SóProvas


ID
3034693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, com relação à enfermagem intervencionista e emergências clinicocirúrgicas.


Na assistência ao paciente com angina pectoris na sala de emergência, a enfermagem administrará a nitroglicerina prescrita e observará as reações, tendo como parâmetro alívio da dor torácica, redução da pressão arterial e redução da frequência cardíaca.

Alternativas
Comentários
  • redução da dor, redução de PA e aumento da FC

  • É uma das drogas vasoativas.

    Tem o caráter vasodilator ( reduz PA)

    e aumenta contraçao em casos de ICC e A.pectoris

  • Medicamentos para Angina

    Os medicamentos mais usados para o tratamento de angina são:

    Amiodarona

    Ancoron

    Aspirina Prevent

    Atenolol

    Atorvastatina Cálcica

    Brilinta

    Besilato de Anlodipino

    cardizem

    Carvedilol

    Clexane

    Concor

    Cordil

    Enalapril

    Hexomedine

    Isordil

    Isossorbida

    Lipitor

    Monocordil

    Coreg

     

    https://www.minhavida.com.br/saude/temas/angina

  •  principal ação farmacológica da nitroglicerina consiste no relaxamento do músculo liso vascular com dilatação das artérias e veias cardíacas e periféricas. ... O relaxamento arteriolar reduz a resistência vascular periférica e a pressão arterial sistémica assim como a pressão arterial média.

  • Vasodilatador. Anti-anginoso, anti-hipertensivo. Mecanismo de ação: a nitroglicerina é convertido em óxido nítrico (NO), o que estimula a produção de GMP cíclico, levando a um relaxamento da musculatura lisa vascular. Causa venodilatação sistêmica, com redução da pré-carga.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre enfermagem intervencionista e emergências clínico cirúrgicas. 

    Na assistência ao paciente com angina pectoris na sala de emergência, a enfermagem administra a nitroglicerina prescrita e observará as reações, tendo como parâmetro alívio da dor torácica. Quando ocorre redução da pressão arterial, pode ocorrer redução da frequência cardíaca e consequentemente aumento da angina. Por esse motivo, a enfermagem deve acompanhar os efeitos adversos e o controle da pressão arterial. Além disso, deve-se usar cateter venoso central, de via exclusiva preferencialmente, lavando com menor volume possível e restringindo o número de extensões e dispositivos na via da droga. Também é importante manter o dispositivo venoso pérvio, preferindo veias calibrosas como a cefálica ou basílica em caso de acesso periférico.

    Resposta do Professor: Errado.