SóProvas


ID
3035407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A respeito dos aspectos clínicos e práticos da reabilitação de paciente acometido por paralisia cerebral (PC), julgue o item que se segue.


Um dos tipos clínicos de PC é o extrapiramidal, caracterizado por presença de incoordenação axial e(ou) apendicular, comprometimento do equilíbrio e tônus muscular normalmente baixo.

Alternativas
Comentários
  • comprometimento do equilíbrio e tônus muscular normalmente baixo tem a ver com a PC q n acomete as vias cerebelares

  • GABARITO ERRADO

    Eu errei a questão, mas ao pesquisar, acredito que o erro esteja no fato de citar apenas a PC por lesão extrapiramidal, sem citar lesões associadas, com isso, apenas o final da assertiva estaria correto.

    Questão: Um dos tipos clínicos de PC é o extrapiramidal, caracterizado por presença de incoordenação axial e(ou) apendicular, comprometimento do equilíbrio e tônus muscular normalmente baixo.

    PC TIPO EXTRAPIRAMIDAL: lesão cerebral localizada no trato extrapiramidal. Ocorre em cerca de 20% dos casos de crianças com PC e caracteriza-se por movimentos involuntários atetósicos – contínuos uniformes e lentos; e coreicos – rápidos arrítmicos e de inicio súbito. A criança com este tipo de PC vai apresentar movimentos intermitentes de torção devido à contração simultânea do grupo agonista e antagonista. A PC com movimentos involuntários está geralmente associada à lesão dos gânglios de base (núcleos localizados no centro do cérebro e são formados pelo corpo dos neurônios do trato extrapiramidal, quase sempre causada por hiperbilirrubinemia neonatal).

    Os movimentos involuntários podem ser leves ou acentuados e são raramente observados durante o primeiro ano de vida. Nas formas mais graves, antes desta idade a criança apresenta hipotonia (tônus muscular diminuído) e o desenvolvimento motor é bastante atrasado.