Conforme Ribeiro (2009) a auditoria é classificada quanto aos tipos:
• Auditoria analítica: refere-se ao conjunto de procedimentos especializados para análise de relatórios, processos e documentos, visando avaliar se os serviços ou sistemas de saúde atendem às normas e padrões previamente definidos.
• Auditoria operativa: trata-se da verificação de processos e documentos comparados aos requisitos legais/normativos que regulamentam o SUS/Operadoras de Saúde e as atividades relativas à área de saúde, por meio do exame direto dos fatos, documentos e situações.
• Auditoria de gestão: refere-se às atividades que abrangem áreas de controle, fiscalização orçamentária, financeira e contábil, avaliação técnica da atenção à saúde, avaliação de resultados e comprovação de qualidade.
• Auditoria contábil: trata-se da avaliação sistemática de transações, procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade versus cumprimento de metas previstas em planos de saúde e/ou de trabalho, apuração de resultados, comprovação de qualidade, para o cumprimento das atividades de controle financeiro, contábil e patrimonial nas instituições.
Faz parte do planejamento da auditoria ao levantamento dos documentos de referência como análise de relatórios, processos e padrões assistenciais. A agenda da auditoria corresponde à proposta de programação para condução da auditoria in loco, podendo ser aprovada ou modificada conforme necessidade de quem está sendo auditado
A auditoria operacional, ou concorrente, é aquela realizada enquanto o cliente recebe o serviço, atua diretamente sobre as rotinas operacionais da assistência. O auditor tem acesso direto ao trabalho da equipe e verifica a assistência prestada, bem como avalia se ela atende aos padrões mínimos esperados.
Gabarito do Professor: ERRADA