SóProvas


ID
3030661
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Mulher com 35 anos de idade, portadora de lúpus eritematoso sistêmico em tratamento com corticoide, é atendida em uma UPA. Tem histórico de febre (38,5° C) há 4 dias, tosse, mialgia, mal-estar geral e inapetência. Diante do quadro clínico da paciente, o médico prescreve hidratação venosa e medicação sintomática. Além disso, solicita um raio-x de tórax, exames laboratoriais e coleta de swab de orofaringe e nasofaringe, devido à situação epidemiológica atual de influenza sazonal no município.

Na assistência a casos suspeitos e confirmados de infecção pelo vírus influenza nos serviços de saúde e nos casos de procedimentos sem risco de geração de aerossol, recomenda-se que sejam instituídas medidas de precaução

Alternativas
Comentários
  • padrão e para gotícula.

  • Casos suspeitos e confirmados de infecção pelo vírus influenza nos serviços de saúde e nos casos de procedimentos sem risco de geração de aerossol

    > Para gotícula, somente.

    > Padrão, somente.

    > Respiratória, somente.

    > Padrão e para gotícula.

  • VÍRUS INFLUENZA (SEM RISCO DE AEROSSOL) = padrão e para gotícula

  • A implementação da precaução padrão constitui a principal medida de prevenção da transmissão entre pacientes e profissionais de saúde e deve ser adotada no cuidado de todos os pacientes, independentemente dos fatores de risco ou doença de base.

    Além da precaução padrão, devem ser implantadas as precauções para gotículas, que devem ser utilizadas para pacientes com suspeita ou confirmação de infecção por influenza. As gotículas respiratórias que têm cerca de >5 µm de tamanho, provocadas por tosse, espirro ou fala, não se propagam por mais de 1 metro da fonte e se relacionam à transmissão de contato da gotícula com mucosa ou conjuntiva da boca ou nariz de indivíduo susceptível.

    Portanto nos casos suspeitos e confirmados de infecção pelo vírus influenza nos serviços de saúde e nos casos de procedimentos sem risco de geração de aerossol, recomenda-se que sejam instituídas medidas de precaução padrão e para gotícula.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Protocolo de tratamento de Influenza: 2017 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.
  • Cuidado, a questão fala DESCENTRALIZAÇÃO, e não DESCONCENTRAÇÃO, como citou no seu comentário. A desconcentração Administrativa consiste na criação de órgãos – desprovidos de personalidade jurídica – feita pela Administração Pública direta, a fim de desconcentrar as competências, dando maior força ao Princípio da Eficiência. Nota-se que haverá uma distribuição interna de competências dentro da estrutura da própria pessoa jurídica já existente.