SóProvas


ID
3033160
Banca
UFMT
Órgão
UFT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 Facebook na vida real


Claro que você já leu nas redes sociais, mas vale o registro pela crítica comportamental embutida no texto bem-humorado cuja autoria desconheço: “Para as pessoas da minha geração que não compreendem realmente porque existem Facebook, WhatsApp etc.”

Atualmente, estou tentando fazer amigos fora do Facebook, enquanto utilizo os mesmos princípios.

Portanto, todo dia eu ando pela rua e digo aos pedestres o que comi, como me sinto, o que fiz na noite anterior e o que farei amanhã. Em seguida, lhes dou fotos da minha família, do meu cachorro e fotos minhas cuidando do jardim, comendo, passando o tempo na piscina etc.

Também ouço suas conversas e digo que amo todos eles.

E isso funciona!

Eu já tenho três pessoas me seguindo: dois policiais e um psiquiatra!

                     (OSTERMANN, Valther. Recebido por WhatsApp em 30/04/2019.)

Sobre as ideias e sentidos do texto, analise as afirmativas.


I. A crítica presente no texto dirige-se aos usuários das redes sociais no sentido de ridicularizar suas ações e incitá-los a não mais agirem dessa forma.

II. O primeiro parágrafo é de autoria de Ostermann, em que explica o porquê de mandar pelo WhatsApp um texto já conhecido e já adianta que é um texto de humor.

III. No terceiro e no quarto parágrafos, são elencadas ações realizadas pelos usuários do Facebook que exemplificam a ideia do parágrafo anterior.

IV. O humor do texto reside também no fato de as pessoas da geração de Ostermann não entenderem o funcionamento do Facebook e do WhatsApp.

V. O parágrafo constituído pela frase E isso funciona! cria uma expectativa de se ter cumprido o que está dito no seguinte trecho do segundo parágrafo: estou tentando fazer amigos fora do Facebook.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I. A crítica presente no texto dirige-se aos usuários das redes sociais no sentido de ridicularizar suas ações e incitá-los a não mais agirem dessa forma. → incorreto, dirige-se ao ato de monopolizar a vida à mídia social e esquecer que existe um mundo para ser explorado, pessoas para conversar pessoalmente conhecê-las pessoalmente.

    II. O primeiro parágrafo é de autoria de Ostermann, em que explica o porquê de mandar pelo WhatsApp um texto já conhecido e já adianta que é um texto de humor. → correto: Claro que você já leu nas redes sociais, mas vale o registro pela crítica comportamental embutida no texto bem-humorado cuja autoria desconheço: “Para as pessoas da minha geração que não compreendem realmente porque existem Facebook, WhatsApp etc.”

    III. No terceiro e no quarto parágrafos, são elencadas ações realizadas pelos usuários do Facebook que exemplificam a ideia do parágrafo anterior. → correto, o autor faz uma alusão aos atos praticados no facebook e tenta reproduzi-los na vida real.

    IV. O humor do texto reside também no fato de as pessoas da geração de Ostermann não entenderem o funcionamento do Facebook e do WhatsApp. → incorreto, o humor reside na quebra de expectativa que transparece que os polícias e o psiquiatra estão o seguindo.

    V. O parágrafo constituído pela frase E isso funciona! cria uma expectativa de se ter cumprido o que está dito no seguinte trecho do segundo parágrafo: estou tentando fazer amigos fora do Facebook. → incorreto, visto que: refere-se à atitude de fazer parecido com o que se faz no Facebook, e não ao ato de fazer amigos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Não concordo com o gabarito. Na minha opinião letra D.

  • Banca UFMT, questões referentes a interpretação/compreensão, tem que ler e reler várias vezes na minha modesta opinião.

  • Não concordo com o gabarito

  • Arthur Carvalho, já passasse em algum concurso? porque estás arrasando nas explicações!

    Força!

  • UFMT é um lixo. Cada questão mais subjetiva que a outra. Porca!

  • O item II está claramente errado, pois diz que o texto é de autoria de OSTERMANN, sendo que ele foi recebido via app como mostra no final.  

    • texto bem-humorado cuja autoria desconheço:
    •  (OSTERMANN, Valther. Recebido por WhatsApp em 30/04/2019.)