SóProvas


ID
3030667
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Mulher com 35 anos de idade, portadora de lúpus eritematoso sistêmico em tratamento com corticoide, é atendida em uma UPA. Tem histórico de febre (38,5° C) há 4 dias, tosse, mialgia, mal-estar geral e inapetência. Diante do quadro clínico da paciente, o médico prescreve hidratação venosa e medicação sintomática. Além disso, solicita um raio-x de tórax, exames laboratoriais e coleta de swab de orofaringe e nasofaringe, devido à situação epidemiológica atual de influenza sazonal no município.

Caso a paciente desenvolva a SRAG pelo vírus influenza e haja indicação de internamento, ela deverá ser internada em

Alternativas
Comentários
  • quarto privativo, preferencialmente.

  • Acredita-se que o H1N1 possa ser transmitido da mesma maneira pela qual se transmite a gripe comum. Os vírus da influenza se disseminam de pessoa para pessoa, especialmente através de tosse ou espirros das pessoas infectadas. Algumas vezes, elas podem se infectar tocando objetos que estão contaminados com os vírus da influenza e depois tocando sua boca ou o nariz = PRECAUÇÃO = QUARTO PRIVATIVO

    http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/239-h1n1sintomas

  • Nos casos suspeitos e confirmados de infecção pelo vírus influenza nos serviços de saúde e nos casos de procedimentos sem risco de geração de aerossol, recomenda-se que sejam instituídas medidas de precaução padrão e para gotícula.

    Na precaução por gotícula deve-se manter paciente, preferencialmente, em quarto privativo por sete dias após o início dos sintomas ou até por 24 horas após o desaparecimento da febre e sintomas respiratórios.

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Protocolo de tratamento de Influenza: 2017 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.

  • .quarto privativo

  • H1n1 é indicado quarto privativo.