SóProvas


ID
3034663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca de monitorização cardíaca e sistematização da assistência de enfermagem, julgue o item subsequente.


São exemplos de contraindicações para a realização de uma prova de esforço cardíaco — eletrocardiograma de esforço — as seguintes condições clínicas detectadas em pacientes: insuficiência aórtica grave, miocardite ou pericardite aguda, hipertensão arterial não controlada, suspeita de infarto do miocárdico e angina instável.

Alternativas
Comentários
  • Contraindicações

    Portadores de doença arterial coronária que estão instáveis (sintomas progressivos ou que ocorrem em repouso, angina instável, infarto em evolução) ou que apresentam obstrução no tronco da artéria coronária esquerda ou equivalente;

    Arritmias não controladas;

    Miocardites e pericardites agudas;

    Estenose aórtica grave;

    Hipertensão arterial grave;

    Embolia pulmonar;

    Qualquer enfermidade aguda;

    Limitação física ou emocional;

    Intoxicação medicamentosa;

    Gestação.

  • Deveria ter o gabarito comentado da questão..

  • São exemplos de contraindicações para a realização de uma prova de esforço cardíaco — eletrocardiograma de esforço — as seguintes condições clínicas detectadas em pacientes: insuficiência aórtica grave, miocardite ou pericardite aguda, hipertensão arterial não controlada, suspeita de infarto do miocárdico e angina instável

    ***********Se. o. paciente. tem. insuficiência.aórtica.grave,.é.sedentário.ou.apresenta.sintoma. mal. definido,. o. TE. pode. ser. útil. para. avaliar. a. capacidade. funcional,. presença. de. sintomas. e. resposta. hemodinâmica. ao.esforço..

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a monitorização cardíaca e sistematização da assistência de enfermagem.

    São exemplos de contraindicações para a realização de uma prova de esforço cardíaco — eletrocardiograma de esforço — as seguintes condições clínicas detectadas em pacientes: insuficiência cardíaca (e não aórtica) grave em classe funcional III ou IV, miocardite ou pericardite aguda, estenose aórtica grave sintomática, hipertensão arterial não controlada (com níveis superiores a 200/100 mmHg) e doenças febris.

    Após infarto do miocárdico e angina instável controlada são indicações de realização, desde que controlados.

    Resposta do Professor: Errado.