- 
                                surgem rapidamente sintomas graves que incluem coceira e urticária generalizada, inchaço, sibilos, dificuldade respiratória, desmaio e/ou outros sintomas alérgicos. Estas reações podem ser fatais em pouco tempo. A melhor maneira de evitar um ataque é evitar o fator desencadeante. 
- 
                                
	As reações anafiláticas podem levar ao choque anafilático que é a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), desencadeada por diversos agentes como drogas, alimentos e contrastes radiológicos. Os sinais e sintomas podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois. A avaliação e o tratamento imediatos são fundamentais para evitar a morte. 
As reações anafiláticas podem ter manifestações muco cutâneas, oculares, respiratórias, cardiovasculares, digestivas e neurológicas. No caso dos sintomas respiratórios os mais comuns são: coriza, espirros, prurido e aperto na garganta, tosse seca, estridor, disfonia, rouquidão, dificuldade para deglutir, estertores, taquipneia, aperto no peito, hipoxemia, cianose, sibilância, dispneia, cianose, até parada respiratória. 
 
Gabarito do Professor: CERTO 
 
- 
                                prurido é respiratorio: legal 
- 
                                As reações anafiláticas podem levar ao choque anafilático que é a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), desencadeada por diversos agentes como drogas, alimentos e contrastes radiológicos. Os sinais e sintomas podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois. A avaliação e o tratamento imediatos são fundamentais para evitar a morte. As reações anafiláticas podem ter manifestações muco cutâneas, oculares, respiratórias, cardiovasculares, digestivas e neurológicas. No caso dos sintomas respiratórios os mais comuns são: coriza, espirros, prurido e aperto na garganta, tosse seca, estridor, disfonia, rouquidão, dificuldade para deglutir, estertores, taquipneia, aperto no peito, hipoxemia, cianose, sibilância, dispneia, cianose, até parada respiratória.  Gabarito do Professor: CERTO  Bibliografia      
- 
                                Só não entendi rigidez do tórax? 
Seria em caso de parada Respiratória?