SóProvas


ID
3031819
Banca
Instituto Acesso
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

No Estado Democrático de Direito a prevenção criminal é integrante da agenda federativa passando por vários setores do Poder Público, não se restringindo à Segurança Pública e ao Judiciário. Com relação à prevenção criminal, assinale a afirmativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Primária medida social, secundária grupo social e terciária pessoa criminoso. Prevenção: SGP; sociedade, grupo e pessoa; sem gamar na pessoa. Por medida de prevenção, é melhor ficar ?sem gamar na pessoa?. hahaha

    Abraços

  • Gab: E

    PREVENÇÃO PRIMÁRIA --> ataca as causas iniciais do problema.

    PREVENÇÃO SECUNDÁRIA --> atua no momento posterior ao crime ou na sua eminência.

    PREVENÇÃO TERCIÁRIA --> população carcerária.

  • PREVENÇÃO PRIMÁRIA - São medidas a médio e longo prazo. Têm-se abordagens que buscam prevenir a violência, ou seja, agir antes que ela ocorra. Investe-se na raiz do conflito, por exemplo, investe-se em educação, saúde, lazer, bem-estar. Resolução de carências (casa, trabalho, distribuição de renda).

    PREVENÇÃO SECUNDÁRIA - Atua onde o crime se manifesta ou se exterioriza. Trata-se de abordagens centradas nas reações mais imediatas à violência. Investe-se apenas nas chamadas zonas de criminalidade, a exemplo da atuação policial, de medidas de ordenação urbana, de melhoria do aspecto visual das obras arquitetônicas, do controle dos meios de comunicação.

    PREVENÇÃO TERCIÁRIA - Destina-se ao preso, são abordagens que focam os cuidados prolongados após a violência. Investe-se na ressocialização, reabilitação, reintegração, a fim de evitar a reincidência.

    Repare que há uma gradação: Primeiro previne-se investindo em educação e outros (mas o sementinha do mal não quis e partiu para o crime). Aí previne-se visando as zonas de criminalidade com a atuação da Polícia (chegando feroz!). Por fim, previne-se visando o condenado, para que ele não volte a delinquir.

    Atenção, não confundir com Vitimização, que também pode ser Primária, Secundária e Terciária.

  • Prevenção - Explicar e prevenir o crime

    Prevenção primária: Medidas de médio e longo prazo que atingem a raiz do Conflito criminal. Investimentos em educação, trabalho, bem-estar social, saúde, etc. Raiz do conflito. Não há público definido.

    Prevenção secundária: ocorrerá onde o crime se manifesta ou se exterioriza. As chamadas "zonas de criminalidade com altos índices de criminalidade. A prevenção secundária tem suas principais manifestações a atuação policial. O público alvo é mais definido. Ex: Atuação policial (principal forma de prevenção secundária), controle dos meios de comunicação, medidas de ordenação urbana, melhoria no aspecto visual de obras arquitetônicas.

    Prevenção Terciária: possui um destinatário específico, o preso, possui objetivo certo: ressocialização do preso, evitando a reincidência.

    Fonte: Supremo Concursos. Prof. Murillo Ribeiro.

  • PREVENÇÃO PRIMÁRIA prevençao ao crime

    PREVENÇÃO TERCIÁRIA trabalha com o preso

  • controle social - formal(policia) e informal(família)

    vitimização - primária(criminoso), secundária(exame corpo delito), terciária(família)

    finalidade preventiva da pena - intimadora(ocasional), ressocialização(corrigível), inocuização(habitual)

    prevenção da criminalidade - primária(família), secundária(PM), terciária(Penitenciária)

     

  • GABARITO E

    DO MODELOS DE CLASSIFICAÇÃO DA PREVENÇÃO DE MEDINA ARIZA:

    1.      Dimensão Clássica:

                                                                 i.     Prevenção Primária (ANTES, atua ensinando) – é tida como genuína prevenção. Orienta-se às causas delitivas de forma a neutralizá-las antes da manifestação do problema (ataca o crime desde suas raízes). Está voltada à segurança e qualidade de vida. Atua nas áreas da educação, do emprego, da saúde e da moradia (exceto direito penal);

                                                                ii.     Prevenção Secundária (DURANTE, atua fiscalizando) – orienta as intervenções a determinados grupos de risco. Está direcionada aos potenciais ou eventuais criminosos – determinada a setores da sociedade. Reforça o sentimento de segurança cidadã por meio das políticas legislativas, ações policiais, programas de apoio, controle das comunicações sociais e outros.

