GABARITO: LETRA B
I. Somente os estudantes de Serviço Social, sob supervisão direta de Assistente Social em pleno gozo de seus direitos profissionais, poderão realizar estágio de Serviço Social. → Art. 14, parágrafo único.
II. Constitui competência do/a Assistente Social prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades. → correto, art.4
III. Constitui atribuição privativa do/a Assistente Social prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade. → incorreto, visto que é uma COMPETÊNCIA.
IV. Segundo a Lei nº 8.662/1993, de regulamentação da profissão, e o Código de Ética, compete às Unidades de Ensino Superior prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de Serviço Social. → incorreto, de acordo com a lei de regulamentação, art.8: Art. 8º Compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, o exercício das seguintes atribuições.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
A Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, dispõe sobre a profissão de assistente social, explana e normatiza o exercício profissional.
Vamos, então, analisar as alternativas.
I. Somente os estudantes de Serviço Social, sob supervisão direta de Assistente Social em pleno gozo de seus direitos profissionais, poderão realizar estágio de Serviço Social. A alternativa está de acordo com o “Art. 14º”, Parágrafo único, da Lei de Regulamentação (8.662/93).
II. Constitui competência do/a Assistente Social prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades. De acordo com o “Art. 4º”, inciso VIII, da Lei de Regulamentação (8.662/93), a alternativa constitui uma competência do/a assistente social.
III. Constitui atribuição privativa do/a Assistente Social prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade. De acordo com o “Art. 4º”, inciso IX, da Lei de Regulamentação (8.662/93), a alternativa constitui uma competência do/a assistente social.
IV. Segundo a Lei nº 8.662/1993, de regulamentação da profissão, e o Código de Ética, compete às Unidades de Ensino Superior prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de Serviço Social. De acordo com o “Art. 8º”, inciso VIII, da Lei de Regulamentação (8.662/93), a alternativa constitui uma competência do/a assistente social.
A, C, D e E – Incorretas.
B – Correta. Apenas I e II.
Gabarito: B