SóProvas


ID
3034573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca das emergências clinicocirúrgicas e da assistência de enfermagem prestada, julgue o item subsequente.


A enfermagem deve acompanhar rigorosamente a evolução dos sinais e sintomas em pacientes vítimas de politraumatismo, com atenção para o nível de resposta, calor da pele, enchimento capilar, queixa de dor abdominal, rigidez muscular, alterações dos sinais vitais, hematúria e oligúria. Deve também providenciar materiais adequados aos procedimentos indicados e preparar o paciente para a cirurgia.

Alternativas
Comentários
  • O trauma é uma doença caracterizada por alterações estruturais ou desequilíbrio fisiológico do organismo induzido pela troca de energia entre os tecidos e o meio. Na avaliação primária, o enfermeiro realiza o ABCDE do trauma (Via aérea, Respiração, Circulação, Disfunção neurológica e Exposição), deve ser feita rapidamente entre 2-5 minutos, tem como objetivo identificação e tratamento prioritário daquelas lesões que põem em risco a vida do paciente. Na avaliação secundária, acontece após estabilização do paciente, com exame físico minucioso e reavaliação de todos procedimentos realizados. A avaliação secundária consiste na realização do exame físico completo da cabeça aos pés; atenção às particularidades de cada estrutura examinada; aferição dos sinais vitais; realização de entrevista completa com o paciente ou o acompanhante e; sugestão de exames complementares, laboratoriais e reavaliação. Portanto está correto quando a banca coloca que a enfermagem deve acompanhar rigorosamente a evolução dos sinais e sintomas em pacientes vítimas de politraumatismo, com atenção para o nível de resposta, calor da pele, enchimento capilar, queixa de dor abdominal, rigidez muscular, alterações dos sinais vitais, hematúria e oligúria. Deve também providenciar materiais adequados aos procedimentos indicados e preparar o paciente para a cirurgia.

    Gabarito do Professor: CERTO

    Bibliografia Vieira CAS, Mafra AA. et al / Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Protocolo Clínico sobre Trauma. –Belo Horizonte 2011 Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.