                                                              iii.     Prevenção Terciária (DEPOIS, atua punindo e corrigindo) – aplicada após o fenômeno criminal. Orienta os criminosos já punidos com o objetivo de reduzir a reincidência. Atua na ressocialização da população carcerária. Está direcionada a um grupo determinado.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVFVitorio

  • PREVENÇÃO PRIMÁRIA --> ataca as causas iniciais do problema.

    PREVENÇÃO SECUNDÁRIA --> atua no momento posterior ao crime ou na sua eminência.

    PREVENÇÃO TERCIÁRIA --> população carcerária.

    Vou passar!

  • Prevenção - Explicar e prevenir o crime

    Prevenção primária: Medidas de médio e longo prazo que atingem a raiz do Conflito criminal. Investimentos em educação, trabalho, bem-estar social, saúde, etc. Raiz do conflito. Não há público definido.

    Prevenção secundária: ocorrerá onde o crime se manifesta ou se exterioriza. As chamadas "zonas de criminalidade com altos índices de criminalidade. A prevenção secundária tem suas principais manifestações a atuação policial. O público alvo é mais definido. Ex: Atuação policial (principal forma de prevenção secundária), controle dos meios de comunicação, medidas de ordenação urbana, melhoria no aspecto visual de obras arquitetônicas.

    Prevenção Terciária: possui um destinatário específico, o preso, possui objetivo certo: ressocialização do preso, evitando a reincidência.

    A) A prevenção primária se orienta aos grupos que ostentam maior risco de protagonizar o problema criminal, se relacionando com a política legislativa penal e com a ação policial.

    Errado. Isso é prevenção secundária (possui um público certo, atua na ação policial e política legislativa).

    B) A prevenção secundária corresponde a estratégias de política cultural, econômica e social, atuando, por exemplo, na garantia da educação, saúde, trabalho e bem-estar social.

    Errado. Isso é prevenção primária, não possui destinatário certo, atua de médio a longo prazo e demanda grandes investimentos.

    C) A prevenção terciária se orienta aos grupos que ostentam maior risco de protagonizar o problema criminal, se relacionando com a política legislativa penal e com a ação policial.

    Errado. Isso é prevenção secundária: política legislativa penal e ação policial.

    D) A prevenção secundária tem como destinatário o condenado, se orientando a evitar a reincidência da população presa por meio de programas reabilitadores e ressocializadores.

    Errado. Isso é prevenção terciária.

    E) A prevenção primária corresponde a estratégias de política cultural, econômica e social, atuando, por exemplo, na garantia da educação, saúde, trabalho e bem-estar social.

    Correto!

  • GABARITO E

    DO MODELOS DE CLASSIFICAÇÃO DA PREVENÇÃO DE MEDINA ARIZA:

    1.      Dimensão Clássica:

                                                                 i.     Prevenção Primária (ANTES, atua ensinando) – é tida como genuína prevenção. Orienta-se às causas delitivas de forma a neutralizá-las antes da manifestação do problema (ataca o crime desde suas raízes). Está voltada à segurança e qualidade de vida. Atua nas áreas da educação, do emprego, da saúde e da moradia (exceto direito penal);

                                                                ii.     Prevenção Secundária (DURANTE, atua fiscalizando) – orienta as intervenções a determinados grupos de risco. Está direcionada aos potenciais ou eventuais criminosos – determinada a setores da sociedade. Reforça o sentimento de segurança cidadã por meio das políticas legislativas, ações policiais, programas de apoio, controle das comunicações sociais e outros.

                                                              iii.     Prevenção Terciária (DEPOIS, atua punindo e corrigindo) – aplicada após o fenômeno criminal. Orienta os criminosos já punidos com o objetivo de reduzir a reincidência. Atua na ressocialização da população carcerária. Está direcionada a um grupo determinado.

