-
CERTO.
ARQUIVO INTERMEDIÁRIO - conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final.
-
Primário decrescente? Não entendi...
-
Decrescente no sentido de que seu valor primário era maior e vai ficando menor com o passar do tempo.
-
Primário Decrescente??? Pode isso Arnaldo??? Se alguém tiver a fonte, suplico que divulgue!
-
A banca Quadrix adora tirar conceitos da sua propria autoria.
Mas decifrando: DECRESCENTE é pq o var do documento vai perdendo nível de importância.
-
Fonte: vozes da minha cabeça
-
decrescente pq ele está próximo da destinação final. Perto de perder o valor primário ou de ser eliminado.
-
Certo
O seu valor primário vai decaindo,logo,ele pode sim ficar distante do usuário direto.
-
Não é por que a questão está fácil que vou deixar de dizer que foi muito bem elaborada, parabéns para o professor que a fez, está sucinta e de acordo com o plano de estudos racional.
-
Certo! Brilhante assertiva
#sonharpequenosonhargrandedáomesmotrabalho
-
Quando observei “PRIMÁRIO” na questão já fui dando como errada, mas está correta. Tudo bem né?! Eu não sou o dono do mundo
-
"...tais documentos ainda possuem valor primário e não se encontram totalmente liberados à pesquisa, necessitando de autorização para o acesso".
Fonte: George Melo Rodrigues
-
Típica banca que não tem identidade e fica tentando se igualar ao cespe, mas NUNCA SERÃO SRRS ( QUEM ENTENDEU A REFERÊNCIA??
-
Valor primário: Idade Corrente e Intermediária
Valor Secundário: Idade permanente
Para fins de diferenciação do valor primário, temos as nomenclaturas:
-- Alto Valor Primário ou Valor Primário Crescente: Idade corrente;
-- Baixo Valor Primário ou Valor Primário Descrescente: Idade intermediária
ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.
-
Os documentos de arquivo possuem dois valores distintos: o primário e o secundário.
O valor primário é a própria razão de existir do documento, o motivo de sua produção: o atendimento das necessidades administrativas. Contudo, este valor é temporário, e se esvai a medida em que o tempo passa e a instituição cumpre sua atividade administrativa.
O valor secundário é a importância do documento para outras áreas, diferente daquela que a produziu: a história, a cultura, etc. Este valor é permanente, mas nem todos os documentos o possuem.
Quando o valor administrativo é máximo, o documento está na fase corrente, onde seu uso é fundamental para a administração. Conforme o tempo passa, este valor começa a reduzir, o documento passa a ser pouco utilizado, e deve ser transferido ao arquivo intermediário. Quando o valor primário chega ao fim, o documento deve ser recolhido (caso possua valor secundário) ou eliminado (caso não possua valor secundário).
Gabarito do professor: Certo
-
gab C
O arquivo intermediário é composto pelo conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda destinação. Esses documentos possuem valor primário descrente, ou seja, possuem valor baixo para a atividade administrativa de uma entidade produtora, na medida em que informa, fundamenta ou prova seus atos. Dessa forma, já não possuem tanta utilidade para a entidade mas ainda poderão ser procurados. Os arquivos intermediários podem ficar distantes dos usuários diretos afim de economizar custos.
Professora de arquivologia Carolina Medeiros