SóProvas


ID
3032230
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o excerto abaixo:


“(...). As lutas pela autonomia profissional avançaram nas últimas décadas junto com o crescimento do movimento docente. Autonomia e autorias que se chocam não apenas com os controles gestores, mas com a rigidez do ordenamento curricular” (ARROYO, 2011, p. 34).

De acordo com os estudos de Arroyo (2011) sobre as relações entre os docentes e os ordenamentos curriculares, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Arroyo é um representante da tendência pedagógica libertária (que se baseia em princípios de autogestão e educação não diretiva), e não da Pedagogia crítico social dos conteúdos... Eu acho esse gabarito questionável.

  • A- Destacam-se a sociologia crítica do currículo e a pedagogia crítico-social dos conteúdos que apontaram na direção de desvendar os vínculos entre currículo, poder e acumulação.

  • A

  • Destacam-se a sociologia crítica do currículo e a pedagogia crítico-social dos conteúdos que apontaram na direção de desvendar os vínculos entre currículo, poder e acumulação.

    As diretrizes e normas, os ordenamentos e as lógicas curriculares estão mais flexíveis, contrapondo-se à normatização, segmentação, sequenciação e avaliação.

    As recentes políticas de avaliação descentralizada e qualitativa se dão por desempenhos, por etapas, mensurando progressos e sequências de ensino-aprendizagem.

    É esperançador observar que as novas diretrizes curriculares manifestam as tensões entre a defesa da heteronomia docente e a transformação dos ordenamentos curriculares, a organização estruturante do sistema e do trabalho docente.

    essa e a certa...

    Arroyo e represente da tendência/pedagogia libertária

  • Resposta está no livro Currículo, território e disputa (Miguel C Arroyo). Destacam-se a sociologia crítica do currículo e a pedagogia crítico-social dos conteúdos que apontaram na direção de desvendar os vínculos entre currículo, poder e acumulação.

  • Acredito piamente que essa questão foi uma indicação de LEITURA DE LIVRO DO ARROYO, específico. Nesse caso, por mais que ele seja um dos representantes da pedagogia libertária, se tiver citação de outras tendências pedagógicas ou até mesmo, outros temas na obra dele, é válida então a questão.

  • O gabarito é mesmo a letra A. É a transcrição literal do que se encontra no livro Currículo: Territórios em Disputa. O fato de ele ser da escola libertária não invalida a afirmação, uma vez que as escolas não são compartimentos fechados, sem diálogo e sem considerações externas a elas.