SóProvas


ID
3034576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o próximo item, com relação aos primeiros socorros.


A ingestão exagerada de medicamentos como os tranquilizantes pode estar relacionada à tentativa de autoextermínio e costuma provocar sedação e depressão respiratória. Durante a assistência de enfermagem, deve-se provocar vômito para tentar eliminar o produto tóxico que ainda se encontre no estômago, independentemente do nível de consciência do paciente.

Alternativas
Comentários
  • “Medicamento é o principal agente tóxico que causa intoxicação em seres humanos no Brasil, ocupando o primeiro lugar nas estatísticas do SINITOX desde 1994; os benzodiazepínicos, antigripais, antidepressivos, antiinflamatórios são as classes de medicamentos que mais causam intoxicações em nosso País (44% foram classificadas como tentativas de suicídio e 40% como acidentes, sendo que as crianças menores de cinco anos – 33% e adultos de 20 a 29 anos – 19% constituíram as faixas etárias mais acometidas pelas intoxicações por medicamentos)”. 

    Tratamento: É essencial assistência respiratória, manter vias aéreas, oxigênio se necessário. Monitorar respiração, pressão arterial, sinais vitais. Ingesta: Para BZD de ação muito curta, nunca induzir vômitos, início de depressão e coma podem ser rápidos. Para BZD de ação longa, induzir vômitos somente em poucos minutos da ingestão. Paciente consciente, dar via oral carvão ativado, catárticos. Paciente inconsciente e/ou superdosagem: lavagem gástrica com intubação prévia para prevenir aspiração. Administrar antídoto Flumazenil – reverte sedação dos BZD, há melhora parcial dos efeitos respiratórios. Hipotensão: administrar fluidos endovenosos, manter equilíbrio hidroeletrolítico, vasopressores se necessário. Medidas sintomáticas e de manutenção.

    OBS: observamos nesse pequeno parágrafo acima que paciente em quadro de intoxicação por super dosagem medicamentosa DE BENZODIAZEPÍNICOS DE CURTA E LONGA DURAÇÃO nunca que devemos estimular aquele paciente induzir vômitos, com exceção de benzodiazepínicos de longa duração que pode induzir vômitos com a seguinte exceção com poucos minutos da ingesta sabendo disso gabaritamos a questão numa boa rsrs.

    FORÇA GUERREIROS!!!

  • Tratamento no caso de ingestão exagera de medicamentos consiste em medidas de suporte; desobstrução de vias aéreas e administrar oxigênio suplementar quando necessário; monitorizar sinais vitais; manter acesso venoso calibroso; hidratação adequada; correção de alterações eletrolíticas. A descontaminação por meio da lavagem gástrica e carvão ativado devem ser realizados precocemente, até 2 horas da exposição. A descontaminação é feita com lavagem gástrica e carvão ativado, não se deve provocar o vômito, principalmente se a pessoa estiver com o nível de consciência rebaixado.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia São Paulo (Cidade). Secretaria Municipal da Saúde. Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Divisão de Vigilância Epidemiológica. Núcleo de Prevenção e Controle das Intoxicações. Manual de Toxicologia Clínica: Orientações para assistência e vigilância das intoxicações agudas / [Organizadores] Edna Maria Miello Hernandez, Roberto Moacyr Ribeiro Rodrigues, Themis Mizerkowski Torres. São Paulo: Secretaria Municipal da Saúde, 2017.