- 
                                Técnica estéril 
- 
                                
	Na sala operatória SO, o paciente é recepcionado pelo circulante de sala, que, com o auxílio da enfermeira, enquanto a circulante de sala e a enfermeira realizam suas funções, o instrumentador cirúrgico revisa a presença de materiais estéreis de uso único, materiais permanentes e consignados (próteses, cânulas arteriais e venosas, fios de neocorda de PTFE ― fio cirúrgico de politetrafluoretileno, Goretex e anéis rígido-Carpentier). Após a conferência, o instrumentador se paramenta e inicia a montagem da mesa cirúrgica com o auxílio do circulante da sala, que dispõe, de forma asséptica, os materiais previamente separados e confere os integradores, que são armazenados em impresso próprio no prontuário do paciente. 
Ou seja, o material deve ser manipula com técnica asséptica, mas quem normalmente manuseia é o instrumentador e os cirurgiões e não o profissional de enfermagem. 
 
Gabarito do Professor: ERRADO 
 
Bibliografia 
Sene ESO, Jardim DP. Atuação da Enfermagem em CCMIVA. Rev. SOBECC, São Paulo. JUL./SET. 21(3): 170-177; 2016.
 
- 
                                Na sala operatória SO, o paciente é recepcionado pelo circulante de sala, que, com o auxílio da enfermeira, enquanto a circulante de sala e a enfermeira realizam suas funções, o instrumentador cirúrgico revisa a presença de materiais estéreis de uso único, materiais permanentes e consignados (próteses, cânulas arteriais e venosas, fios de neocorda de PTFE ― fio cirúrgico de politetrafluoretileno, Goretex e anéis rígido-Carpentier). Após a conferência, o instrumentador se paramenta e inicia a montagem da mesa cirúrgica com o auxílio do circulante da sala, que dispõe, de forma asséptica, os materiais previamente separados e confere os integradores, que são armazenados em impresso próprio no prontuário do paciente. Ou seja, o material deve ser manipula com técnica asséptica, mas quem normalmente manuseia é o instrumentador e os cirurgiões e não o profissional de enfermagem.  Gabarito do Professor: ERRADO  Bibliografia Sene ESO, Jardim DP. Atuação da Enfermagem em CCMIVA. Rev. SOBECC, São Paulo. JUL./SET. 21(3): 170-177; 2016. gostei ( 0 )  
- 
                                sinceramente ainda não entendi  
- 
                                "quem normalmente manuseia é o instrumentador e os cirurgiões e não o profissional de enfermagem". E o instrumentador não é um profissional de enfermagem?? Médico faz a função de instrumentador?? 
- 
                                Os instrumentadores cirúrgicos que atuam atualmente fazem parte da equipe de enfermagem, uma vez que a grande maioria são técnicos de enfermagem com instrumentação cirúrgica e em alguns hospitais são os enfermeiros que instrumentam 
- 
                                O profissional de enfermagem responsável pela mesa de procedimentos deverá seguir técnica asséptica rigorosa para não infectar o material. SIM
Pois o profissional de enfermagem atua como parte da equipe . Normalmente quem está na sala além dos médicos é a equipe de enfermagem em nenhum momento se tocou no nome instrumentadoque .todos como parte da equipe tem que tomar os mesmos cuidados.