  • De forma resumida:

    Prevenção primária: Quando o ESTADO procura diminuir as desigualdades sociais e regionais, mediante investimento em educação, saúde, assistência social. Dessa forma, atua sobre as causas do crime com medidas de médio e longo prazo. Implementação dos direitos sociais.

    Prevenção secundária: Estado atua onde o crime acontece, ou seja, nas chamadas zonas de criminalidade. Exemplo: UPPs nas favelas. Presença do Estado em locais com alto índice de criminalidade. Exemplos de medidas: controle dos meios de comunicação, ordenação urbana...

    Prevenção terciária: Intervenção tardia do Estado. Quando o crime já aconteceu. Aqui a preocupação é evitar a reincidência permitindo a ressocialização do indivíduo.

    www.operacaofederal.com.br

  • o comentário mais curtido usar a expressão "sementinha do mal" fala muito da nossa falência enquanto pessoas.
  • USANDO OS PRÓPRIOS CONCEITOS DA BANCA

    A prevenção primária corresponde a estratégias de política cultural, econômica e social, atuando, por exemplo, na garantia da educação, saúde, trabalho e bem-estar social.

    A prevenção secundária se orienta aos grupos que ostentam maior risco de protagonizar o problema criminal, se relacionando com a política legislativa penal e com a ação policial.

    A prevenção terciária tem como destinatário o condenado, se orientando a evitar a reincidência da população presa por meio de programas reabilitadores e ressocializadores.

  • Gab.: E

    Outra forma de lembrar as formas de prevenção é associando ao destinatário da medida:

    • Prevenção primária: dirige-se para toda a coletividade; (mais ampla)
    • Prevenção secundáriavoltada para zonas de criminalidade determinadas;
    • Prevenção terciária: destinatário específico, o condenado. (mais restrita)
  • Outra questão do mesmo tema amigos...

    (CESPE - 2016 - PC-PE - Delegado de Polícia) A criminologia reconhece que não basta reprimir 0 crime, deve-se atuar de forma imperiosa na prevenção dos fatores criminais. Considerando essa informação, assinale a opção correta acerca de prevenção de infração penal.

    a) Para a moderna criminologia, a alteração do cenário do crime não previne 0 delito: a falta das estruturas físicas sociais não obstaculiza a execução do plano criminal do delinquente.

    b) A prevenção terciária do crime implica na implementação efetiva de medidas que evitam 0 delito, com a instalação, por exemplo, de programas de policiamento ostensivo em locais de maior concentração de criminalidade.

    c) No estado democrático de direito, a prevenção secundária do delito atua diretamente na sociedade, de maneira difusa, a fim de implementar a qualidade dos direitos sociais, que são considerados pela criminologia fatores de desenvolvimento sadio da sociedade que mitiga a criminalidade.

    d) Trabalho, saúde, lazer, educação, saneamento básico e iluminação

    pública, quando oferecidos à sociedade de maneira satisfatória, são considerados forma de prevenção primária do delito, capaz de abrandar os fenômenos criminais.

    e) A doutrina da criminologia moderna reconhece a eficiência da prevenção primária do delito, uma vez que ela atua diretamente na pessoa do recluso, buscando evitar a reincidência penal e promover meios de ressocialização do apenado.

    Gabarito: D

  • Prevenção Primária

    Atinge a raiz do problema é aquela que envolve políticas públicas, por exemplo. O objetivo aqui é atacar possíveis causas de criminalidade (investir em educação, saúde, lazer, cultura).

    São medidas indiretas, ou seja, não previnem o crime em si, mas o criminoso.  Ataca as causas iniciais do problema.

     

    Prevenção secundária

    Age onde o crime se manifesta/exterioriza

    São as “zonas quentes de criminalidade” É situacional e localizada, focada em grupos de riscos Formas >> controle dos meios de comunicação, medidas de ordenação urbana, atuação policial estratégica; políticas públicas em áreas de risco atua no momento posterior ao crime ou na sua eminência.

     

    Prevenção terciária

    Atingem os apenados (principalmente os que estão reclusos)

    Objetivo é evitar a reincidência e possibilitar a ressocialização. População carcerária.

