- ID
- 71272
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 3ª Região (MG)
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
Em relação à pandemia da gripe H1N1, o Ministério da Saúde considera como sinais de alerta
Em relação à pandemia da gripe H1N1, o Ministério da Saúde considera como sinais de alerta
A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada por vírus. Devido a mutações no agente etiológico e transmissão direta, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, o MS reforça as ações educativas em saúde e recomenda
As condições que favorecem a complicação por influenza pandêmica (H1N1) evidenciadas são:
I. pessoas com menos de dois anos e maiores de 60 anos.
II. pessoas com 11 até 16 anos.
III. gestantes.
IV. pessoas portadoras de doença crônica cardiovascular, pneumopatia, renal crônica, hematológica, imunossupressora, metabólica, genética e neurológica.
É correto o que consta APENAS em
Em 24 de abril de 2009, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou aos países membros o surgimento de casos humanos de influenza A (H1N1) por um novo vírus detectado no México, com transmissibilidade interpessoal. A influenza tem altas taxas de ataque disseminando-se rapidamente na comunidade e em ambientes fechados.
Em relação à transmissibilidade da doença, assinale a alternativa INCORRETA.
Recomenda-se o uso de equipamento de proteção individual no atendimento aos pacientes com suspeita de infecção pelo vírus A (H1N1), tais como
I. trocar as luvas em contato com o paciente se mudar de um sítio corporal contaminado para outro limpo, ou quando a luva estiver danificada.
II. utilizar máscaras cirúrgicas durante os procedimentos com risco de geração de aerossol, tais como: intubação traqueal, aspiração nasofaríngea ou nasotraqueal, entre outros.
III. considerar que o uso de luvas elimina a necessidade de lavagem de mãos e a aplicação do álcool gel nas mãos entre um sítio corporal contaminado para outro limpo.
IV. usar aventais de mangas longas, punhos de malha ou elástico e abertura posterior quando em contato direto com o paciente.
Os procedimentos recomendáveis estão descritos SOMENTE em:
Está ocorrendo, em um município, uma epidemia de gripe A (H1N1). De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde/Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), para diminuir a circulação do vírus em questão, a população deve adotar hábitos simples, dentre eles,
De acordo com o Ministério da Saúde, após o atendimento de um cliente que apresentava a gripe Influenza H1N1, a limpeza e a desinfecção de superfícies devem ser feitas com
Assinale a alternativa correta:
As pessoas idosas, especialmente aquelas institucionalizadas ou as portadoras de doenças crônicas de base, são alvos de sérias complicações relacionadas à gripe. Portanto, recomenda-se que:
Doença infecciosa aguda, viral, altamente contagiosa, que acomete o sistema respiratório, mais comum no final do outono e em todo o inverno. Os idosos podem sofrer várias complicações, como pneumonia primária viral, pneumonia secundária e outros. Referimo-nos à:
De forma geral, para pacientes com suspeita ou confirmação de infecção por influenza além das precauções padrão, devem ser implantadas as precauções para
Em 2009, vivemos a primeira pandemia do século XXI com a influenza H1N1. As precauções necessárias para prestar a assistência a um paciente com influenza H1N1 incluem contato e gotículas. Com base nisso, quais itens são necessários para o prestador de cuidados desse paciente?
Para enfrentar a pandemia da Influenza A (H1N1) o Ministério da Saúde recomenda a adoção de medidas de prevenção, por todos os membros das equipes de saúde. NÃO é considerada medida preventiva:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à transmissão da influenza.
( ) O período de incubação dura de um a quatro dias.
( ) A transmissibilidade em adultos ocorre principalmente nas 24 horas depois do início dos sintomas e dura até seis dias após o final da febre.
( ) Nas crianças, a transmissibilidade pode durar em média 10 dias, podendo se prolongar por mais tempo em pacientes imunossuprimidos.
( ) A implementação das precauções-padrão constitui a principal medida de prevenção de transmissão entre pacientes e profissionais de saúde, e deve ser adotada no cuidado de todos os pacientes.
Para destruir os microrganismos do inalador utilizado em atendimento do portador da gripe A, recomenda-se submeter o dispositivo ao processo de
Sobre Influenza Sazonal, assinale a alternativa correta.
