SóProvas


ID
3033163
Banca
UFMT
Órgão
UFT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 Facebook na vida real


Claro que você já leu nas redes sociais, mas vale o registro pela crítica comportamental embutida no texto bem-humorado cuja autoria desconheço: “Para as pessoas da minha geração que não compreendem realmente porque existem Facebook, WhatsApp etc.”

Atualmente, estou tentando fazer amigos fora do Facebook, enquanto utilizo os mesmos princípios.

Portanto, todo dia eu ando pela rua e digo aos pedestres o que comi, como me sinto, o que fiz na noite anterior e o que farei amanhã. Em seguida, lhes dou fotos da minha família, do meu cachorro e fotos minhas cuidando do jardim, comendo, passando o tempo na piscina etc.

Também ouço suas conversas e digo que amo todos eles.

E isso funciona!

Eu já tenho três pessoas me seguindo: dois policiais e um psiquiatra!

                     (OSTERMANN, Valther. Recebido por WhatsApp em 30/04/2019.)

Em relação às formas verbais empregadas no texto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → “Para as pessoas da minha geração que não compreendem realmente porque existem Facebook, WhatsApp etc.” → verbo "existir" sendo um verbo pessoal e que possui sujeito, logo a concordância deve estar no plural: FACEBOOK, WHATSAPP existem;

    → poderia ser usado o verbo "haver", que é um verbo impessoal e que não deve ser flexionado, visto que não tem sujeito: há facebook, whatsapp (é objeto direto do verbo "haver").

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • O verbo "haver" quando no sentido de existir, ele é impessoal, fica sempre na 3ª pessoa do singular e não tem sujeito.

    Gabarito: Letra B

  • Acredito que o erro da B está no fato de que as ações nela expressas ocorrem durante todo o dia e não no momento da fala.

    QQ erro me avisem

  • Letra A - As formas verbais no presente do indicativo, empregadas no terceiro parágrafo, indicam ações cuja ocorrência se dá no momento da fala.

    Nem todas as formas verbais estão no presente do indicativo, correto?

    Alguém...