A realização do exame através do punho (acesso radial), tem sido cada vez mais realizada, por ser muito confortável para o paciente, permitindo a deambulação precoce, além de menos complicações.
O exame também pode ser realizado pela virilha, através da artéria femoral, habitualmente, pelo lado direito. Ao término do exame por esta via, é necessário fazer uma compressão no local, por cerca de 20 minutos. Na impossibilidade de se realizar o exame por este local devido a obstruções na aorta, ou de qualquer outra contraindicação, outras vias menos habituais podem ser utilizadas como o antebraço (artéria braquial).
Fonte:
O Cateterismo Cardíaco é um exame invasivo que pode ser realizado de forma eletiva, para confirmar a presença de obstruções das artérias coronárias ou avaliar o funcionamento das valvas e do músculo cardíaco ou em situações de emergência, para determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto agudo do miocárdio e planejar a melhor estratégia de intervenção.
A obtenção do acesso arterial constitui etapa inicial e fundamental para a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos cardiovasculares percutâneos. As vias de acesso utilizadas para a angioplastia são radial, braquial, femoral. A via braquial é uma via mais antiga e menos utilizada que a femoral e radial.
Gabarito do Professor: ERRADO
Bibliografia
Feres F, Costa RA, Siqueira D, Costa Jr JR, et al. Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista sobre Intervenção Coronária Percutânea. Arq Bras Cardiol. 109(1Supl.1):1-81. 2017.