A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de alta transmissibilidade. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e geralmente, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma medida que evita a transmissão dessa doença.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A imunidade ao vírus influenza é adquirida a partir da infecção natural ou por meio de vacinação, sendo que esta garante imunidade apenas em relação aos vírus homólogos da sua composição. Assim, um hospedeiro que tenha tido uma infecção com determinada cepa terá pouca ou nenhuma imunidade contra uma nova infecção por uma cepa variante do mesmo vírus. Isso explica, em parte, a grande capacidade deste vírus em causar frequentes epidemias e a necessidade de atualização constante da composição da vacina com as cepas circulantes.
II. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de peso (composto pelo sobrepeso e pela obesidade) é uma importante causa evitável de câncer. Está associado ao aumento do risco de câncer de esôfago, pâncreas, pele, colorretal, mama (em mulheres na pós-menopausa), endométrio, rim e vesícula. Também representa risco para doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2.
Marque a alternativa CORRETA:
Associe as colunas, relacionando corretamente a manifestação, de acordo com sua localização, à sua respectiva característica, considerando a vigilância dos eventos adversos pós-vacinação referentes à vacina influenza.
Manifestações
(1) Locais
(2) Sistêmicas
(3) Neurológicas
Características
( ) Síndrome de Guillain-Barré (SGB), na qual os sintomas aparecem entre 7 e 21 dias, no máximo até 42 dias (6 semanas) após a exposição ao possível agente.
( ) Dor e sensibilidade no local da injeção, eritema e endurecimento, sendo consideradas manifestações benignas e geralmente resolvidas em 48 horas, com recuperação espontânea.
( ) Febre, mal-estar e mialgia que se iniciam entre 6 e 12 horas após a vacinação e persistem por 1 a 2 dias, sendo mais frequentes em pessoas que não tiveram contato anterior com os antígenos da vacina, como, por exemplo, as crianças.
A sequência correta dessa associação é
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C.
Quais são os tipos de vírus que sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais são associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam condições e fatores de risco?
O remédio antiviral oseltamivir (de nome comercial Tamiflu) deve ser receitado a todos os pacientes com sintomas de gripe Influenza A (H1N1). Os pacientes devem ser medicados nas primeiras 48 horas do início da doença, sem aguardar resultados de exames laboratoriais ou sinais de agravamento da doença. Visto que o Ministério da Saúde não disponibiliza a solução oral de oseltamivir, a administração deste produto para crianças deve ser feita com a diluição do produto disponível em cápsulas. Em relação aos passos para a administração deste medicamento diluído, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Pegue a(s) cápsula(s) e corte a ponta superior com uma tesoura (a tesoura deve ser lavada antes de ser usada).
( ) Meça 7,5 ml de água fria, filtrada ou fervida, e misture ao pó da cápsula de 75 mg que está dentro do copo.
( ) Com a seringa, aspire a quantidade em ml do líquido de acordo com a prescrição médica.
( ) Não deixe qualquer pó branco não dissolvido no fundo do copo; deve-se diluir e administrar o restante do medicamento.
A sequência está correta em
São recomendações a respeito da Influenza para população privada de liberdade:
1. Vacinação anual.
2. Quimioprofilaxia em casos de surto.
3. Busca ativa semanal.
4. Manter caso suspeito ou confirmado em cela individual.
5. Coleta de amostra para diagnóstico em caso suspeito até que haja dois casos confirmados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Mulher de 42 anos procura atendimento médico com queixas de febre alta (temperatura axilar = 39.8ºC) de início súbito, dispneia, tosse, dor de garganta, cefaleia intensa, mialgia, artralgia e fotofobia. A partir desse quadro, é feito o diagnóstico de infecção por influenza . Sobre esse tipo de infecção, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando que, durante a internação de paciente com suspeita de gripe H1N1, foi necessário fazer o seu transporte para realizar um exame, o tipo de máscara que o paciente deve usar é a
A síndrome gripal ocasionada pelo vírus influenza, no geral, caracteriza-se pelo aparecimento súbito de
De acordo com o Ministério da Saúde, uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações é a proteção específica contra a doença por meio
Leia as afirmativas a seguir:
I. A influenza sazonal é uma infecção bacteriana aguda do sistema respiratório.
II. A AIDS pode ser transmitida pelo sêmen de portadores da doença.
Marque a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa correta no tocante à influenza.
Sobre o vírus Influenza tipo A é correto afirmar que