SóProvas


ID
3029308
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Anatol Rosenfeld (1965, p. 11), em seu O teatro épico, escreve que o “gênero lírico foi [...] definido como sendo o mais subjetivo: no poema lírico uma voz central exprime um estado de alma e o traduz por meio de orações. Trata-se essencialmente da expressão de emoções e disposições psíquicas, muitas vezes também de reflexões e visões enquanto intensamente vividas e experimentadas.”


Não perdendo de vista o caráter histórico de qualquer conceito envolvendo gêneros literários, assinale, entre os excertos abaixo, aquele que se adequa ao que Rosenfeld considera como lírico:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → com uma leitura atencioso do enunciado, conseguimos resolver a questão:

    → definido como sendo o mais subjetivo: no poema lírico uma voz central exprime um estado de alma e o traduz por meio de orações. 

    → “Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação. Como é que se explica que o meu maior medo seja exatamente em relação: a ser? e no entanto não há outro caminho.”

    → exprime o sentimento de uma voz central (medo); apresenta orações (inúmeras, entre elas, em verde, respectivamente temos: completiva nominal, completiva nominal e objetiva direta, existem outras).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • "Trata-se essencialmente da expressão de emoções e disposições psíquicas, muitas vezes também de reflexões e visões enquanto intensamente vividas e experimentadas.”

    “Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação. Como é que se explica que o meu maior medo seja exatamente em relação: a ser? e no entanto não há outro caminho.”

    Nos destaques, temos vários exemplos de emoções e reflexões.