SóProvas


ID
3034264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A leucoplasia, que é definida como lesão predominantemente branca da mucosa bucal, não pode ser caracterizada como qualquer outra lesão definível. A partir dessa definição, julgue o seguinte item.


Leucoplasia é um termo clínico que não se refere às características histológicas da lesão. A descrição histológica da lesão inclui a presença ou a ausência de displasia epitelial e, se presente, descreve a gravidade da lesão.

Alternativas
Comentários
  • O diagnóstico da Leucoplasia requer uma minuciosa correlação entre os achados clínicos e histopatológicos. A displasia epitelial, ou carcinoma, é encontrada em cerca de 5% a 25% das lesões. Quanto mais displásico o epitélio, mais chances das atipias se estenderem no epitélio oral. As alterações histopatológicas nas células epiteliais displásias são semelhantes às do carcinoma epidermóide.

  • Caso não haja fator irritativo envolvido, não haja evidencia forte de nenhuma outra doença, a hipótese é de LEUCOPLASIA, lesão potencialmente maligna que deve ser submetida à biópsia parcial.

    SEM displasia epitelial= não necessitam remoção total obrigatoriamente= acompanhamento a cada 6 meses

    COM displasia epitelial= remoção total= acompanhamento 3 meses

    orientar o paciente a respeito da necessidade de deixar de se expor aos fatores de risco fumo e álcool, os quais aumentam a chance de a lesão progredir para um tumor maligno.