-
O correto seria Taquicardia ventricular polimórfica
-
A taquicardia ventricular pode ser considerada monomórfica quando a morfologia dos complexos QRS é idêntica, mostrando que o foco que origina essa arritmia é sempre o mesmo.
Ou então pode ser considerada como taquicardia ventricular polimórfica ou torsades de pointes, quando a morfologia dos complexos QRS é diferente, com amplitude e direção variadas, mostrando que diversos focos originam essa arritmia.
Acredito que o erro da questão seja em citar SUPRAVENTRICULAR. Tal termo teria origem no átrios. Porém a taquicardia ventricular tem origem nos ventrículos. Além disso, uma das características da taquicardia ventricular é o prolongamento do intervalo QT.
Fonte:
Anamnese e exame Fisico. Alba Leite;
-
Torsades des pointes é uma taquicardia ventricular polimórfica precedida por um intervalo QT prolongado, que pode ser congênita ou induzido por fármacos. A detecção de tal arritmia grave deve ser imediata, e o tratamento, na maioria das vezes, inclui cardioversão elétrica não sincronizada e às vezes, administração de sulfato de magnésio via endovenosa.
-
Taquicardia ventricular polimórfica = Torsades de Pointes "O erro da questão está em dizer que é supra"
Como a própria questão relator é uma Taquicardia com QRS largo paciente ADULTO (>0,12seg) PEDIATRICO (> 0,09 s), entretanto um taquicardia ventricular (TV) – maior probabilidade – ou TSV com condução intraventricular aberrante.
ADULTO - Se Torsades de Pointes Sulfato de magnésio** 1 a 2 g bolus IV + 20ml SF.
PEDIÁTRICO - Administrar sulfato de magnésio: 25 a 50 mg/kg (máximo 2 g), IV/IO, em bolus.
-
Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre urgências e emergências clinicas e cirúrgicas e a assistência de enfermagem.
Torsades des pointes é uma taquicardia supraventricular polimórfica precedida por um intervalo QT prolongado, que pode ser congênita ou adquirida.
A detecção de tal arritmia grave deve ser imediata, e o tratamento, na maioria das vezes, inclui na forma adquirida a reposição de potassio quando indicada e a administração de sulfato de magnésio em bolus (2 gramas, seguido de 2 a 4 gramas 15 minutos depois, se necessário, e infusão contínua de 3 a 30 mg/minuto nas próximas 24/48 horas).
Na forma congênita é indicado a administração de beta-bloqueadores, naqueles pacientes com sintomas (como síncope ou pré-síncope).
Resposta do Professor: Errado.
Referencia: Moreira, D. A. R. Torsades de Pointes. Cardios.