta os sons que chegam em
suas laterais. Geralmente é usado para gravar bateria e captar sons de guitarra.
Gabarito do professor: Letra D.