  • Questão boa pra voce colocar no caderno de revisão, super indico!

    GAB: E)

  • PREVENÇÃO PRIMÁRIA X SECUNDÁRIA X TERCIÁRIA

    PREVENÇÃO PRIMÁRIA:

    • Atinge a raiz do problema (investir em educação, saúde, lazer, cultura).
    • São medidas indiretas, ou seja, não previnem o crime em si, mas o criminoso.

    PREVENÇÃO SECUNDÁRIA

    • Age onde o crime se manifesta/exterioriza.
    • São as “zonas quentes de criminalidade”.
    • Formas >> controle dos meios de comunicação, medidas de ordenação urbana, atuação policial estratégica; políticas públicas em áreas de risco.

    PREVENÇÃO TERCIÁRIA

    • Atingem os apenados (principalmente os que estão reclusos).
    • Objetivo é evitar a reincidência e possibilitar a ressocialização

  • Gabarito: E

    A) A prevenção primária se orienta aos grupos que ostentam maior risco de protagonizar o problema criminal, se relacionando com a política legislativa penal e com a ação policial. (trata-se de prevenção SECUNDÁRIA);

    B) A prevenção secundária corresponde a estratégias de política cultural, econômica e social, atuando, por exemplo, na garantia da educação, saúde, trabalho e bem-estar social. (trata-se de prevenção PRIMÁRIA);

    C) A prevenção terciária se orienta aos grupos que ostentam maior risco de protagonizar o problema criminal, se relacionando com a política legislativa penal e com a ação policial. (falou de ação policial, pode lembrar de prevenção SECUNDÁRIA);

    D) A prevenção secundária tem como destinatário o condenado, se orientando a evitar a reincidência da população presa por meio de programas reabilitadores e ressocializadores. (trata-se de prevenção TERCIÁRIA);

    E) A prevenção primária corresponde a estratégias de política cultural, econômica e social, atuando, por exemplo, na garantia da educação, saúde, trabalho e bem-estar social.

    Para mais dicas, entre no nosso grupo do telegram: t.me/dicasdaritmo

  • Minha contribuição.

    Estado Democrático de Direito e a Prevenção de Infrações Penais

    Prevenção primária: incide sobre as causas do problema (crime), ou seja, na concretização de direitos fundamentais de todos, como do acesso à saúde, à moradia, à educação, ao trabalho e à segurança (qualidade de vida). Temos como destinatário toda a população, demanda investimentos de alto custo e exige tempo para gerar resultados. Os responsáveis são os administradores públicos (Presidente da República, Governadores e Prefeitos), incumbidos de sua concretização, que deverá incidir sobre a raiz do problema. Trata-se de instrumentos preventivos de médio e longo prazo.

    Prevenção secundária: atua em momento posterior ao crime ou na sua iminência. Conduz sua atenção para o momento e local em que o fenômeno da criminalidade se revela, orientando-se pelos grupos que apresentam maior risco de sofrer ou praticar o delito. Tem como foco os setores sociais que mais podem sofrer com a criminalidade, e não o indivíduo propriamente dito, estando relacionada com as ações policiais, programas de apoio, controle das comunicações, dentre outros instrumentos seletivos de curto a médio prazo. A prevenção secundária é a mais presente nas ações do Estado atualmente, diante do clamor público e da crescente onda de criminalidade que assola o país, por meio do aumento do efetivo policial, reaparelhamento das polícias, políticas públicas dirigidas a grupos de risco ou vulneráveis, como os alcoólatras, usuários de drogas, vítimas de violência doméstica e familiar, homossexuais e outras minorias.

    Prevenção terciária: incide sobre os detentos por meio de programas destinados a prevenir a reincidência. Sua realização se dá por meio de medidas alternativas, como os serviços comunitários e a liberdade assistida. Atua após a prática do crime revelando caráter punitivo e ressocializante, cuja finalidade é evitar a reiteração do comportamento delituoso (reincidência). A doutrina entende que a prevenção terciária é insuficiente e parcial por não agir sobre as causas do delito. Ademais, tendo como destinatário a população carcerária, com raras exceções, tem-se revelado na prática muito ineficiente.

    Fonte: Diego Pureza

    Abraço!!!