SóProvas


ID
3034702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, com relação à enfermagem intervencionista e emergências clinicocirúrgicas.


A enfermagem deve alertar a equipe médica da necessidade de uso suplementar de oxigenioterapia em pacientes admitidos com síndrome coronariana aguda (SCA) nos casos em que haja desconforto respiratório do paciente (dispneia) ou evidência de queda da saturação de oxigênio (menor ou igual a 94%).

Alternativas
Comentários
  • O2 é medicação, não pode ser receitado por enfermeiro (salvo com protocolo que o respalde a atividade e situações de urgência/emergência) mas pode ser aconselhado ou avisado a necessidade do uso.

  • Danilo, pode sim!

  • O enfermeiro pode prescrever até 03 litros de oxigênio no paciente

  • O enfermeiro é habilitado para colocar oxigênio em pacientes até 3litros por cateter nasal.
  • O termo síndrome coronariana aguda (SCA) é empregado nas situações em que o paciente apresenta evidências clínicas e/ou laboratoriais de isquemia miocárdica aguda, produzida por desequilíbrio entre oferta e demanda de oxigênio para o miocárdio, tendo como causa principal a instabilização de uma placa aterosclerótica. Portanto um dos cuidados a serem dispensados com esse paciente é a administração de oxigênio suplementar.


    Gabarito do Professor: CERTO



    Bibliografia

    Junqueira LL, Ribeiro AL, Mafra AA, et al. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Protocolo Clínico sobre Síndrome Coronariana Aguda. Belo Horizonte 2011.
  • A questão está desatualizada ! A indicação de oxigênio é para sato2 < 90%