SóProvas


ID
3035425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O exame neurológico do paciente, quando corretamente realizado e interpretado, proporciona ao fisioterapeuta elementos importantes para a adequada programação do tratamento. Acerca desse exame, julgue o item seguinte.


A avaliação da paralisia facial de origem central se diferencia da de origem periférica, pois, na central, verifica-se paralisia do quadrante facial inferior contralateral à lesão, enquanto, na periférica, verifica-se paralisia de toda a hemiface homolateral à lesão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO

    A paralisia facial periférica é causada por lesão no nervo facial ( VII par craniano ) que se origina no bulbo e segue até as ramificações mais distais, sua forma mais comum é a idiopática, também conhecida como paralisia de BELL. A sintomatologia ocorre na hemiface ipsilateral a lesão.

    A paralisia facial central, ocorre por lesão no hemisfério cerebral contralateral, em neurônios motores piramidais do córtex frontal, que são responsáveis pelos movimentos voluntários que chegam aos núcleos motores do nervo facial na parte superior da face, ipsilateralmente e na parte superior e inferior contralateralmente , acarretando sintomas na porção inferior da face contralateral a lesão.