SóProvas


ID
3034321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com referência à classificação da auditoria em enfermagem, julgue o item seguinte.


A classificação da auditoria se sujeita a variações da finalidade do processo como é realizada: segundo a execução, é prospectiva, concorrente ou retrospectiva; de acordo com o método, divide-se em analítica ou operativa; consoante a intervenção, classifica-se como contínua ou periódica; conforme a natureza, subdivide-se em interna ou externa; e, em conformidade com o limite, caracteriza-se como total ou parcial.

Alternativas
Comentários
  • Quanto aos tipos de Auditoria cita-se a Pré-Auditoria ou Auditoria Prospectiva, trata-se da avaliação dos procedimentos antes de sua realização; Auditoria Concorrente ou Pró-Ativa, análise pericial ligada ao evento no qual o cliente está envolvido; Auditoria Retrospectiva trata-se da análise pericial dos procedimentos realizados, após a alta do paciente.

    Cerqueira (1977) descreve três tipos de auditoria aplicáveis ao serviço de enfermagem: Auditoria Retrospectiva, administração da qualidade dos serviços prestados após a alta do paciente; Auditoria Operacional corresponde o método concomitante ou concorrente (durante o ato do atendimento); Auditoria de Plano de Cuidados avalia o planejamento e a execução das ações assistenciais de enfermagem.

    Quanto às formas de intervenção a Auditoria é classificada em Interna ou Externa. A Auditoria Interna é realizada pelo enfermeiro dentro da instituição hospitalar com ações alocadas como enfermeira Auditora da Educação Continuada ou Enfermeira Auditora no serviço de faturamento.

    Quanto ao tempo a auditoria classifica-se em: contínua ou periódica. A Auditoria Contínua avalia em períodos determinados sendo que a revisão seguinte sempre se inicia a partir da última. A Auditoria Periódica examina também em tempos estabelecidos, porém não se prende à continuidade.

    Quanto a natureza a Auditoria classifica-se em: normal ou específica. A Auditoria Normal se realiza em períodos determinados com objetivos regulares de comprovação. A Auditoria Específica atende a uma necessidade do momento. Quanto ao limite a auditoria classifica-se em total ou parcial. A Auditoria Total abrange todos os setores da instituição. A Auditoria Parcial é limitada a alguns serviços.

    Na realização da Auditoria de Enfermagem são propostas algumas etapas e princípios por diferentes autores, as quais permitem um desenvolvimento da função de maneira a manter a prioridade da essência da qualidade e identificação de atos falhos que necessitam reformulação dentro da instituição em que a técnica estiver sendo desenvolvida.

  • A classificação da auditoria se sujeita a variações da finalidade do processo como é realizada:

     

    Execução (TIPOS): concorrente, retrospectiva, prospectiva, operacional e de plano de cuidado;

    Intervenção (FORMA); interna e externa

    Tempo: contínua e periódica;

    Natureza: normal e especial/específica;

    Limite: total e parcial